Você já se preocupou em planejar, organizar, dar o sangue pelo evento que você está promovendo e, no fim das contas, ele não gerar o lucro que você esperava? A gente sabe que esse receio é bem comum no cotidiano dos organizadores de eventos, embora esse cenário possa ser evitado. Como, afinal, aumentar a rentabilidade do seu evento?
Com as estratégias certas, é possível finalizar um evento alcançando a rentabilidade esperada e ainda se surpreender com o faturamento. Quer descobrir quais são elas? O E-inscrição as listou nesse blog post para você!
Continue lendo!
Rentabilidade em eventos?
De acordo com o dicionário, rentabilidade é um conceito da Economia que indica o grau de sucesso de determinado investimento econômico; é o resultado de retorno; a capacidade de produzir rendimento.
Rentabilidade em eventos, nesse caso, é o grau financeiro de sucesso que um evento alcança. Em outras palavras, quanto de lucro é gerado no evento – afinal, nenhum organizador quer sair do seu evento tendo prejuízo, não é?
Dentre as entradas de um evento, devem ser considerados:
- As vendas dos ingressos;
- As vendas de opcionais.
Dentre as saídas, por outro lado, enquadram-se:
- Investimentos com aluguel do local e infraestrutura;
- Investimentos em convidados e atrações do evento;
- Contratação de fornecedores (alimentação, iluminação, dentre outros);
- Despesas em geral.
O desafio está justamente em conseguir uma boa rentabilidade, sem ter de jogar o preço do ingresso lá no alto. Calma que a gente te ajuda!
4 estratégias para aumentar a rentabilidade do seu evento
Dentro do vasto mundo dos eventos, ser estratégico e prezar pelo bom planejamento é essencial.
Nesse contexto, para aumentar a rentabilidade do seu evento…
#1 Analise com olhar crítico o seu planejamento e orçamento
Infelizmente, muitos organizadores acabam perdendo dinheiro porque não param para revisar seus gastos e não analisam com atenção o seu orçamento. Como consequência, os investimentos certos são deixados de lado, e as despesas quase que desnecessárias continuam incluídas no plano.
Nossa dica é que você coloque na balança o que realmente importa: quais são os gastos essenciais e quais são aqueles que podem ser excluídos. Você vai perceber que pequenos cortes podem fazer toda a diferença no final do seu evento.
Dessa forma – cortando as despesas não tão importantes – você conseguirá priorizar os investimentos que são essenciais como:
- Verba para divulgação (sempre nos canais que têm a ver com o seu público-alvo);
- Investimentos em convidados que atraiam os inscritos;
- Um local de destaque para o seu evento;
- Uma equipe qualificada em todas as etapas do seu evento.
#2 Atente-se à precificação dos ingressos
A precificação dos ingressos é a etapa em que o organizador vai determinar quanto o inscrito pagará para participar do seu evento. É aqui, também, que muitos organizadores acabam dando ‘um tiro no pé’, seja por falta de conhecimento ou até por medo dos participantes acharem o preço ‘absurdo’ ou ‘injusto’ demais.
A primeira coisa que você deve se atentar, portanto, para acertar na precificação do seu ingresso, é entender quanto vale o seu evento: quanto o seu evento acrescenta na vida dos inscritos? Qual a utilidade que ele tem e oferece?
Certamente os inscritos irão considerar o ingresso ‘caro’ demais em eventos que não acrescentam nada em suas vidas. Por outro lado, mesmo que o ingresso tenha um preço elevado, se ele oferecer valor, os inscritos vão considerar o ingresso até barato demais para tudo o que o evento ofereceu e acrescentou como vivência e aprendizado.
Nesse caso, sua perspectiva sobre o preço do seu evento deve ser transformada completamente, uma vez que o ‘quanto’ os inscritos pagarão para participar, torna-se uma questão de experiência, algo subjetivo e muito além do que você sequer imaginou.
Saiba tudo sobre precificação de eventos assistindo nossa aula:
#3 Aposte nos patrocínios
Independente de qual dos tipos de patrocínio em eventos você optar para o seu evento, é inegável que esse tipo de acordo é uma via de mão dupla com benefícios para os dois lados.
Quando uma empresa decide patrocinar um evento através de recursos ou serviços, além do auxílio financeiro, o organizador ganha uma ajuda preciosa com: ganho de credibilidade, transmissão de profissionalismo, aumento do alcance, fidelização de clientes, e assim por diante.
Nosso foco aqui, porém, é a vantagem financeira que os patrocínios conferem a um evento: ao firmar parceria com uma instituição, empresa, marca ou profissional, você obtém recursos sem gastar um centavo, e ainda auxilia o seu patrocinador com as vantagens que ele ganha.
A rentabilidade, nesse caso, é garantida – claro, só se você souber firmar boas parcerias e convencê-los de que realmente vale a pena. Leia nosso artigo:
Aprenda a como conseguir patrocínio para seu evento em 6 passos
#4 Gerencie seu evento com o E-inscrição
E se a gente te dissesse que gerir seu evento conosco é, sem dúvidas, uma estratégia para aumentar a rentabilidade do seu evento? O E-inscrição é uma plataforma de gestão com diversas funcionalidades que visam simplificar o dia a dia do organizador, desde as inscrições até as ações pós-evento, passando pela comunicação com os inscritos, pela gestão financeira e assim por diante.
O que interessa aqui, porém, é que um dos maiores diferenciais do E-inscrição é a rentabilidade. Você sabia que a nossa taxa única por inscrição é a menor do mercado?
Enquanto outras plataformas do nicho cobram a tarifa de 10% por inscrição, a do E-inscrição é de 6,9%. Agora pense na dimensão da vantagem que você ganha ao multiplicar pelo volume de inscrições do seu evento ou curso? Certamente, o valor que você economiza com gestão, você pode aplicar e investir em fornecedores, locais, recursos e divulgação, por exemplo.
Em eventos online e híbridos, também oferecemos benefícios ao organizador. Por valorizarmos o conceito de integração, nosso recurso de Streaming não é cobrado à parte – como em outras plataformas – mas é incluído na tarifa:
- Como você já sabe, nossa tarifa pela gestão é de 6,9%;
- Adicionando a transmissão à gestão, a tarifa se torna 7,9% – que ainda é muito menor quando comparada ao 10% que as outras plataformas cobram apenas pela gestão.
E aí? Tá esperando o que para aumentar a rentabilidade do seu evento? Fale com nossos consultores agora mesmo e conheça de perto o E-inscrição!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Por que o E-inscrição garante a você a melhor rentabilidade do mercado?