Uma coisa é certa: ao decidirem se inscrever em algum curso – seja com intuitos profissionais e capacitantes ou como um hobby – os inscritos estão em busca de algo que os acrescente e, de certa forma, os transforme. Os alunos desejam o aprendizado e esperam que o curso conceda isso a eles, que vire uma chave em suas vidas.
Infelizmente, na tentativa de fazer isso acontecer, muitos organizadores e produtores de cursos online apostam em tanto conteúdo – acreditando que o conteúdo de qualidade é a única coisa importante – que acabam tornando seu curso cansativo.
O que muitos não sabem, é que mesmo que seu conteúdo seja o melhor do mundo, se o seu curso não for dinâmico e atrativo o suficiente, os inscritos não continuarão – eles se sentirão desmotivados e podem até desistir de estudar.
É… nem só de conteúdo rico vive um curso bem-sucedido. Apesar de ser extremamente importante, ele precisa estar atrelado a outros fatores também. É o que você vai descobrir neste artigo e terminar a leitura, criando um curso de sucesso.
Continue conosco!
Experiência dos inscritos
A experiência dos inscritos é o aglomerado de tudo o que eles vivem durante o seu curso – incluindo antes de ele começar e após ele terminar. Sendo assim, dizemos que a melhor experiência que você pode dar aos inscritos, é aquela que dura do início ao fim, e que entrega valor em suas vidas – a tal ponto que eles possam dizer: “o preço que paguei foi pouco comparado ao tamanho do valor que recebi!”.
Para que isso aconteça, porém, apenas conteúdo não basta. Uma experiência inesquecível é construída com estratégia e planejamento, e com certeza não entrega tédio e cansaço aos alunos.
6 dicas para evitar que seu curso fique cansativo
Um curso online de sucesso carrega o combo:
- Conteúdo de qualidade +
- Dinamicidade +
- Flexibilidade +
- Diferenciais +
- Praticidade e agilidade +
- Transmissão e navegação intuitivas.
E para te ajudar a proporcionar tudo isso na prática, elencamos 6 dicas preciosas. Já anota aí a primeira:
#1 Diversifique sua metodologia
A metodologia de um curso é, basicamente, a forma como o conteúdo é transmitido aos alunos, os caminhos que levam os inscritos até o aprendizado e garantem que essa jornada até lá seja produtiva e eficiente.
Esse fator é, sem dúvida alguma, decisivo no sucesso de um curso e na permanência dos inscritos até o certificado. Quem nunca desistiu de estudar algo porque, apesar do conteúdo ser bom, ele não era passado de uma forma que se pudesse compreender e, efetivamente, aprender?
Nossa primeira dica para que você saia daqui criando um curso de sucesso, portanto, é que você diversifique sua metodologia. Aquele modelo ‘sala de aula’ (professor fala e alunos escutam até que o período da lição termine), já era – todo organizador visionário precisa saber disso.
Mas qual é a melhor metodologia, então? Isso depende muito de qual área seu curso aborda e quem é o seu público-alvo, mas a gente te dá algumas ideias:
- Autoaprendizagem;
- Gamificação;
- Eduscrum;
- Sala de aula invertida.
Você pode conhecer a fundo cada uma dessas metodologias – e ainda outras – lendo nosso artigo: 6 metodologias de ensino para você aplicar nos seus cursos online.
#2 Ouça seus inscritos
Se você não escuta o que os alunos têm a dizer, nunca saberá a percepção real deles a respeito do seu curso. E isso é extremamente importante, tanto para o seu negócio, quanto para a experiência dos inscritos.
Seu curso pode até parecer ser interessante e único aos seus olhos, mas e para os alunos? Será que eles acham o mesmo?
Esta dica é preciosa para todos os profissionais que oferecem serviços a clientes, e se aplica também aos organizadores de cursos online: peça feedbacks, escute opiniões, busque percepções diferentes – essa ação te ajuda a ter assertividade nas ações e pode levar seu curso a outro nível.
A seguir, algumas dicas de como fazer isso:
- De tempos em tempos, aplique formulários e pesquisas para obtenção de feedbacks – o Google Forms é uma ótima alternativa;
- Interaja e engaje seus alunos nas redes sociais. Conteúdos que incentivam melhorias também são válidos;
- Não ignore as reclamações e não as veja como ofensas, antes, esteja aberto a elas, procure entender o motivo de estarem acontecendo e promova melhorias focadas.
#3 Utilize recursos diferenciados
Um curso é cansativo, quase sempre, porque é um curso monótono: toda aula, sempre a mesma coisa – é óbvio que uma hora, os alunos iriam se cansar. Para evitar que isso aconteça, outra dica é a utilização de recursos diferenciados.
Quer alguns exemplos?
- Se você gosta de utilizar apresentações escritas, use com moderação, e não em todas as lições;
- Varie suas aulas ilustrando o conteúdo com vídeos, realidade aumentada, questionários, etc;
- Fuja do modo ‘automático’ e permita que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado – os debates em grupo, rodas de conversa (mesmo que virtuais), são ótimos recursos para a aula ‘passar voando’.
Lembre-se que cursos online são consumidos, geralmente, enquanto os alunos estão no conforto de suas casas. E apesar disso ser um benefício dos cursos nessa modalidade, é preciso eliminar todos os riscos dos alunos se distraírem ou até dormirem – os recursos diferenciados são perfeitos para essa tarefa.
#4 Não monte aulas muito longas
Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, para evitar que seu curso seja cansativo, opte pela objetividade. Ainda que sua lição seja densa e precise de muito tempo para ser transmitida, fuja das aulas longas.
“Ahhh, mas assim a qualidade do meu curso vai despencar!”, você pode até pensar, mas nós precisamos discordar. Você não precisa abrir mão do seu conteúdo completo, mas ao menos, divida-o em mais lições! É muito melhor que os alunos absorvam o conteúdo mais lentamente – em mais aulas – do que tenham que assistir uma aula enorme e, no fim, não aprendam nada.
As aulas objetivas e com menor duração, em contrapartida, mantêm os alunos focados e ainda os deixam animados e curiosos para as próximas lições.
#5 Tenha um material de apoio que facilite o estudo dos inscritos
Nossa quinta dica de ouro para que você termine esse artigo criando um curso de sucesso e evite torná-lo cansativo, é que você tenha um material de apoio para oferecer aos alunos. E por estarmos tratando de um curso online, esse material também deve ser online e muito bem estruturado para servir como um guia para os inscritos.
Quando falamos em material, não nos referimos exclusivamente a uma apostila, um arquivo em PDF ou algo do tipo. Na realidade, você pode adaptar seu conteúdo em diferentes formatos para oferecer diferentes meios de aprendizagem para o perfil de cada aluno:
- Vídeos;
- Mapas mentais;
- Infográficos;
- Áudios.
E por aí vai. Cabe a você analisar qual formato encaixa melhor com a área do seu curso e o seu público-alvo.
#6 Ofereça bônus
Por último, uma dica que está muito relacionada a proporcionar diferenciais para os alunos do seu curso: os bônus para alunos, quando utilizados de forma estratégica, podem ser uma ótima maneira de diversificar o seu curso e manter os alunos motivados, engajados e animados.
Esses brindes podem servir como uma forma de recompensa, de tempos em tempos, conforme os alunos forem completando os módulos – caso seu curso seja estruturado dessa forma – ou conforme forem atingindo metas (determinadas notas nas avaliações, tempo de estudo na plataforma, etc). Deixe sua criatividade fluir e invista nesse incentivo para eles.
Veja algumas ideias de brindes, lendo nosso artigo:
E para fechar, nossa dica extra:
#7 Dica extra!
Para que você continue criando um curso de sucesso e evite que ele fique cansativo, além de todas as nossas dicas anteriores, é necessário preocupar-se com o mais importante: a plataforma de transmissão.
O local em que seu curso online é transmitido e gerenciado é um fator extremamente decisivo no sucesso do seu negócio. Afinal, não adianta nada investir em recursos, ferramentas, materiais e metodologias modernas, se a transmissão é de péssima qualidade e não valoriza a dinâmica e o conteúdo do seu curso.
Nossa sugestão é simples: utilize o E-i Streaming, nossa plataforma de transmissão de eventos, cursos e treinamentos online:
- pensado para organizadores digitais ou híbridos;
- permite ao organizador reunir até 500 participantes;
- sem limite de tempo de reunião;
- completamente integrado e automatizado com o E-inscrição gestão;
- multiplataforma;
- gravação da videoconferência;
- interação com os participantes;
- controle de privacidade
Gerencie e transmita seu curso online com a plataforma mais completa e com a melhor rentabilidade do mercado, e saia daqui criando um curso de sucesso! Clique no botão abaixo e comece agora mesmo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 5 mitos mais recorrentes sobre o curso online
0 Comentários