8 livros sobre organização de eventos para você se atualizar!

Livros sobre organização de eventos são fundamentais no processo de aprimoramento do trabalho. Afinal, os resultados expressivos do setor movimentam milhões na economia do país e exigem profissionais cada vez mais capacitados.

Mas não se preocupe! Com conteúdo de qualidade, os estudos representam uma ferramenta eficiente na hora de se destacar. Foque em temas inovadores para criar propostas que podem surpreender o público.

Pensar fora da caixinha com base nas novidades do mercado ajuda a oferecer um serviço satisfatório, proporcionando experiências de sucesso. Quer saber mais? Vamos mostrar oito livros sobre organização de eventos que se transformaram em leitura obrigatória. Acompanhe!

Dicas de livros sobre organização de eventos

1. Organização de eventos – Procedimentos e técnicas 

O livro foca no mercado atual de turismo e traz todas as novidades necessárias para um bom desempenho na área. Um dos principais destaques é a evolução dos eventos até chegar em um formato eficiente diante de cada tipo de público.

A autora, Marlene Matias, descreve com um texto leve os conceitos e estratégias que fazem diferença no resultado do trabalho. A grande intenção do título está em mostrar orientações diferenciadas, que abordam uma série de aspectos teóricos e práticos.

Assim, fica muito mais simples alcançar melhores resultados durante as etapas do planejamento, a relação com fornecedores e o posicionamento no segmento.   

2. Organização de eventos – Manual para planejamento e execução

A obra mostra a importância de se preparar adequadamente para desenvolver ações no mercado de eventos. Toda a abordagem está diretamente ligada ao posicionamento de uma empresa com credibilidade diante dos clientes.

Com bastante experiência como docente em relações públicas, a autora Cleuza Gimenes Cesca conduz o título com base em dicas valiosas aos profissionais. Entre os principais assuntos abordados estão a escolha do evento adequado para cada situação e a elaboração detalhada dos projetos operacionais.

Esse tipo de informação costuma ser amplamente debatido em cursos acadêmicos renomados. No entanto, pode ser adaptado para todas as necessidades de atividades relacionadas, como vendas, setores de marketing e planejamentos de publicidade.  

3. Manual de organização de eventos: Planejamento e operacionalização

A proposta do texto é apresentar ao leitor como o planejamento detalhado e a operacionalização devem andar juntos para que você possa realizar um evento de sucesso e diferenciado da concorrência. A ideia introduzida pelo autor Luiz Carlos Zanella consiste em combinar a proposta de trabalho com lazer e algumas vertentes do turismo.

A publicação figura como leitura essencial no dia a dia de profissionais de diversos setores. O formato manual da obra também facilita a interpretação de quem ainda está começando na área. A linguagem leve tira todas as dúvidas, sem deixar de lado o dinamismo necessário na compreensão das informações. 

4. Marketing de eventos

Por meio de modelos e simulações práticas, o livro conta os 30 anos de experiência do seu autor, Leonard H Hoyle Jr, no mercado especializado. Os ensinamentos giram em torno de mostrar aos leitores como tornar seus eventos mais rentáveis com foco no interesse do público final.

Um dos pontos mais interessantes é o passo a passo para a aplicação do marketing-cyber-eventos. O método de marketing digital para eventos ajuda na identificação das estratégias adequadas e da melhor maneira de usar a tecnologia a favor do trabalho em longo prazo. O tema funciona como um verdadeiro divisor de águas na visão de quem deseja aprimorar em ferramentas para divulgar eventos.

5. Planejamento estratégico de eventos 

O título funciona como um guia essencial sobre planejamento estratégico de eventos. Todas as etapas do roteiro incentivam a capacitação do leitor por meio de estudos e exemplos de situações práticas. A formação de métodos que se mostram indispensáveis se baseia em experiências de sucesso no mercado brasileiro. 

Com uma linguagem interativa e extremamente acessível, os autores Hélio Afonso Braga de Paiva e Marcos Fava Neves construíram um manual repleto de dicas abrangentes. O formato é ideal para quem deseja se transformar em um profissional moderno.   

6. Eventos – Como criar, estruturar e captar recursos 

A estrutura do livro entrega ao leitor soluções práticas sobre as etapas mais importantes do trabalho com eventos. A autora Maria Cecília Giacaglia atua com uma escrita direta, que costuma funcionar muito bem para tirar dúvidas e motivar o desempenho dos profissionais.

Os capítulos detalham dicas agregadoras sobre desenvolver eventos, planejar e vender a proposta completa. Uma das principais vantagens está na forma didática de apresentação do material.

O texto intercala dados indispensáveis com imagens que trazem leveza ao conteúdo final. A temática também é muito interessante aos professores, que podem usar o assunto como debate em sala de aula. O grande desafio se torna transformar uma ideia em um evento de sucesso.     

7. Intentional event design

A temática central do livro envolve conhecer o público a fundo para entregar os melhores resultados em cada evento. Agradar os receptores deve ser a lição número um na hora de se destacar no mercado, já que as experiências oferecidas possuem valores inestimáveis.

O material mostra a importância dessa conexão antes, durante e depois do trabalho com estratégias personalizadas. Tudo está diretamente ligado a construir um relacionamento de confiança para conquistar participantes engajados.

Com isso, todo esforço feito no momento de confirmar presença em uma atividade será visto como investimento pessoal de capacitação. O conteúdo aborda também a importância de influenciar a tomada de decisões ao elaborar uma marca de credibilidade na área.   

8. Event design handbook

A intenção desse livro é mudar, de uma vez por todas, sua perspectiva sobre o trabalho. Os autores, Roel Frissen, Ruud Janssen e Dennis Luijer, debatem o design de eventos. O termo está em evidência há pouco tempo no mercado e reúne métodos do design thinking com design de serviços.

Um dos maiores benefícios é proporcionar experiências inesquecíveis dentro da proposta de cada atividade. O texto explica a fundo essa novidade do setor com informações precisas sobre os dois termos e a melhor forma de aplicá-los em seu negócio.  

Pronto! Agora você já conhece os principais livros sobre organização de eventos. Tenha em mente que a atualização constante sobre as movimentações do mercado é fundamental para o sucesso profissional. O segredo está em escolher as melhores fontes de conteúdo, que transformem os estudos em uma atividade prazerosa não importando o segmento.

Gostou das informações do artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos!

Você já possui uma plataforma de gestão de eventos como ferramenta para facilitar toda a organização e criar uma experiência única e positiva para os participantes?

Já conhece a E-inscrição? Somos uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Não perca tempo e clique no botão abaixo para se cadastrar!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *