5 dicas para produzir eventos sustentáveis

Produzir eventos sustentáveis é quase que uma obrigação de todos os organizadores e empresas. Isso porque a sustentabilidade se tornou uma responsabilidade social para todos os mercados, e no de eventos não é diferente.

Mas como incorporar ações sustentáveis no planejamento e na organização? Não é tão difícil quanto parece. Na verdade, há cinco dicas bastante simples que podem ser colocadas em prática rapidamente. Quer saber quais são? Continue lendo e confira!

1. Opte por sistemas econômicos de iluminação

Apesar das lâmpadas de LED serem mais caras, elas duram muito mais do que as comuns e gastam menos energia. A economia pode chegar a 80%.

Essa economia impactará não apenas no bolso dos organizadores de eventos, mas principalmente na natureza. Lembre-se de que, ao economizar energia, você também estará economizando recursos naturais importantes, como a água.

2. Incentive o uso de transporte alternativo

Tenha em mente durante o planejamento do seu evento que os veículos são responsáveis por boa parte do dióxido de carbono que chega todos os dias na atmosfera.

Portanto, é preciso pensar em ações para minimizar esses impactos. A primeira delas é escolher um local que ofereça fácil acesso por meio de transporte público como ônibus e metrô. Isso com certeza incentivará os participantes a deixarem seus carros em casa.

Além disso, ofereça no local do evento vagas para estacionamento de bicicletas e incentive o sistema de caronas.

Lembre-se de fornecer todas as informações possíveis sobre transporte no site e nas redes sociais do seu evento. Crie até mesmo uma campanha para engajar os participantes a ajudarem a natureza com o uso de transportes alternativos.

3. Distribua copos especiais

Já que usar copos de vidro é algo polêmico em eventos e os descartáveis são muito poluentes, distribua aos participantes os chamados red cups, que são mais resistentes e duram a noite toda. Além de eliminar a necessidade de pegar novos copos a todo o momento, os red cups ainda são biodegradáveis.

Outra opção é produzir copos especiais para o seu evento, que podem ser dados aos convidados como um brinde ou então vendidos por um valor simbólico. O importante é estimular a conscientização!

4. Invista em comunicação e divulgação online

Você pode reduzir a distribuição de panfletos e folders explicativos sobre o evento e sua programação. É só optar por meios digitais como telões, aplicativos para celular ou outras plataformas de compartilhamento de conteúdo em tempo real.

A maior parte da divulgação também pode ser feita online, com o uso, principalmente, de redes sociais.

Caso precise imprimir panfletos, por exemplo, opte por papéis reciclados ou então papéis certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), órgão que garante que a produção siga padrões internacionais de proteção ambiental.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia ajuda muito a área de eventos em todos os quesitos, principalmente quando se fala em sustentabilidade.

A disponibilização de inscrições online, por meio de plataformas, possibilitou reduzir consideravelmente a quantidade de papel impresso para a confecção de convites e ingressos. Uma simples ação que traz muitos resultados positivos ao meio ambiente e, consequentemente, ao seu evento.

É importante lembrar que, além de investir nessas dicas, você deve também disponibilizar lixeiras para materiais recicláveis e não recicláveis e separar e tratar, de forma adequada, todo o resíduo gerado.

E então, gostou das dicas que selecionamos para te ajudar a produzir eventos sustentáveis? Você já coloca alguma delas em prática? Conte para a gente deixando um comentário!

Já possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento, gerando mais produtividade?

A E-inscrição é uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *