Eventos culturais: 6 motivos de por que promovê-los

Segundo o antropólogo Edward Burnett Tylor, Cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. E aí? Você sabe qual a importância de promover eventos culturais?

Esse tipo de evento existe há muito tempo: os circos existem desde 1770, as peças teatrais, desde a Grécia Antiga, os festivais musicais, em meados de 1870. Ao contrário do que muitos pensam, os eventos culturais não são coisa da atualidade.

Ainda assim, hoje em dia vemos muitos deles no Brasil e fora do país, que já se tornaram, inclusive, muito tradicionais.

Neste artigo, vamos te mostrar por que os eventos culturais são tão importantes, por meio de 6 motivos para você promovê-los. Continue conosco!

Por que promover eventos culturais?

Muito além de apenas cumprir uma tradição – embora isso também seja importante – há muitos motivos pelos quais promover eventos culturais.

Essa modalidade, que é tão apreciada por diversas pessoas, mas tão ignorada por alguns organizadores, é extremamente relevante para o alcance de objetivos sociais, individuais e até educacionais.

O primeiro motivo pelo qual você deve promover eventos culturais, portanto, é:

#1 Proporcionar entretenimento, lazer e diversão

Se você fizer uma pesquisa, vai descobrir que muitas pessoas se inscrevem para participar de eventos culturais porque querem, simplesmente, se divertir. Proporcionar lazer e entretenimento é, certamente, um motivo importante para promover eventos culturais.

Aliás, é justamente em busca de uma experiência inesquecível que tanta gente é motivada a participar de um evento. As pessoas querem colecionar memórias e lembrar com carinho do dia em que participaram do seu evento.

Portanto, caro organizador, não ignore o lazer. Eventos culturais que proporcionam entretenimento são tão importantes quanto eventos capacitadores, corporativos ou científicos.

#2 Fortalecer a importância da arte na sociedade

A arte nasceu desde os primórdios do mundo. Quanto mais o ser humano vivia, passava seus dias e trabalhava, mais ele percebia que o belo da vida precisava ser apreciado – e que a existência humana era algo muito além de apenas sobreviver.

Fortalecer a importância e o valor da arte na sociedade é, portanto, mais um motivo pelo qual você deve promover eventos culturais. É participando de exposições artísticas, festivais de música, espetáculos teatrais, recitais, concertos, shows e peças, que as pessoas percebem quão valiosa é a arte que rodeia nossa vida.

Embora o lazer seja certamente relevante, os eventos culturais não se limitam a apenas entreter alguém, mas se expandem em direção ao fortalecimento e posicionamento da arte na sociedade – não só como algo meramente ‘decorativo’.

#3 Contribuir para o desenvolvimento intelectual, artístico e humano

Eventos culturais são grandes pilares de auxílio no desenvolvimento intelectual, crítico, artístico e humano das pessoas.

Ao acumularem experiências significativas nesse tipo de evento, os participantes são estimulados e despertados para um mundo completamente novo: novas histórias e tradições são descobertas, a curiosidade se aflora, novos conhecimentos passam a ser colecionados e, então, o ser humano começa a se desenvolver cada vez mais, em todas as esferas.

O ser humano precisa de cultura para ampliar seus horizontes. Você, como organizador de eventos, pode proporcionar isso por meio de eventos inesquecíveis.

#4 Proporcionar novos conhecimentos aos inscritos

E por contribuir no desenvolvimento intelectual do ser humano, os eventos culturais também proporcionam aos inscritos novos conhecimentos.

Pense comigo: uma vez que a cultura está diretamente relacionada a tradições, histórias, povos, hábitos e costumes, os inscritos são apresentados – ao participarem de um evento cultural – a cenários completamente novos. Eles são convidados a sair de suas bolhas e a explorar algo que, até então, era desconhecido.

Tudo isso vai muito além de apenas fazer por fazer, não é? E ainda tem mais…

#5 Atrair e fortalecer o turismo na cidade local

Os eventos culturais também são muito positivos no sentido de fortalecer o turismo na cidade local. Ao atrair participantes para o seu evento cultural, você valoriza a história, as tradições e o modo de vida de todos os habitantes da sua cidade.

Sem falar que isso também traz impactos econômicos significativos para o município e que pode, ainda, colaborar para uma nova tradição cultural da cidade: um evento anual!

#6 Conceder aos participantes uma experiência inesquecível

Por último, um dos motivos mais relevantes para promover eventos culturais: a experiência do participante.

Você já sabe que essa experiência é composta por tudo o que acontece em todas as etapas do evento – desde o planejamento, a comunicação com os inscritos, a divulgação, o credenciamento no evento, a abertura, os feedbacks pós-evento e assim por diante.

Os eventos culturais, naturalmente, são pensados para conceder aos participantes uma vivência única e incrível, por já carregarem o teor especial e diferenciado. Quem não gosta de ir a um show, um festival, uma feira, uma exposição ou um concerto?

Aposte em eventos culturais, a experiência maravilhosa é certa, nós garantimos.

E agora? Por onde eu começo?

Você já sabe por que é tão importante promover eventos culturais. Mas e agora? Por onde começar?

Todo evento bem-sucedido, independente da modalidade ou formato, precisa ser bem gerenciado para que tudo saia conforme o planejado. Isso significa que as inscrições online, o gerenciamento dos dados e informações dos inscritos, a divulgação, a comunicação, as ações pós-evento – tudo isso precisa ser feito com excelência e eficiência.

Para isso, nossa dica de ouro é que você utilize uma plataforma de gestão: ferramenta digital que vai te ajudar a simplificar as tarefas, reduzir seu tempo de trabalho e levar seu evento para outro patamar. Afinal, o objetivo é entregar a melhor experiência para o participante.

O E-inscrição é a solução que você precisa, integrada em um só lugar – e com a melhor rentabilidade do mercado! Você pode gerenciar todas as etapas do seu evento por meio de diversos recursos:

  • Inscrições online;
  • Formulários personalizados;
  • Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
  • Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito e PIX;
  • Emissão de certificados;
  • Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
  • Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
  • Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.

Crie sua conta gratuitamente clicando no botão abaixo e comece a revolucionar os seus eventos conosco!

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!

—————————————————————————————————————-

Leia também: 4 aspectos a considerar antes de contratar fornecedores e parceiros para o seu evento

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *