Saiba como conseguir patrocínio para eventos em 4 passos

Produzir um evento pode ser bastante lucrativo a longo prazo, trazendo uma série de benefícios para a empresa organizadora. Porém, antes que traga retorno, em muitos casos é preciso um alto investimento, o que pode inviabilizar projetos no caso de negócios que estejam começando a trabalhar com isso.

Uma das formas de contornar essa situação é com obtenção de patrocínio junto com outras organizações, que ajudarão com verba para a produção do seu evento. Continue a leitura do post e veja como conseguir patrocínio para eventos em 4 passos!

1. Levante as informações necessárias sobre o projeto

Antes de pedir qualquer tipo de patrocínio, é importante que você forneça todas as informações, a fim de que as empresas analisem se é realmente viável investir no seu evento ou não. Para que possa convencê-los, é preciso que você tenha todos os dados que corroborem essa ideia.

Por isso, avalie tudo previamente, por exemplo, planejamento financeiro detalhado, local do evento, viabilidade de execução, documentação necessária para que ele seja viabilizado perante as autoridades, público-alvo e expectativa de público etc.

É importante que você mostre dados consistentes e maduros, pois além de indicar que o evento é economicamente positivo, isso mostra que a sua empresa é consistente e não está pedindo patrocínio para algo que não tenha sido devidamente planejado.

2. Monte a estratégia com a equipe para conseguir patrocínio para eventos

Após levantar todos os dados, é hora de montar a estratégia de abordagem com a sua equipe. Deve-se montar uma proposta de patrocínio para ser apresentada aos possíveis investidores, que deve apresentar:

  • Tema do evento;

  • Objetivo do evento;

  • Descrição do público-alvo;

  • Retorno (seja ele financeiro ou em valor imaterial) que ele pode trazer.

Conversem sobre qual abordagem será feita, quais os pontos serão mais realçados, o que deve ser dito para ser mais persuasivo, etc.

3. Faça uma apresentação impecável

É importante que seja preparada uma apresentação impecável para os responsáveis pela empresa para qual pedirão o patrocínio. Lembre-se de que não adianta nada ter um bom projeto se ele não for persuasivo com as pessoas que vão apoiá-lo.

Ela precisa ser criativa, ao mesmo tempo que seja sóbria, e apresente para o investidor pontos positivos em patrocinar um evento de vocês. Lembre-se de que o investimento precisa ser vantajoso para o patrocinador também.

4. Pesquise os patrocinadores ideais para seu projeto e entre em contato

Nem todas as empresas se enquadram no perfil de patrocinadora do seu evento. É importante que você e sua equipe filtrem quais são as possíveis organizações que têm mais chances de aceitarem financiar o projeto.

Alguns critérios podem ser utilizados na hora de fazer essa filtragem, tais como:

  • Escolha empresas e marcas de boa qualidade, que possuam boa reputação, para que seu evento não sofra com problemas de imagem posteriormente;

  • Escolha empresas que tenham princípios alinhados com o evento que esteja produzindo. Por exemplo, um evento para veganos se alinhar com uma empresa que faz testes em animais é contraditório;

  • Busque empresas já consolidadas no mercado. Empresas mais novas podem ser mais instáveis, aumentando as chances de sua empresa ficar sem o patrocínio posteriormente;

  • Busque empresas e marcas que já patrocinaram eventos com perfil semelhante ao da sua empresa.

Selecione as empresas que provavelmente aceitarão investir em seu evento e entre em contato, enviando um pitch sobre o evento e demonstre interesse em marcar uma reunião para que possam conversar mais sobre o tema.

Ficou alguma dúvida sobre como conseguir patrocínio para eventos? Deixe-a aqui nos comentários!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *