Comunidades digitais são grupos de pessoas que se relacionam em um espaço virtual criado especificamente para esse fim. São redes de relacionamento, comunicação e interação entre pessoas que possuem um interesse comum e, por causa disso, são extremamente efetivas e estratégicas
Seja a sua comunidade formada por alunos de um curso ou mentoria, clientes de uma empresa, inscritos em um evento ou consumidores de uma marca, para que ela funcione e gere sucesso para o organizador e para os participantes, são necessárias boas práticas dentro da comunidade digital.
E aí? Você sabe quais as ações que você deve priorizar quando se tem uma comunidade como essa? O E-inscrição preparou 4 dicas práticas para você. Continue lendo!
Leia também: Comunidades digitais: conheça essa tendência
4 boas práticas da comunidade digital para você aplicar
Comunidades digitais são excelentes para aproximar seu público, engajá-los, fidelizá-los, transmitir credibilidade, melhorar a dinâmica entre os membros e facilitar sua comunicação. Entretanto, para que todos esses benefícios possam ser alcançados e vistos, a comunidade precisa funcionar da forma adequada.
Afinal, seja pela falta de conhecimento ou estratégia, muitos organizadores tornam as comunidades digitais algo que mais atrapalha do que acrescenta – ou algo indiferente na vida dos membros.
Para acertar e começar a adotar boas práticas na sua comunidade digital, siga nossas dicas a seguir:
#1 Faça os membros sentirem-se exclusivos
Comunidades digitais são singulares e eficientes justamente porque oferecem aos membros, um senso de exclusividade e pertencimento. Aliás, as comunidades não teriam sentido algum se não permitissem justamente esse sentimento – algo vantajoso para todos que entram nelas.
Nossa primeira dica de boa prática para você, organizador, é que você faça os membros sentirem-se exclusivos. Faça-os perceber que estar na comunidade é algo realmente benéfico, algo que vale a pena e que é imperdível.
Algumas ideias para você:
- Ofereça cupons de desconto exclusivos para membros da comunidade: se a sua comunidade hospeda clientes de uma marca ou alunos de um curso, por exemplo, ofereça cupons de desconto nos produtos e serviços do interesse deles. Certifique-se de comunicar que os cupons são exclusivos para os membros da comunidade e, se possível, torne-os limitados;
- Insira novidades em primeira mão: faça os membros da sua comunidade ficarem sabendo das novidades antes de todos os outros (clientes, alunos, inscritos…);
- Presenteie com brindes e bônus: os brindes e bônus também são ótimas alternativas para mostrar à sua comunidade as vantagens de pertencer a ela. Ofereça aulas extras, conteúdos de valor (e-books, mentorias, materiais em PDF…) ou até produtos personalizados da sua marca/curso/evento.
#2 Adapte sua comunicação
A comunicação e a linguagem da comunidade digital devem remeter à proximidade. Um dos maiores erros dos organizadores, porém, é utilizar um tom de voz formal ou distante demais, o que enfraquece completamente o intuito da comunidade.
Adote isso como uma boa prática: transmita aos membros a sensação de que a comunidade é como uma família ou grupo de amigos próximos que podem contar um com o outro – assim como uma comunidade é, no sentido da palavra.
Comunique-se com frases objetivas e de fácil compreensão, utilize recursos visuais – como banners, por exemplo – vídeos e assim por diante.
#3 Saiba com clareza qual é objetivo da sua comunidade
Por que os membros da sua comunidade estão lá? Qual motivo os impulsionou para entrar e fazer parte dela?
Essa é uma das boas práticas mais importantes e fundamentais: saiba com clareza qual é o seu objetivo e tenha uma identidade bem definida. Evite misturar assuntos e procure deixar nítido quais os pilares e assuntos que a comunidade valoriza, e quais as temáticas que a comunidade não discute.
#4 Incentive a interatividade e a troca
Uma comunidade digital sem interatividade e troca de opiniões, conversas e feedbacks, certamente não é uma comunidade. As boas práticas de uma comunidade digital envolvem a participação de todos como um dos maiores pilares.
Para incentivar as interações, promova enquetes, quizzes e votações, estimule a interação e torne o ambiente da sua comunidade digital acolhedor e interessante. Caso isso não ocorra, você pode ter certeza que sua comunidade será silenciada, esquecida ou deixada de lado, mais cedo ou mais tarde.
Dicas extras!
- Cuidado com a plataforma que você escolher! Opte por um canal que tenha a ver com o assunto que a sua comunidade deseja abordar, e pesquise muito;
- Faça tudo baseado em seu público-alvo. Para alcançar o sucesso em sua comunidade digital, conheça com quem você está falando. Você pode traçar o perfil do seu público-alvo aqui: Como saber quem é meu público-alvo?
- Mantenha a frequência: não adianta nada publicar um conteúdo ou puxar conversa uma vez ao mês em sua comunidade digital. Para funcionar, aposte na recorrência.
Você é organizador?
A gente sabe que eventos e cursos exigem tantas tarefas e processos que, certamente, é fácil ficar perdido. Você já sentiu como se todo o tempo do mundo fosse curto para todas etapas que seu negócio exige?
Anota aí então a nossa dica de ouro: contar com uma ferramenta de gestão de eventos e cursos é, hoje em dia, indispensável para todos os organizadores e profissionais desse universo. Aliás, quem ainda trabalha com tudo feito manualmente, está perdendo muito e tende a sucumbir ao longo do tempo.
O E-inscrição é, nesse sentido, a solução que você precisa em um único lugar:
- Inscrições online;
- Formulários personalizados;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito e PIX;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
E com a melhor rentabilidade do mercado – nossa tarifa única por inscrição é a menor que você vai encontrar. Crie sua conta gratuita, comece a gerir seus eventos e cursos conosco e revolucione agora mesmo o seu negócio!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Criando um curso de sucesso: como evitar que meu curso online fique cansativo?