Não é à toa que o Rock in Rio é o maior festival de música do mundo, e um evento-destaque conhecido internacionalmente. Desde seus primórdios até agora, na edição que está rolando, são diversas as estratégias de sucesso aplicadas no evento que se tornou – muito mais que um festival – uma experiência completa.
Desde as ações pré-evento, durante e após, o Rock in Rio nos oferece diversas lições de gestão, planejamento, divulgação e vendas. O plano e as ações de marketing, porém, merecem destaque especial.
No artigo de hoje, elencamos 5 estratégias de marketing utilizadas pelos organizadores do Rock in Rio, para inspirar você. Continue lendo!
O marketing do Rock in Rio
Como o Rock in Rio consegue atingir, alcançar e atrair públicos apaixonados pelo pop, ao passo que também os públicos fãs de heavy metal ou de eletrônica, por exemplo?
Diversos são os gêneros musicais envolvidos no festival que reúne mais de um milhão de pessoas em todas as edições, e um dos maiores segredos disso, está na forma como a comunicação e o marketing são executados.
Anota aí, estratégia número #1:
#1 Fortes patrocinadores e marcas parceiras
Os patrocinadores e parceiros são uma estratégia utilizada no Rock in Rio desde a primeira edição do festival, em 1985.
Na ocasião, o fundador Roberto Medina, sabendo que apenas as receitas da venda de ingressos não seriam suficientes, contou com marcas patrocinadoras para executar o evento: nomes como Coca-Cola, McDonald’s, O Globo, Nestlé e Brahma foram patrocinadores da primeira edição.
Desde então, as marcas se fazem presentes em todas as edições do Rock in Rio, criando uma fusão de sucesso que beneficia ambas as partes. Atualmente, os parceiros do festival são:
- Itaú (patrocinador master);
- Rio prefeitura (patrocinador institucional);
- Coca-cola;
- Volkswagen;
- Tim;
- Kit kat;
- C&A;
- Americanas;
- Ipiranga;
- Doritos;
- Heineken;
- Natura;
- Tik tok.
Leia também: Conheça os tipos de patrocínio em eventos e como podem ser executados.
#2 Live marketing
Definimos live marketing como a estratégia que se utiliza de experiências ao vivo e tem como objetivo engajar seu público, aumentar as vendas e fidelizar (e encantar) clientes. Para isso, utiliza-se a conexão afetiva, emocional e sensorial com o público, através de diversas ações que atingem a emoção dos participantes do seu evento.
No Rock in Rio, a estratégia é vista na prática a partir das ativações de marca, por exemplo:
- Arena Itaú com TikTok;
- A Nave da Natura;
- A tirolesa de 200 metros da Heineken, bem como seu lounge;
- Coke Studio – tanto no mundo virtual (metaverso do evento, criado em parceria com a marca no Fortnite), quanto no físico, em um espaço que irá promover o encontro de artistas e DJs de diferentes gêneros musicais;
- A montanha-russa do Ipiranga.
- E muitos outros.
Leia também: Live Marketing: saiba como montar e utilizar essa estratégia nos seus eventos.
#3 Marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia digital que envolve produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos, que são engajados pelos conteúdos.
De forma geral, são os influenciadores os responsáveis por divulgar uma marca ou produto para seus seguidores, que são atingidos por ela. Nesse caso, o “produto” é o próprio evento.
No Rock in Rio, estima-se que cerca de oito milhões de pessoas acompanharão tudo que está rolando na edição 2022, por meio das telas de seus celulares. Os influenciadores, nesse sentido, levam um conteúdo estratégico e relevante para sua audiência – muito além da mera cobertura do evento, os influencers acompanham de perto todas as ativações e participam delas.
#4 Marketing de experiência
O marketing de experiência, estratégia de marketing mais recente utilizada pelo festival, busca utilizar a emoção dos inscritos para conquistar, engajar e fidelizá-los, criando uma experiência que seja inesquecível e permaneça sempre associada ao evento.
O processo de compra, nesse caso, visa a criação de estímulos que geram respostas emocionais atreladas à experiência de compra. Assim, muito além de música, o Rock in Rio oferece uma experiência – cada vez mais interativa, imersiva, empolgante e imperdível – da qual os parceiros e patrocinadores se tornam parte.
As atrações do festival (para além dos palcos), são um exemplo claro disso. Leia também: Confira a line-up completa do Rock in Rio 2022 [+ palcos e atrações].
Outros exemplos de ações de marketing de experiência:
- Brinquedos (montanha-russa, tirolesa, roda gigante);
- Espaço Coca-Cola: em que o próprio público de Rock in Rio pode cantar o que quiser.
#5 Marketing social
Por definição, o marketing social é um conjunto de ações realizadas a partir de ideias e atitudes, de forma a impulsionar a marca ou empreendimento em questão através dos valores e bandeiras carregadas.
Devido o Rock in Rio ter como um de seus valores o ‘fazer a diferença no mundo’, o festival apoia diversas causas socioambientais e possui seus próprios projetos.
Em 2001, o Rock in Rio criou o projeto social “Por Um Mundo Melhor”, que até hoje continua em voga e possui metas de sustentabilidade para 2030 alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de promover ações como o “Lixo zero”, que visa promover o festival sem nenhum resíduo indo para aterros, e a luta contra o desperdício de alimentos.
Esse projeto já proporcionou:
- Plantação de mais de 3,6 milhões de árvores;
- Redução de 62% o consumo de combustível;
- Distribuição de preservativos em várias edições e campanhas de sensibilização sobre dependência química;
- Investimento em 100 salas de informática no Rio de Janeiro;
- Separação de resíduos por catadores com média de R$50 mil arrecadados por edição para as cooperativas.
E aí? Quer melhorar o marketing dos seus eventos?
O Rock in Rio nos dá diversos insights de como um plano de marketing pode ser montado e colocado em prática, não é?
Contudo, para que essa etapa seja bem-sucedida na sua organização, preze pela boa gestão e pelo planejamento – conte com o E-inscrição.
O E-inscrição é uma plataforma de gestão de cursos e eventos que simplifica processos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador.
E não para por aí: para eventos gratuitos, nosso serviço é gratuito. Para eventos pagos, você paga apenas quando vender. Demais, não é? Na plataforma de gestão do E-i, é possível:
- Elaborar formulários personalizados;
- Oferecer inscrições online;
- Gerenciar as informações dos inscritos e transportá-las para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
E aí? Tá esperando o que? Crie sua conta gratuita em nossa plataforma agora mesmo!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Conheça a história do Rock in Rio: o maior festival de música do mundo