Ter uma marca para evento pode parecer um tanto quanto desnecessário, afinal, quando pensamos em marcas nos lembramos de produtos ou empresas. No entanto, o evento não deixa de ser um produto criado por uma empresa, concorda? Ainda que não seja condição mandatória para o sucesso do acontecimento, essa é parte muito importante do processo.
Por isso, trouxemos algumas das principais razões que vão te convencer a criar uma marca para o seu próximo evento!
1. Criar identidade
Você certamente já ouviu falar no festival Rock in Rio. Quando mencionamos esse nome, logo nos vem à mente a marca dele: letras vermelhas, um globo azul com uma guitarra em alto-relevo. A marca já é conhecida no mundo todo, basta vê-la que todos já sabem que se trata de um festival de música originário do Brasil.
Portanto, ter uma marca para seu evento, com o perdão do trocadilho, realmente pode marcar os seus participantes. E, especialmente se o evento for recorrente, vai fazer com que ele se torne popular mais rápido.
2. Divulgar sua empresa
A marca para evento pode ir mais longe do que a marca da própria empresa que o realiza. Dependendo do tipo de palestra ou workshop que você for promover, por exemplo, o público-alvo pode variar e mais pessoas conhecerão a empresa.
Se existe uma marca atrelada a esse acontecimento, a chance de essas pessoas se lembrarem de você posteriormente é muito maior através de uma referência visual. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?
3. Gerar motivação
Em inglês, brand significa marca e branding, termo bastante usado no Brasil, se refere à gestão desse símbolo. De forma subjetiva, representa a forma como uma empresa trabalha para ser vista por seus consumidores.
Por isso, algumas marcas são tão fortes, como a Coca-Cola, por exemplo. Quando vemos o seu logotipo rapidamente nos lembramos das agradáveis propagandas de Natal, daquela sensação de matar a sede em um dia muito quente e, claro, sentimos vontade de comprá-la. Assim sendo, concluímos que a marca é capaz de gerar sentimentos nos consumidores
Então, para um evento, uma marca bem trabalhada pode ser responsável por gerar a motivação necessária para que as pessoas queiram participar e, efetivamente, façam sua inscrição.
4. Aproximar a empresa do público
Ao desenvolver uma marca para evento devemos pensar nas expectativas do nosso público. Quais são suas necessidades? E seus desejos? Que solução eles esperam que possamos apresentar?
Voltando ao exemplo do Rock in Rio podemos visualizar instantaneamente o que o festival oferece à sua audiência: música, especialmente rock, de toda parte do mundo. Isso faz com que a empresa se aproxime de seu público e crie maior engajamento, pois está oferecendo exatamente o que ele procura.
Criar uma marca para evento pode ser o diferencial que falta para que você realize uma série de eventos de sucesso. Além de intensificar a exposição na mídia, aumentando a probabilidade de conseguir novos parceiros e recursos, você ainda alcançará um público maior fazendo com que o acontecimento tenha êxito.
E se você quer ficar por dentro de outras dicas como essa, não deixe de assinar nossa newsletter!