Cursos que vendem são cursos bem montados – com planejamento, estratégia e, principalmente, diferenciais. Você pode até não querer ouvir (ou ler) isso, mas esta é uma realidade: hoje, a concorrência está extremamente acirrada e, para que o seu curso se destaque no mercado, ter um branding bem estabelecido é fundamental.
E aí? Você pode dizer que essa é uma realidade no seu curso? Querendo ou não, seu público de interesse vai optar por comprar o curso que mais o encanta e o fascina de imediato – daí a enorme importância da marca. Para que seu produto esteja entre os cursos que mais vendem na sua área, portanto, você precisa olhar para o branding com uma atenção especial.
Nós, aqui do E-inscrição, queremos te ajudar com isso! Continue lendo e entenda mais sobre essa temática tão relevante!
Branding?
Diferente do que muitos pensam, o Branding surgiu antes do marketing digital e da internet. Esse termo, que do inglês traduzimos para “Gestão de Marca”, está relacionado à gestão estratégica da marca de uma empresa – de um produto, de um serviço, e assim por diante – que se dá através de ações intencionais de identidade, posicionamento e propósito.
Os objetivos?
- Encantar e atrair clientes; e
- Gerar relevância no mercado.
Antes da enorme popularização do digital, essas ações eram desenvolvidas na TV, no jornal, nas revistas, no rádio, nos outdoors e assim por diante. Com o advento da internet em todos os âmbitos, porém, o branding passou a ser trabalhado dentro do marketing digital e se incorporou a outros diversos canais de comunicação.
Um mito bastante recorrente dentro desse âmbito, é que o branding é “coisa de marca e empresa grandona”, mas como a gente já disse, isso é só um mito. Com conhecimento, estratégia e vontade de avançar, você pode trabalhar o branding também no seu negócio – que nesse caso, é o seu curso.
Pronto para aprender como criar uma marca incrível para o seu curso e colocá-lo entre os cursos que mais vendem na sua área? Se a sua resposta foi assim, acompanhe a partir de agora as nossas dicas de branding para cursos:
Branding para cursos: como criar uma marca que vende?
Para embasarmos nossas dicas, utilizaremos dois exemplos hipotéticos. Veja a seguir:
Exemplo 1: Digamos que o seu curso é sobre confeitaria profissional, e os inscritos são pessoas já estabelecidas dentro desse mercado, que procuram atualização e aperfeiçoamento em seus conhecimentos. Como seria a marca e a identidade visual ideal para esse curso?
Exemplo 2: Digamos que o seu curso é sobre artesanato para iniciantes, e os inscritos são pessoas que procuram uma fonte alternativa de renda, e que se interessam pela arte manual. Nesse caso, qual seria a marca e a identidade visual ideal para esse curso?
A primeira coisa a ser analisada antes de estabelecer sua marca, é a nossa primeira dica prática:
#1 Analise e conheça seu público-alvo
Não há como criar uma identidade, um visual, um nome ou um slogan, por exemplo, sem saber com quem você está falando, a quem está se direcionando e para quem pretende vender. Estamos falando do seu público-alvo. Você pode dizer que o conhece a fundo?
Sem saber como são os interesses, os gostos, a personalidade e os objetivos do público que você quer atingir, não há como estruturar a marca, simplesmente pelo fato de que ela precisa gerar identificação para os seus potenciais inscritos.
Nos exemplos acima, podemos observar um grande contraste entre os dois públicos-alvo. Enquanto um já tem experiência na área e busca aprimorar-se, outro ainda é leigo no conteúdo que será abordado no curso, mas deseja aprender os primeiros passos. A forma como você comunica e expõe a identidade do seu curso, influencia diretamente no alcance e impacto do seu público.
#2 Pesquise constantemente e observe seus concorrentes
Assim como é importante analisar e conhecer seu público-alvo, também é importante priorizar a pesquisa contínua e a análise do mercado. Um organizador estratégico está sempre buscando aperfeiçoar-se em seus conhecimentos e manter-se sempre atualizado.
A análise do mercado permite que você conheça as tendências da área que o seu curso está inserido e ainda proporciona que você construa diferenciais próprios do seu negócio.
#3 Defina a sua ‘cara’ | Identidade Visual
Depois de mapear quem é o seu público-alvo e de inserir a pesquisa no seu cotidiano, chegou a hora de definir, finalmente, a cara do seu curso – montar sua própria identidade visual.
Chamamos Identidade Visual tudo aquilo que compõe a cara de uma marca, uma empresa, um serviço, um produto ou, nesse caso, um curso.
Sendo assim, se o seu curso fosse uma pessoa, a identidade visual representaria o que essa pessoa veste, o modo como fala, o jeito que se comporta, seus gostos, manias e personalidade. Basicamente, dizemos que:
- A logo do curso e o nome dado a ele;
- O design no site;
- As cores;
- A linguagem utilizada e o tom de voz;
- As fontes e ilustrações;
- O modo como são feitos as fotos e os vídeos;
- O estilo das redes sociais.
São alguns dos elementos que compõem e constroem a identidade visual do seu curso. Em suma, definimos identidade visual enquanto a forma como a comunicação do seu curso é feita e a maneira como as pessoas o enxergam.
Voltando aos nossos dois exemplos iniciais, conseguimos observar:
- O exemplo 1, um curso de confeitaria para profissionais em busca de aperfeiçoamento, exige transmissão de credibilidade e seriedade em sua comunicação visual;
- O exemplo 2, um curso de artesanato para iniciantes, por sua vez, exige uma abordagem mais informal e que transmita a simplicidade, a facilidade e a simplicidade que os inscritos estão procurando.
#4 Promova ações que gerem lembrança de marketing
Nossa última dica – e uma das mais valiosas quando falamos de branding – é promover ações que gerem lembrança de marketing.
A lembrança de marketing é percebida quando algo se torna tão conhecido a ponto de o seu público de interesse, ao pensar na categoria de curso que está procurando, pensar primeiro no seu, porque essa é a primeira marca que lhe vem à cabeça. Isso significa dizer que a sua marca já ocupa um lugar bem definido na mente e no coração do consumidor.
Para que isso aconteça, promover ações específicas é fundamental. Elencamos algumas delas para você:
- Campanhas de mídia paga;
- Disparo de e-mail marketing;
- Conteúdo no blog e nas redes sociais;
- Ações de marketing de guerrilha.
Lembrando que todas as suas ações e os canais onde elas serão desenvolvidas devem estar em conformidade com o perfil do seu público-alvo.
Leia também: 3 passos para criar uma persona
E aí? Pronto para planejar suas ações de branding e tornar o seu curso, um dos cursos que mais vendem no mercado? Conte com a nossa ajuda!
Gerencie seus cursos conosco
Para otimizar todos os processos do seu curso, desde a divulgação, a gestão das inscrições e as ações específicas com o aluno, o E-inscrição é a solução que você precisa: somos uma plataforma completa e integrada para você:
- gerenciar inscrições;
- personalizar e emitir certificados digitais;
- gerir as finanças do curso;
- ter uma visão do seu alcance e ainda mapear seus inscritos para conhecer melhor o seu perfil, através de um relatório geográfico;
- automatizar processos;
- ter tudo isso GRATUITAMENTE para cursos sem custos e com uma taxa de apenas 6,9% para cursos pagos.
E ainda mais! Além do E-inscrição ser uma plataforma de gestão, também transmitimos o seu curso online através do E-i Streaming!
- pensado para organizadores digitais ou híbridos;
- permite ao organizador reunir até 500 participantes;
- sem limite de tempo de reunião;
- completamente integrado e automatizado com o E-inscrição gestão;
- multiplataforma;
- gravação da videoconferência;
- interação com os participantes;
- controle de privacidade.
Crie sua conta gratuitamente agora mesmo, e coloque o seu curso entre os cursos que mais vendem!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 5 indicadores para avaliar o sucesso do seu curso online