Saiba como organizar palestras de coaching Saiba como organizar palestras de coaching
Dicas para produtores

Saiba como organizar palestras de coaching

As palestras de coaching vêm ganhando cada vez mais notoriedade no Brasil nos últimos anos. É difícil encontrar alguém que já não tenha participado de alguma, com o objetivo de definir metas para a carreira ou aumentar os ganhos financeiros, entre outros exemplos.

Portanto, se você ainda não pensou em explorar esse mercado, o que acha de considerar a opção? Para te ajudar, preparamos um post completo sobre como organizar palestras de coaching. Confira!

O que é coaching?

O termo coaching, traduzido literalmente do inglês, significa treinamento. Mas, na verdade, o principal foco dessa atividade é ajudar a pessoa a identificar objetivos, descobrir o que a impede de alcançá-los e traçar um plano de metas para atingi-los. 

De maneira geral, ao tirá-lo da zona de conforto, o coaching busca ampliar o campo de visão do participante, colocando-o no caminho para atingir as metas por meio de técnicas como gestão de tempo, entre outras.

O profissional dessa área não tem necessariamente uma formação acadêmica específica e, normalmente, se capacita a partir de cursos livres oferecidos por escolas, associações e sociedades. A duração de cada curso pode variar de 60 a 120 horas de aulas teóricas e práticas.

O mercado é bastante amplo, já que existem diferentes tipos de coaching. Os mais comuns são:

Finanças

O foco pode ser mais geral, com dicas sobre como reduzir e gerenciar despesas, fazer investimentos e ampliar receitas. Ou, então, as sessões podem ter um eixo mais específico, conforme a necessidade dos participantes.

Carreira

O objetivo é auxiliar os profissionais na definição de estratégias para obterem novas e melhores colocações no mercado. 

Liderança

O público-alvo é composto por profissionais interessados em desenvolver habilidades que ampliem a capacidade de gestão de equipes. 

Pessoal

As ações são voltadas, principalmente, para o fortalecimento da autoestima e do autoconhecimento dos participantes. O objetivo é gerar mudanças internas que funcionarão como ponto de partida para grandes realizações. 

Por que realizar palestras de coaching presenciais?

Palestras de coaching presenciais possibilitam uma conexão maior com os participantes e ajudam a elevar a técnica a um novo patamar de autoridade. Eventos realizados ao vivo são oportunidades únicas e envolventes de gerar admiradores e, consequentemente, compradores.

Trata-se de uma forma de ficar em evidência e aumentar o valor da autoridade do profissional, facilitando o fechamento de processos de coaching individuais ou em grupos. Além disso, você tem a chance de unir as pessoas ao redor das suas ideias e ajudar a transformar o mundo.

Portanto, não perca tempo e comece a planejar a sua palestra de coaching presencial agora mesmo!

Como posso garantir o sucesso do evento?

Há algumas dicas básicas, muitas vezes esquecidas, que fazem total diferença para conseguir realizar uma palestra de coaching de sucesso. Acompanhe:

1. Faça um bom planejamento

Um planejamento bem feito o levará na direção certa e, com certeza, será primordial para evitar eventos vazios. Pense na data (e no horário) que quer realizar a palestra e verifique se não há feriados próximos ao dia escolhido. Estabeleça o objetivo geral e específico, o público-alvo, as metas, o checklist, o cronograma e os orçamentos.

Planeje também qual é o conteúdo que será oferecido aos participantes — e tenha em mente que essa informação deve estar presente na divulgação, para chamar a atenção do público.

Um planejamento detalhado servirá como norte na organização e na realização da palestra, evitando desvios dos objetivos e até mesmo gastos excessivos ou desnecessários.

2. Invista na divulgação online

Não é porque sua palestra é presencial que você não deve investir em divulgação online. Muito pelo contrário: além das mídias tradicionais, como panfletagem e publicidade em jornal, rádio e TV, é preciso focar também no digital para atrair participantes.

Com o público-alvo em mente, você pode procurar por grupos segmentados em redes sociais como Facebook e LinkedIn, se inscrever e compartilhar informações sobre o evento, convidando as pessoas.

Falando em redes sociais, o Facebook Ads pode ser uma excelente estratégia na divulgação. Com a ferramenta, é possível abranger um público variado ou específico, conforme o foco da palestra, e criar campanhas mais personalizadas. Além disso, os anúncios cabem no orçamento e não te prendem a contratos engessados.

Aproveite também para lançar mão do SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que o processo de gerar visibilidade para uma página em sites de busca como o Google, seguindo uma série de parâmetros. Por meio da técnica, é possível colocar seu evento entre os primeiros resultados orgânicos de uma busca.

Outra boa oportunidade de divulgação online é o e-mail marketing. Para melhor aproveitar essa ferramenta, divida as informações sobre a palestra em várias mensagens e vá nutrindo leads, com uma linguagem mais pessoal.

Não se esqueça de que parcerias com influenciadores digitais também podem ser incluídas na sua estratégia de comunicação para gerar curiosidade e aumentar a expectativa. Vale ressaltar que as ações devem se iniciar o quanto antes, com pelo menos um mês de antecedência. 

3. Conte com uma rede de colaboradores

Não tente fazer tudo sozinho. Deixe de lado essa mentalidade ou, então, esqueça a ideia de fazer palestras de coaching.

Para conseguir lotar o auditório, você precisará da ajuda de diversas pessoas, como a de seus coachees, por exemplo, com a divulgação. Conte também com parceiros de peso. Convide palestrantes renomados para participar do seu evento e ajudar na atração de um público maior.

4. Disponibilize inscrições online

Ter uma plataforma de inscrições online é praticamente uma ferramenta obrigatória para que sua palestra seja um sucesso. 

Além de facilitar o processo, já que os interessados não precisarão se deslocar para garantir suas vagas no evento, o site também permite coletar dados por meio da personalização de formulários, tornando mais fácil conhecer seu público e segmentar sua base.

Outro benefício interessante é que plataformas de inscrição online costumam oferecer serviços como: hot-sites personalizados e fáceis de usar, ajudando na divulgação, emissão de certificados, ferramenta para a comunicação com os participantes via e-mail, impressão de etiquetas, gerenciamento de cupons de desconto, etc.

E então, animado para começar a organizar suas palestras de coaching e conquistar o mercado? Deixe um comentário abaixo e nos conte sobre seus planos. Estamos ansiosos para saber!

Você também pode gostar
Cupom de desconto online: vale a pena oferecê-los em eventos?
4 segredos para organizar um retiro espiritual
Marketing no Instragam: aprenda como divulgar evento

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This