Aprenda como fazer crowdfunding em eventos Aprenda como fazer crowdfunding em eventos
Dicas para produtores

Aprenda como fazer crowdfunding em eventos

Também conhecido como financiamento coletivo, o crowdfunding é um recurso online que tem como objetivo arrecadar fundos para executar um projeto. É uma saída ideal para quem tem um evento em mente, mas não possui os recursos necessários para financiá-lo.

Por meio dele, é possível que os interessados em participar da produção façam doações monetárias em troca de algumas vantagens, como ingressos diferenciados ou brindes — dependendo da quantia em questão.

Se for um show, por exemplo, você pode oferecer um encontro com a banda como forma de incentivar doações generosas. Quer saber como utilizar o crowdfunding para arrecadar fundos para seu evento? Leia as 4 dicas que nós trazemos para você! 

1. Crie seu projeto

Antes mesmo de levar sua campanha ao ar, a primeira coisa que você deve fazer é colocar seus planos no papel. Planeje cada etapa minuciosamente para evitar falhas na organização e, para isso, é preciso prever tudo, desde a pré até a pós-produção nesse documento. 

Criar um projeto atraente para seu público é um ponto importantíssimo, já que é preciso aguçar o interesse para estimular as doações necessárias. Dessa forma, escrever um texto que demonstre seus objetivos e diferenciais é essencial. Aproveite esse espaço para criar um novo formato. 

2. Planeje seu orçamento

Quando você publica uma campanha de crowdfunding, ela já mostra ao público qual o valor mínimo necessário para que seu evento aconteça. Por isso, é fundamental calcular a quantia de forma precisa antes de levá-la ao ar, evitando imprevistos durante a organização. Afinal, seria um vexame perceber que o dinheiro arrecadado não foi o suficiente.

Sabendo disso, ainda no momento de criação do seu projeto, verifique cada custo que será empregado na produção para estabelecer esse valor. Considere pontos fundamentais, como aluguel de espaço e equipamentos, contratação de fornecedores e impressão de material gráfico. Além disso, calcule uma margem de erro para mais para dar conta de possíveis imprevistos.

3. Escolha a melhor plataforma

Existem muitas plataformas online que são voltadas para crowdfunding e você deve saber como escolher a mais adequada para seu caso. É importante considerar que algumas são voltadas para um ramo de projeto específico, como cultura, empreendedorismo ou tecnologia e atraem mais certos tipos de público.

O site brasileiro Queremos! é um caso de plataforma focada em entretenimento. Em compensação, há outras mais generalistas, como o Kickstarter, que possui projetos de diferentes ramos, abrangendo desde lançamento de livros até desenvolvimento de jogos. 

4. Divulgue seu projeto

Depois de colocar sua campanha no ar, é fundamental divulgá-la da melhor maneira possível para ter o retorno esperado. Afinal, você depende de seu público para financiar o projeto.

Sabendo disso, tenha uma estratégia eficiente para atingir o seu público-alvo. Para tanto, dois passos importantes são utilizar as ferramentas mais adequadas e empregar a linguagem mais próxima. Se você está organizando um evento voltado para adolescentes, por exemplo, pode utilizar as redes sociais como meio de divulgação e empregar uma linguagem informal. 

Colocando em prática estas dicas, você tem grandes chances de tornar seu projeto uma realidade por meio do financiamento coletivo, que ainda é novo, mas que já se mostrou muito eficiente.

Agora que você já sabe como criar uma campanha de crowdfunding, receba mais dicas sobre a organização de eventos assinando nossa newsletter!

 

Você também pode gostar
Como divulgar eventos esportivos pela internet
Ações pós-evento: o que devo fazer?
Marketing no Instragam: aprenda como divulgar evento

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This