Geração de leads em eventos: o que você precisa saber

Como organizador de eventos, você sabe a importância de aproveitar a oportunidade para fazer um bom networking. Mas hoje em dia, com o fortalecimento do marketing digital, é fundamental transformar esse momento em captação de leads.

Isso mesmo! A geração de leads em eventos empresariais ou acadêmicos é bastante eficiente por acontecer de uma maneira mais natural. Além disso, palestras e workshops, por exemplo, são ótimos para construir a boa reputação da sua marca nos meios offline e online entre um público já pré-definido — e que, certamente, é interessante para o seu negócio.

Mas como potencializar a participação da sua empresa em um evento e gerar leads qualificados de uma forma não invasiva? Nós explicamos o caminho agora mesmo!

Fique de olho nas inscrições

Existem no mercado algumas plataformas de gerenciamento que permitem que os participantes façam a sua inscrição online. Consequentemente, essas tecnologias coletam informações como nome, e-mail e telefone, além de permitir a criação de perguntas personalizadas que podem ajudar a conhecer o seu público antes do evento.

A partir dessa base de dados, a sua empresa consegue planejar estratégias eficientes antes mesmo do dia do evento, por exemplo, quando e como iniciar o contato com seus leads, que produto ou serviço oferecer, entre outros.

Elabore ações pré-evento

O SLA (Service Level Agreement) é um acordo entre os profissionais das áreas de marketing e vendas que costuma funcionar muito bem na geração de leads em eventos. Com essa estratégia, você pode determinar quais leads são mais qualificados e estão prontos para serem abordados pela equipe de vendas.

Mas como saber quais são esses leads? Conversando com o participante antes do início ou durante o intervalo do evento (no caso de uma palestra ou workshop) para avaliar o nível de interesse dele.

A partir daí, é possível segmentar o público entre leads menos interessados — que devem ser trabalhados pela equipe de marketing — e leads mais engajados, que precisam de uma atenção especial do time de vendas.

Lembre-se: um bom lead é aquele que demonstra um interesse claro na sua empresa (produto ou serviço), tem poder de decisão, verba para investir e capacidade de fechar o negócio em um curto prazo.

Invista em conteúdo

Uma boa forma de gerar leads e ainda divulgar o seu evento é estar presente nas redes sociais — e criar conteúdo relevante para elas.

Se a sua empresa vai realizar uma palestra sobre novas tecnologias, por exemplo, divulgue informações e notícias interessantes para esse público, fazendo com que ele siga até a sua página e viralize o seu evento.

Troque brindes por cadastros

Essa estratégia já é uma velha conhecida do mercado — e sempre funciona! Ofereça um brinde que seja realmente atrativo e útil para o público do evento e peça que o participante faça apenas um cadastro para recebê-lo.

Pode ser preencher uma ficha, baixar um aplicativo ou inscrever-se em um portal. O importante é montar uma estrutura para que essa captação de dados seja rápida.

Outra forma leve e divertida para geração de leads em eventos é proporcionar algo que distraia e entretenha os participantes, como games ou ações interativas. Antes do início de um jogo, por exemplo, peça alguns dados simples para login ou ranking.

Existem diversas maneiras de gerar leads em eventos de forma eficiente. O importante é ter sempre bem definido qual é o seu público e o seu objetivo, assim as suas estratégias trarão o resultado esperado.

Se você gostou das dicas, confira mais um de nossos posts e continue aprendendo: Planejamento estratégico para eventos: tire aqui todas as suas dúvidas!

Já possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento, gerando mais produtividade?

A E-inscrição é uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Prezamos por uma experiência incrível com o melhor preço do mercado! Você irá se surpreender com a facilidade e praticidade que oferecemos!

  • Aplicativo de Check-in com leitura de QR-Code, acabou de uma vez por todas a complicação no credenciamento
  • Página própria e personalizada do seu evento para receber inscrições e disponibilizar mais informações
  • Pagamentos fáceis e seguros, o mais alto padrão de segurança: criptografia avançada + PCI Compliance
  • Comunicação com participantes de forma automatizada e efetiva
  • Divulgação facilitada, com sua própria página, divulgue ela tranquilamente em todos os seus canais
  • E muito mais! 

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *