Aumentar os inscritos em eventos e cursos depende de um conjunto de fatores, desde a estruturação de um planejamento de marketing, às campanhas de mídia paga e à criação de conteúdo em redes sociais e e-mail marketing, por exemplo. Para tudo isso, porém, há algo em comum: os textos. Mas como escrever textos que vendem mais inscrições?
Recentemente, tivemos uma jornada completa sobre marketing digital para eventos e cursos – o E-inscrição Insights – e, nesse artigo, você vai ver o que rolou na nossa segunda aula. Está pronto para descobrir tudo sobre Copywriting? Boa leitura!
O que é Copywriting
Copywriting é uma metodologia de redação específica, uma forma de escrita que visa a conversão – que as pessoas, ao lerem o texto, façam uma ação – seja clicar, baixar, comprar ou se inscrever.
Os textos que vendem estão presentes nas mais variadas peças: e-books, peças gráficas, e-mails, na TV, nas revistas e nas demais estratégias de marketing.
Mas por que o Copy é tão importante? Veja algumas razões abaixo:
- Evita desperdício de dinheiro, tendo em vista que a sua forma de escrever se torna mais assertiva e, portanto, eficiente para as vendas;
- Ajuda a despertar o interesse das pessoas;
- Ajuda a ser diferente e melhor, pois os textos que vendem são criativos.
Como escrever textos que vendem?
Você já sabe o que é e por que a Copywriting é tão importante para otimizar sua venda de inscrições, mas, como escrever esses tais textos? Não se preocupe! Vamos te mostrar algumas dicas de como escrever os textos que vendem e aumentar seu número de inscritos em eventos e cursos. Continue lendo!
A persona é a base para sua copy
A base para criar textos que dão certo deve ser a persona, sem dúvida alguma. Afinal, como escrever sem saber para quem você está escrevendo? Além do mais, a copywriting busca sanar quaisquer dores dos leads e mostrá-los uma solução.
Persona é o termo do marketing digital que faz uma representação ou personificação do cliente. O objetivo de criá-la é traçar o perfil de possíveis clientes em potencial para desenvolver um produto, serviço ou solução que converse com esse perfil e atenda suas dores, necessidades e expectativas.
Dentro do assunto que estamos falando, conhecer a persona serve para que você compreenda o que pode chamar a atenção dela na forma que você irá escrever e, assim, transformar seus escritos em textos que vendem.
Para criar sua persona, seja bastante específico, tratando-a como uma pessoa real com personalidade, gostos, preferências e interesses. Leia nosso artigo específico e aprenda os 3 passos para criar uma persona para o seu evento e aumentar o número de inscritos.
O modelo AIDA
Para que você comece a colocar a copywriting em prática hoje mesmo, existem alguns modelos e metodologias que podem ser seguidos. A partir de agora, vamos te apresentar a uma dessas ferramentas, um modelo imbatível de escrever: o AIDA.
O AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação e se caracteriza como um método muito utilizado pelas equipes de marketing e de vendas para conduzir seus leads de maneira mais planejada por todas as etapas do funil de vendas – desde a entrada até o objetivo.
Isso se torna possível porque o AIDA leva em consideração o comportamento dos leads, de maneira a tentar compreendê-los e, assim, levá-los através do funil.
A seguir, você vai entender como utilizar esse modelo aplicado em copy, em cada uma das etapas – ou letras! Veja.
#1 Atenção
A primeira etapa do modelo AIDA aplicado na Copy é a atração e captação da atenção dos leitores. Essa é a porta de entrada das pessoas para o seu objetivo – que é proporcionar textos que vendem mais inscrições – e, por isso, é o momento crucial da copy, sem ele as pessoas nem continuarão lendo sua mensagem.
Pense comigo: como fazer as pessoas pararem para ler o que você está propondo sendo que mais inúmeras outras pessoas também estão fazendo isso? A primeira coisa a ser feita, portanto, é se destacar.
Para caprichar nessa primeira etapa, foque em:
- Interrupções criativas;
- Marketing de guerrilha;
- Trocadilhos;
- Perguntas.
#2 Interesse
Nessa etapa, os leitores já estão dispostos a te ouvir, considerando que você já ganhou a atenção deles. Porém, não pense que a ‘luta’ já está ganha: agora é a hora de conquistar o interesse do seu público.
Mas como fazer isso? Pegue algumas dicas:
- Enfatize títulos e subtítulos;
- Deixe informações relevantes em destaque;
- Mostre propositalmente aos leitores que o seu evento ou curso têm o que ele precisa;
- Destaque palavras-chave.
#3 Desejo
Na etapa do desejo, os seus potenciais clientes deixam de apenas ‘gostar’ do que você está propondo, e passam a desejar. Portanto, agora é a hora de enfatizar seus diferenciais e mostrar aos leitores quais são as vantagens do seu evento ou curso em detrimento de qualquer outro.
Nossas dicas:
- Tente responder: por que seu evento ou curso é melhor do que outros que também estão rolando por aí?
- Procure salientar o que seu negócio tem e que se caracteriza como uma vantagem competitiva e um verdadeiro destaque no mercado;
- Insira indicadores de confiabilidade, tais como depoimentos positivos, comentários de clientes, casos de sucesso e garantias.
#4 Ação
Na etapa da ação, você já tem a atenção total, o interesse genuíno e o desejo dos seus potenciais clientes em relação ao evento ou curso que você está promovendo. Aqui, eles já estão suficientemente seguros para clicarem e, então, essa é a hora de transformar o mero desejo em algo concreto.
Neste último “A”, seu texto precisa chamá-los a agir e fazer com que eles se inscrevam – algo que os convença a clicar no seu CTA (call to action), o grande clímax da sua copy.
Para isso, empenhe-se em:
- Inserir frases que transmitam senso de urgência;
- Oferecer descontos;
- Tocar pontualmente na dor da sua persona;
- Oferecer bônus para os potenciais inscritos.
A fórmula dos 4 u´s
Outro método incrível para que você acerte na copywriting é a fórmula dos 4 u´s, uma metodologia que também segue a lógica do comportamento da sua persona a fim de convencê-la a chegar ao objetivo que você deseja – no nosso caso, inscrever-se no evento ou curso.
Veja como essa fórmula funciona:
#1 Útil
O primeiro “U” de uma copy bem-sucedida é torná-la útil para sua persona específica. No nosso caso, estamos vendendo um evento ou curso e, por isso, a primeira coisa a ser pensada é escrevê-lo como algo que agregue valor, conhecimento ou experiência aos potenciais inscritos.
Pense: por que os leitores devem permanecer lendo seu anúncio, peça ou afins?
#2 Urgente
A urgência é bastante valiosa na copy quando aplicada sem exageros. Na realidade, quando esse “U” é depositado em excesso no seu texto, você acaba por retrair os leitores ao invés de atraí-los.
Aqui, pense: como fazer as pessoas se interessarem genuinamente pelo que você está oferecendo mas sem ser ‘forçado’ demais?
#3 Único
Seja autoral, autêntico e único. Esse é o terceiro “U” da nossa fórmula, e é indispensável para que sua copy se destaque em meio a tantas outras.
Aqui, busque explorar situações incomuns e não faça o que todos os demais estão fazendo dentro do mercado – fuja do óbvio.
#4 Ultraespecífico
Embora muitos pensem que fazer uma copy vaga é positivo para despertar a curiosidade dos leitores, a especificidade na sua forma de escrever é muito mais valiosa.
Isso porque, quanto mais específicos os seus textos forem, mais seguros os consumidores em potencial se sentirão, o que aumenta a chance de uma nova inscrição. Portanto, lembre: a utilidade alinhada à especificidade são ideais para uma decisão concreta e confortável.
Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto e aprender a escrever textos que vendem impecavelmente? Assista nossa aula completa pelo YouTube! É só clicar no play abaixo e aprender muito com o coordenador de marketing do E-inscrição, Winicius Pio. Aproveite!
Conheça o E-inscrição
O E-inscrição é uma plataforma de gestão de cursos e eventos que simplifica processos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador.
E quando falamos de financeiro, as coisas ficam ainda melhores:
- Você só paga quando vende, por inscrição confirmada;
- Em eventos gratuitos, nosso serviço é gratuito;
- Para eventos pagos, contamos com a melhor tarifa do mercado, apenas 6,9% – enquanto outras plataformas chegam a cobrar 10%;
- É possível antecipar recebíveis.
Todas essas vantagens, para desfrutar de dezenas de funcionalidades da plataforma de gestão do E-i. Veja algumas delas:
- Formulários personalizados;
- Inscrições online;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo que nós te mostraremos tudo!
E para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos atualizados, assine nossa newsletter abaixo:
—————————————————————————————————————-
Leia também: E-inscrição Insights: como montar um planejamento de marketing para eventos e cursos