Evangelismo Digital: 5 motivos para evangelizar através da internet

A tecnologia de hoje tem o poder de aproximar as pessoas como jamais visto. Também pode melhorar e facilitar a comunicação e o discipulado. A tecnologia também permite um maior senso de comunidade que não exige proximidade física.

No caso das igrejas, o uso da tecnologia pode melhorar o aprendizado e transmissão da Palavra de Deus. Com o Evangelismo Digital, é possível transformar a mensagem cristã de alcance local em uma missão global.

O Evangelismo Digital é o uso estratégico das plataformas de internet, celular e mídia social para atender às necessidades dos cristãos e compartilhar o Evangelho com o mundo online.

Durante a história, a igreja precisou se adequar às inovações de cada época, e em tempos de mídias sociais não é diferente. Postergar o uso dos recursos tecnológicos e de comunicação só retarda o crescimento do evangelho em lugares ainda não alcançados.

O evangelismo está no auge de sua própria revolução e nenhuma igreja ou ministério pode se dar ao luxo de ignorá-lo. Com tanta atividade online, a igreja precisa empregar métodos de Evangelismo Digital. Nesse artigo, vamos mostrar os 5 motivos para evangelizar através da internet.

 1.    Alcance inimaginável

O mundo digital é o único meio que pode atingir qualquer grupo de pessoas no mundo!

De acordo com dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações, também conhecida como UIT, em 2018, das aproximadamente 7 bilhões de pessoas no mundo, 4 bilhões usavam a internet e 3 bilhões estavam nas mídias sociais.

Já os dados do IBGE em 2016, apontam que o Brasil é o maior consumidor de internet da América Latina, com cerca de 94% da nossa população devota ao uso de serviço para troca de textos e de imagens.

Para completar, as plataformas de mídia permitem segmentar grupos muito específicos de pessoas com mensagens extremamente específicas.

Com o evangelismo digital, a comunidade da igreja pode compartilhar a fé cristã e alcançar almas e evangelizar através da internet, simplesmente usando a internet em conjunto com campanhas direcionadas de marketing.

2.    Conteúdo pessoal e personalizado

Embora não substituam o envolvimento pessoal, as ferramentas digitais permitem que pessoas compartilhem conteúdo específico a amigos específicos, com base em problemas ou situações específicas nas quais estão vivendo ou lidando.

Assim como a segmentação, que possibilita direcionar o conteúdo para quem realmente precisa e quer, o digital também permite criar conteúdo personalizados.

O Evangelismo Digital permite que igrejas ou ministérios não sigam a mesma velha maneira de compartilhar o Evangelho. Hoje, é possível evangelizar através de:

  • Blogs;
  • podcasts;
  • e-Books;
  • vídeos;
  • gráficos;
  • grupos online;
  • fotos;
  • artigos;
  • infográficos;
  • boletins;
  • guias de instruções;
  • revistas eletrônicas; 
  • aplicativos.

Ao empregar habilidades de criação de conteúdo na estratégia de missão de evangelizar através da internet, a igreja não está transmitindo mensagens aleatórias, mas está compartilhando sua fé de maneira altamente pessoal e personalizada.

A exemplo disso, existe o aplicativo yesHEis, da Christian Vision , que livremente traduzido significa “sim Ele é”. O yesHEis é uma referência em Evangelismo Digital e, em parceria com as igrejas, mobiliza cristãos para compartilharem sua fé, amor e história.

3. Sem fronteiras

A internet é hoje a representação máxima do conceito de globalização. O mundo digital não tem fronteiras no sentido físico e espiritual!

Com a Internet, não existem distâncias físicas, uma vez que é possível acessar informações de lugares totalmente distintos. No mundo digital, é possível tocar, sentir, ver, ouvir e interagir com elementos que estão localizados há milhares de quilômetros em questão de segundos.

Assim, para evangelizar através da internet, o mundo digital oferece inúmeras possibilidades para as igrejas e ministérios criarem, desenvolverem e praticarem a missão de compartilhar a palavra de Deus.

4. Mais discípulos

Usar meios digitais para promover o trabalho do Evangelho significa que mais membros da igreja podem ser missionários.

Para evangelizar através da internet com sucesso, é necessário o esforço conjunto de muitos indivíduos talentosos. 

Cada igreja tem membros que podem se especializar ou liderar determinadas áreas. Geralmente, as igrejas e ministérios já possuem responsáveis por publicidade, marketing e eventos. O Evangelismo Digital se torna, então, uma poderosa oportunidade de capacitar novas pessoas a se envolverem ativamente nos objetivos e na missão maior da sua igreja.

As congregações podem capacitar membros para comunicação digital, criação e construção de uma cultura de conversas positivas, produção de conteúdo cristão, compartilhamento de histórias de fé e interação social, expandindo o alcance do evangelho.

5. Maior apelo às novas gerações

Pertencer a um grupo social e construir a própria personalidade é tudo que um jovem mais procura, e nesse momento, muitos costumam perder o interesse em Deus e em participar das atividades da Igreja.

Os jovens usam a internet e as mídias sociais para relacionamento, diversão, consumo, estudo e pesquisa sobre assuntos e interesses. Logo, ao usar a internet, eles podem:

  • Acessar facilmente informações para se informar e se educar;
  • manter e desenvolver relacionamentos de apoio;
  • formar suas identidades;
  • promover um sentimento de pertencimento e autoestima. 

O mundo virtual é um espaço de expressão e descoberta para as gerações mais jovens. Dessa forma, por que não usar o Evangelismo Digital para alcançá-las?

Um estudo recente do Barna Group feito com millennials, também conhecido como Geração Y, revelou que sete em cada dez millennials cristãos leem a bíblia em sua forma digital.

Os millennials são usuários pesados ​​de conteúdo em formato de vídeo. 54% dos participantes cristãos da pesquisa consomem vídeos sobre fé e religião. Também, cerca de 56% de millennials cristãos utilizam a internet para encontrarem uma igreja online.

Quase seis em cada dez millennials cristãos dizem que pesquisam conteúdo espiritual online. Porém, isso não é costume apenas dos cristãos: três em cada dez, de todos os millennials, também pesquisam sobre conteúdo espiritual online. Dessa forma, evangelizar através da internet é uma oportunidade para as igrejas se conectarem com essas almas.

Enfim, o Evangelismo Digital é o uso das plataformas digitais para espalhar o Evangelho com o objetivo de apresentar as pessoas a Cristo.

As mídias digitais permitem quebrar os limites físicos e geográficos, com a capacidade de tornar o longe em próximo, o desconhecido em conhecido e o restrito em compartilhado.

Com todo o alcance e velocidade do mundo digital e com a mesma essência e a mesma fé, as igrejas podem, através das tecnologias, estimular o pensamento religioso e construir relacionamentos.

O crescimento da igreja é produto de promoção, experiência e conexões pessoais. O Evangelismo Digital é uma ferramenta poderosa para guiar mais pessoas a conhecer e amar a Cristo.

As igrejas e ministérios que prosperarão, são aquelas que entenderem que a digital não é uma ameaça, e sim, uma oportunidade e ferramenta para evangelizar!

Enfim, as igrejas, ao combinarem métodos tradicionais com tecnologia para ampliar o alcance da mensagem do evangelho, poderão melhorar a qualidade do seu pastoreio, engajar membros, expandir o alcance da igreja e crescer.

Enfim, levar a Palavra de Deus ao maior número de pessoas possível e estimular a propagação do Evangelho é uma tarefa que pode ser aprimorada com o apoio da tecnologia!

Assim, as igrejas podem reunir pessoas, expandir a vida religiosa e enriquecer a vida dos seguidores, onde quer que eles estejam!

Clique aqui e veja também nosso artigo sobre como a tecnologia pode ser útil às igrejas.

Não deixe de conhecer a E-inscrição e assinar nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo!

Se você ainda não possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento. A E-inscrição é a solução ideal!

Somos uma das ferramentas tecnológicas essenciais para igrejas, permitindo controlar os gastos e vender ingressos com variadas formas de pagamento.

Além disso, somos uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita! 

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *