Inspire-se! Veja como criar conceito de evento

Quem trabalha com organização de eventos sabe como é difícil manter uma produção alinhada no sentido de atrair a atenção do público. Por isso é importante criar um conceito de evento, que serve como norteador para que seu projeto não saia dos eixos e alcance seus objetivos de forma eficiente.

Além disso, o conceito ainda serve como forma de atrair seu público-alvo e garantir a colaboração de patrocinadores, já que é a partir dele que você consegue comunicar a temática e o estilo do que está sendo produzido.

Caso esteja precisando de ajuda para essa missão, veja abaixo alguns passos que você deve seguir para criar o conceito de seus eventos:

Pesquise

Antes de iniciar qualquer produção, faça um trabalho de pesquisa bem aprofundado para conhecer as tendências do mercado.

Você também deve ficar atento ao trabalho de seus principais concorrentes para não ficar para trás: preste atenção nos serviços que eles oferecem e em seus principais diferenciais.

Se você busca inovar, nossa dica é conhecer as tecnologias que podem aprimorar seu processo de organização e execução, como novos equipamentos ou aplicativos

Além disso, pesquise as preferências do seu público para entender o que eles gostariam de encontrar em seu evento. Para tanto, é necessário que você esteja em contato direto com ele, o que pode ser feito por meio de observações nas redes sociais ou de enquetes.

Fique de olho nas referências

Se você já sabe qual é o tema do seu evento, mas não está inspirado para começar a executar o projeto, a dica é buscar referências. Dessa maneira, é possível entrar em contato com ideias que podem te ajudar nesse sentido e poupar esforços e tempo de trabalho.

Se não sabe onde procurar, não se preocupe: a internet está repleta de plataformas que são úteis para essa tarefa, como o Pinterest e o Instagram

Trabalhe em equipe

Colocar todo o peso da organização em cima de somente uma pessoa não costuma render bons frutos, ainda mais quando se trata da produção de um evento, que envolve muitas etapas e conhecimentos específicos.

Por conta disso, o ideal para fazer um bom trabalho é ter ao seu lado uma equipe de profissionais qualificados, o que ajuda a dividir a carga de tarefas e a planejar todos os passos da melhor maneira, pois assim é possível conciliar diferentes conhecimentos em favor da produção. 

Faça uma divulgação profissional

Apesar de parecer uma tarefa fácil à primeira vista, uma divulgação eficiente depende de muito conhecimento sobre as técnicas, métricas, design e até mesmo pesquisa para adaptar a linguagem ao público-alvo.

Sabendo disso, se você não se sente apto para colocar esses conhecimentos em prática, procure profissionais qualificados para conduzir essa tarefa. 

Facilite o acesso

Para estimular o comparecimento de seu público, você deve criar facilidades de acesso, pois assim é possível agregar um número maior de pessoas durante a realização.

Se o seu evento é gratuito, mas depende de inscrições, considere realizá-las online, pois assim as pessoas podem garantir seu lugar sem precisar sair de casa. 

Caso seja um evento pago, tente apostar em lotes promocionais para quem comprar as entradas com antecedência ou então oferecer um cupom de desconto online

Peça feedback ao seu público

Saber a opinião dos participantes é fundamental para avaliar se suas estratégias foram eficientes e observar os pontos fracos da organização. Dessa forma, você tem a oportunidade de corrigir falhas e melhorar seu trabalho em próximas edições.

Para tanto, você deve avaliar a satisfação do público com a produção, o que pode ser feito por meio de formulários presenciais, na hora da realização, ou mesmo por enquetes online, que podem ser disponibilizadas no site ou nas redes sociais do evento.

Agora que você já sabe como criar um conceito de evento sem medo de errar, assine nossa newsletter e receba mais dicas úteis para otimizar seu trabalho.

Já possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento, gerando mais produtividade?

A E-inscrição é uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita!

Sobre o Autor

2 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *