Como convencer a diretoria e os membros da igreja a modernizar a gestão de eventos

Você já sabe os benefícios da cultura de gestão profissional de eventos na sua igreja, deseja implantar, mas tem barreiras à frente que impedem esse novo começo? Para modernizar a gestão de eventos da sua igreja, é preciso sabedoria e estratégia para dar o primeiro passo.

Neste artigo, listamos dicas práticas de como convencer a diretoria e os membros da sua igreja na implantação dessa nova cultura e colher as vantagens dela. Continue lendo!

Antes de continuar, leia também: As 4 barreiras mais comuns para implantar uma cultura de gestão de eventos profissional na igreja.

Como convencer a diretoria da igreja a modernizar a gestão de eventos?

Uma das maiores barreiras para a implementação da nova cultura de gestão de eventos é justamente a resistência do pastor e da diretoria da igreja. Para te ajudar, elencamos 4 formas de convencê-los a aderir a ideia e a mudança com prazer – sem que seja algo forçado ou contra o desejo do pastor.

#1 Aponte as falhas da gestão tradicional e mostre isso na prática

Muitas vezes, os pastores e gestores da igrejas só não querem mudar porque ainda não reconhecem o porquê de ser necessário mudar.

Para resolver isso, aponte – com gentileza e sabedoria – quais são as falhas que você observa na gestão manual, demonstrando isso na prática e com argumentos realmente válidos.

Mostre a eles o prejuízo – com atrasos, demora e bagunça – que as longas filas de credenciamento acabam gerando, a confusão e o risco de erros que as inscrições manuais podem ocasionar, a ineficiência dos meios de comunicação limitados e assim por diante.

Feito isso…

#2 Mostre as vantagens e benefícios da gestão profissional

Para que o pastor e a diretoria da igreja realmente comprem a ideia da mudança, você precisa mostrar a eles quais são os benefícios que a plataforma e a gestão profissional podem trazer para os eventos da igreja e seus participantes.

Afinal, não há como eles apoiarem a ideia sem saberem ao certo no que isso irá colaborar e como isso vai acontecer.

Por isso, além das vantagens, mostre à diretoria da igreja todas as funcionalidades da plataforma e como utilizá-la. Isso será muito importante para passar segurança e transmitir a credibilidade do novo modelo de gestão.

#3 Explicite as motivações que impulsionaram o desejo da mudança

Por que você deseja implementar um novo método de gestão nos eventos da igreja? O pastor da igreja e o gestor do departamento de eventos precisam ter claro em suas mentes quais são as motivações pelas quais você deseja essa mudança.

No momento de expor a inovação, lembre-se de explicar a eles as melhorias que a plataforma promoverá aos membros, ao organizador, aos visitantes e até à igreja em si. 

Afinal, com a gestão profissional, todos os processos se tornarão ainda mais excelentes e eficazes – e tendo em vista que os eventos são meios de evangelismo, ensino, alinhamento, engajamento e outros – ter uma gestão bem feita contribui imensamente na obra do Senhor. Deixe a linha de frente da igreja ficar sabendo disso!

#4 Mostre-se disposto a fazer acontecer

Para convencer o pastor e a diretoria da igreja a aceitarem e se engajarem na nova cultura de gestão de eventos, apenas demonstrar as vantagens e o funcionamento da plataforma não é o bastante: você precisa mostrar-se disposto a contribuir em prol da nova cultura e em fazer acontecer.

Acredite: nada será mais eficaz nesse processo do que mostrar ao pastor que há uma equipe disposta a trabalhar e a auxiliar os membros nos novos métodos de inscrição, check-in, comunicação e outros.

Afinal, o pastor não precisa de mais uma coisa para lidar e administrar sozinho – com uma equipe pronta e uma pessoa disposta a tomar à frente desse novo projeto, tudo se torna muito mais fácil.

Como convencer os membros da igreja a se engajarem na nova cultura de gestão profissional?

Mas e quanto aos membros? Como convencê-los a se engajarem na nova cultura de gestão de eventos? Como vencer essa resistência que, em muitas igrejas, é a maior barreira para a implementação de uma plataforma? Veja algumas ideias a seguir:

#1 Comunique com sabedoria e antecedência

Mudar bruscamente algo que já acontece há muito tempo – como no caso da gestão manual em eventos – é uma ação arriscada e que certamente não será bem recebida pelos membros da sua igreja.

Portanto, se você deseja deixar os membros animados e envolvidos na nova gestão, procure comunicar com antecedência e da forma correta – aja com sabedoria!

Comunicar a inovação na gestão de eventos com cautela, atenção, visão de melhoria e que visa facilidade e excelência para os membros, para a igreja e para o Reino é muito melhor do que comunicar uma mudança radical dos processos com os quais os membros já estavam familiarizados e adaptados.

Nossa dica, nesse cenário, é que você prepare uma apresentação completa, dinâmica e inteligente para expor aos membros a nova dinâmica.

#2 Faça uma demonstração (evento teste)

Para fazer os membros experimentarem na prática a nova cultura de eventos, nada melhor do que conceder a eles um “test drive”. Fazer uma demonstração da plataforma em um evento teste fará com que os inscritos fiquem mais seguros, animados e engajados com a nova cultura.

Neste evento teste, procure coletar feedbacks dos participantes e expô-los, posteriormente, à igreja, ao pastor e ao gestor do ministério. Certamente a opinião e a experiência dos inscritos contará muito para convencer quem ainda está inseguro ou receoso.

#3 Tenha uma equipe de apoio preparada para auxiliar os membros nas dificuldades

Depois de implantar a plataforma, conte com uma equipe disposta a auxiliar os membros em suas dificuldades: problemas com a inscrição, dificuldades em criar uma conta, problemas com adaptação – entre outros.

Com essa ação, certamente os membros da igreja ficarão mais confiantes e se engajarão mais facilmente na nova cultura. Afinal, eles não se sentirão “sozinhos” no período de adaptação.

#5 Contrate uma plataforma de gestão de confiança

A plataforma digital é o principal pilar da gestão profissional. É justamente essa ferramenta que conduzirá e centralizará todos os processos e etapas da nova gestão de eventos.

Porém, não pense que qualquer plataforma vai servir para os eventos da sua igreja. É preciso escolher com sabedoria, análise e muita pesquisa. 

Nossa dica é que você conte com uma plataforma que seja referência no mercado de eventos cristãos, que tenha boas indicações, que seja integrada, fácil de operar, sem um preço exorbitante e com qualidade.

E para isso, precisamos falar do E-inscrição.

O E-inscrição é uma plataforma de gestão de eventos e cursos que simplifica processos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador. Além disso, nossa plataforma é referência em eventos cristãos.

E quando falamos de financeiro, as coisas ficam ainda melhores:

  • Você só paga quando vende, por inscrição confirmada;
  • Em eventos gratuitos, nosso serviço é gratuito;
  • Para eventos pagos, contamos com a melhor tarifa do mercado, apenas 6,9% – enquanto outras plataformas chegam a cobrar 10%;
  • É possível antecipar recebíveis.

Todas essas vantagens, para desfrutar de dezenas de funcionalidades da plataforma de gestão do E-i. Veja algumas delas:

  • Formulários personalizados;
  • Inscrições online;
  • Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
  • Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
  • Emissão de certificados;
  • Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
  • Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
  • Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.

Clique no botão abaixo e comece a modernizar a gestão de eventos da sua igreja agora mesmo!

E aí? Pronto para modernizar a gestão de eventos da sua igreja? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!

—————————————————————————————————————-

Leia também: Eventos cristãos: cobrar ou não cobrar pelas inscrições?

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *