Um evento sem planejamento é como uma viagem realizada sem roteiro. Certamente, quando uma viagem é bem arquitetada, os turistas aproveitam muito mais, não é? Da mesma forma é com um evento. Um evento com planejamento proporciona uma experiência muito melhor aos participantes e evita muitas dores de cabeça para o organizador.
Porém, embora todo mundo saiba que falta de planejamento é um problema sério para a gestão de um evento, muitos organizadores ainda caem nesse erro e, portanto, acabam colhendo consequências que poderiam ser evitadas.
Planejamento & Estratégia em eventos
‘Planejamento’ nada mais é do que a descrição das ações: os tempos e movimentos daquilo que você vai fazer em todas as etapas do seu evento. São as metas, os detalhes e o panorama para o futuro.
Diferente do que muitos pensam, planejar e criar estratégias não é uma perda de tempo. Na realidade, é isso que define o sucesso do seu evento e, muitas vezes, o avanço para o próximo nível.
A estratégia, por sua vez, se insere dentro do planejamento – ela é palpável e sempre está dentro de um plano geral, podendo ser tática ou operacional.
E quando na ausência disso? Elencamos, neste artigo, 6 consequências trazidas pela falta de planejamento e estratégia em eventos.
#1 Não ter objetivos definidos
A primeira consequência de um evento sem planejamento e estratégia é que, por não ter uma visão clara, o organizador também não tem objetivos definidos para o seu evento.
E quais seriam esses objetivos? A gente mostra para você alguns deles:
- Gerar receita e rentabilidade: um dos objetivos da promoção de um evento é gerar receita e lucro a partir dele;
- Gerar leads para um próximo evento com ticket maior: outro, que muitas vezes pode ser até gratuito, é gerar leads para um próximo evento. Esse, por sua vez, terá um ticket maior;
- Lembrança de marca (Branding), a fim de gerar autoridade: outro objetivo é gerar o que chamamos ‘lembrança de marca’, geralmente com o intuito de gerar autoridade e reforçar o seu nome.
Esses são apenas alguns objetivos que os organizadores podem visar ao promover um evento, podem haver muitos outros. Porém, o objetivo de um evento só é definido quando há planejamento envolvido. Sem estratégia e sem planejamento, o organizador estará produzindo um evento só por produzir, sem visar o alcance de algo previamente estabelecido.
#2 Não medir resultados e, consequentemente, perder melhorias
Outra consequência da falta de planejamento de eventos – ou do planejamento tardio – é que o organizador não se preocupa em medir resultados e, por isso, acaba por perder análises importantíssimas e melhorias que poderiam ser feitas para os próximos eventos.
Um organizador que preza pelo planejamento, em contrapartida, sabe a importância de contar com indicadores de sucesso e com dados seguros para se basear. Como resultado, sua gestão se torna estratégica e assertiva.
#3 Cometer erros que poderiam ser evitados
Quantos erros podem ser evitados quando há planejamento de eventos, ein!
Muitos organizadores não sabem, mas a maioria dos erros que acontecem em seus eventos, são decorrentes da falta de estratégia e de planejamento. Quer alguns exemplos?
- Erros com inscrições e dados: quem nunca teve que enfrentar problemas de inscrição, cadastro, dados ou pagamentos na gestão de seus eventos? Um organizador estratégico e que preza pelo planejamento sabe que deve utilizar automação para evitar riscos de erros;
- Muito investimento financeiro, poucas inscrições: mesmo que você invista muito dinheiro para produzir um evento com excelência, se ele não for planejado para ser destinado aos locais certos, você estará desperdiçando.
#4 Perder a credibilidade com os inscritos
Sem planejamento e estratégia, não há como transmitir credibilidade e profissionalismo aos inscritos. Essa é mais uma das consequências da falta de planejamento: a perda de confiabilidade por parte dos participantes.
A falta de planejamento impede que o organizador crie ferramentas para conquistar os inscritos e proporcionar a eles uma experiência inesquecível. Consequentemente, os inscritos provam de um evento quase que ‘improvisado’, e podem até perceber as marcas da falta de planejamento durante o evento – ou nas ações pré ou pós-evento.
E como uma coisa leva à outra…
#5 Menos inscrições nos próximos eventos
Se você perde a credibilidade com os participantes, certamente perderá novas inscrições nos próximos eventos. Essa é, também, uma consequência da falta de planejamento de eventos.
Um organizador estratégico preza por conhecer seu público-alvo muito antes de começar a promover suas ações, pois sabe que, conhecendo os gostos, interesses e o perfil dos seus potenciais inscritos, terá um posicionamento muito mais assertivo.
Na falta de planejamento, porém, nada disso é mapeado e o organizador acaba por atirar no escuro em suas ações de divulgação e venda de ingressos.
#6 Menos rentabilidade
Quanto mais planejamento, mais rentabilidade. Quanto menos planejamento estratégico, menos receita gerada e menos economia.
Para economizar recursos na organização do seu evento, o planejamento é primordial. A elaboração das planilhas de planejamento, a definição dos custos de infraestrutura, equipamentos, decoração e outros fatores, e o mapeamento da sua estratégia de comunicação – tudo isso faz parte de um planejamento que proporciona maior rentabilidade.
Uma boa dica para isso é criar uma checklist. Dessa forma, você acompanha a execução de todas as suas atividades, evita situações inesperadas e ainda mantém tudo dentro do prazo.
Ah! E não podemos esquecer que, sem antecedência, a contratação de fornecedores e recursos, bem como o aluguel de um local, tudo isso se torna cada vez mais caro.
Planejamento de eventos de sucesso: por onde começar?
Você já sabe as consequências de um evento sem planejamento e sem estratégia. Mas por onde, afinal, começar? Um evento exige tantas tarefas e processos que, certamente, é fácil ficar perdido.
Anota aí então a nossa dica de ouro: contar com uma ferramenta de gestão de eventos é, hoje em dia, indispensável para todos os organizadores e profissionais do mundo dos eventos. Aliás, quem ainda trabalha com tudo feito manualmente, está perdendo muito e tende a sucumbir ao longo do tempo.
O E-inscrição é, nesse sentido, a solução que você precisa em um único lugar:
- Inscrições online;
- Formulários personalizados;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito e PIX;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
E com a melhor rentabilidade – nossa tarifa única por inscrição é a menor do mercado. Crie sua conta gratuita, comece a gerir seus eventos conosco e evite as consequências da falta de planejamento e estratégia!
E aí? Pronto para alavancar o planejamento de seus eventos?
Para saber mais, aprender com o head de marketing do E-inscrição, Winicius Pio e o nosso social media, João Vitor Souza, descobrir dicas exclusivas, os passos que você precisa seguir para ter sucesso em seu planejamento de marketing e ganhar muito conteúdo de valor, assista essa aula completa clicando no player abaixo!
Não dá para perder, não é?
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Transmita credibilidade em eventos a partir da sua equipe: 5 dicas práticas