Os eventos esportivos são populares por oferecerem entretenimento, diversão, adrenalina, momentos especiais com amigos e com a família. Seja um campeonato, torneio, corrida, pedal ou até uma caminhada no parque, essa modalidade de evento promete uma experiência inesquecível, sem dúvida. Mas e quanto à organização do evento esportivo? O que é necessário?
Muitos organizadores, ao planejarem seus projetos, acabam cometendo erros na organização e gestão de seus eventos, o que afeta diretamente no sucesso, na rentabilidade e na experiência do inscrito.
Para evitar que esses prejuízos aconteçam, elencamos os 5 erros mais cometidos na organização de um evento esportivo, e as melhores formas de evitá-los. Continue lendo!
#1 Deixar a divulgação em cima da hora
Para que um evento seja bem-sucedido e os participantes sejam parte, efetivamente, do público de interesse do organizador, a divulgação estratégica é essencial.
Porém, muitos organizadores acabam deixando o planejamento dessa etapa para em cima da hora e, então, as pessoas não são informadas e muito menos atraídas – esse é um dos erros mais comuns cometidos na organização de um evento esportivo.
Para evitar que ele aconteça, foque em planejar suas ações de divulgação o quanto antes, e garanta que os canais escolhidos estejam em conformidade com o seu público-alvo e o tipo do seu evento.
Leia também:
#2 Não atentar-se ao local e à estrutura
Seu evento é uma corrida de rua? Um torneio de vôlei? Um campeonato de futebol?
Cada evento esportivo exige uma estrutura e um local específico. Afinal, não há como promover um campeonato de futebol, por exemplo, sem um campo adequado, arquibancadas para a torcida, e assim por diante.
Muitos organizadores, porém, acabam descuidando desse aspecto e, como consequência, enfrentam problemas tanto com a qualidade do seu evento, quanto com a experiência do participante.
Para evitar esse erro, preze por espaços que acomodam públicos grandes e que oferecem conforto aos atletas, bem como toda a estrutura necessária para ampará-los. Não esqueça de priorizar locais que contenham hotéis, pousadas e restaurantes próximos do evento, a fim de acomodar os atletas e também os participantes.
E por fim, mais um aspecto importantíssimo: escolha um local com boa acessibilidade, de fácil localização, que permita uma boa locomoção e que ofereça segurança. Falaremos mais sobre isso a seguir.
#3 Não preocupar-se com as questões de segurança
Todo esporte oferece riscos aos atletas. Para evitar problemas e até consequências maiores, atente-se às questões de segurança e prevenção no seu evento esportivo – a ausência disso é, infelizmente, mais um dos erros de muitos organizadores.
Seu evento esportivo precisa de:
- Uma equipe própria para isso, qualificada;
- Ambulâncias e apoio para primeiros socorros: #DicadoE-i: Ao conseguir a documentação no município para a realização do seu evento, você pode acordar com a prefeitura a presença de ambulâncias durante o evento, caso ocorram acidentes de maior gravidade;
- Equipamentos de segurança específicos para o esporte em questão, do seu evento;
- Sinalizações para facilitar o deslocamento dos participantes e evitar riscos.
#4 Deixar a experiência do participante em segundo plano
A experiência do participante é um dos maiores objetivos de todos os eventos, não importa sua modalidade. Quando falamos em eventos esportivos, então, essa temática se torna ainda mais urgente, tendo em vista que os inscritos desse tipo de evento estão em busca de entretenimento, diversão e emoções.
O erro de muitos organizadores, porém, é deixar essa experiência em segundo plano e, como consequência, receber feedbacks negativos, perder clientes e acabar frustrado no final. Nesse caso, os organizadores preocupam-se demais com a competição em si e esquecem da vivência dos participantes que estão assistindo.
Para evitar que isso aconteça, confira nossa live sobre essa temática tão importante:
#5 Esquecer as ações pós-evento
Por fim, esquecer as ações pós-evento – um dos erros que podem prejudicar os eventos que já até aconteceram. As ações pós-evento são essenciais para manter esse status positivo e minimizar algum erro ocorrido durante a ocasião, sem falar que elas são a chave para fidelizar clientes e fechar a experiência do participante com chave de ouro.
No pós-evento, as seguintes medidas devem ser consideradas:
- Análise do evento;
- Feedback dos participantes;
- Engajamento com conteúdo de valor;
- Comunicação posterior.
Quando falamos em eventos esportivos, você também pode aproveitar para divulgar os vencedores, captar entrevistas e ainda realizar análises dos jogos/competições ocorridos.
Leia também: Pré ou pós evento? | Saiba qual é o mais importante
Acerte com o E-inscrição: a plataforma para o seu evento
E aí, organizador! Quer começar a acertar? Então conta com a gente!
Afinal, o E-inscrição é uma plataforma de gestão de cursos e eventos que simplifica os processos de eventos e cursos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando seu tempo.
E quando falamos de financeiro, as coisas ficam ainda melhores:
- Você só paga quando vende, por inscrição confirmada;
- Em eventos gratuitos, nosso serviço é gratuito;
- Para eventos pagos, contamos com a melhor tarifa do mercado, apenas 6,9% – enquanto outras plataformas chegam a cobrar 10%;
- É possível antecipar recebíveis.
Todas essas vantagens, para desfrutar de dezenas de funcionalidades da plataforma de gestão do E-i. Veja algumas delas:
- Formulários personalizados;
- Inscrições online;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo que nós te mostraremos tudo!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Gestão de eventos esportivos: 4 aspectos que não podem faltar