Lançado em 1985 e fundado pelo brasileiro Roberto Medina, o Rock in Rio é, hoje, um dos maiores eventos de música e entretenimento do mundo, junto a: Lollapalooza, Coachella e Tomorrowland, por exemplo.
Esse festival de música – que na realidade é muito mais do que isso: um evento de entretenimento, cultura e experiência – é extremamente popular entre os amantes da música. Em todas as edições, milhares de pessoas se reúnem na Cidade do Rock para prestigiar as atrações e colecionar memórias inesquecíveis.
Depois dos cancelamentos decorrentes da pandemia, o evento finalmente voltou a acontecer: o Rock in Rio IX ocorreu nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Rio de Janeiro.
E com esse mega evento tão recente, preparamos um artigo especial com 4 lições que o Rock in Rio nos ensina sobre gestão de eventos. E aí? Ficou curioso? Continue conosco!
O que o Rock in Rio nos ensina sobre gestão de eventos?
Todo organizador deve cultivar boas referências para aplicar em seus eventos. O Rock In Rio, nesse sentido, é um evento que carrega grandes lições, tendo em vista seu sucesso constante..
O primeiro aspecto de gestão que aprendemos com esse grande festival, é:
#1 Muito além de música, experiências
O Rock in Rio vai muito além de simplesmente, um festival de música. Na realidade, ele é um amplo universo de experiências, um provedor de vivências únicas e verdadeiramente inesquecíveis.
Afinal, se um evento oferece meramente o conteúdo proposto – a música no caso dos festivais, o conhecimento no caso dos eventos corporativos, e assim por diante – ele é facilmente esquecido e, então, acaba nem valendo a pena.
Antes de tudo, eventos bem-sucedidos proporcionam experiências, sensações, momentos marcantes e expectativas superadas – algo que transforma os participantes e os deixa com vontade de viver aquilo mais uma vez.
O Rock in Rio, nesse sentido, cumpre essa questão com maestria. Além dos palcos com bandas, cantores e artistas, a Cidade do Rock ainda oferece atrações como:
- roda gigante, tirolesa e montanha russa;
- apresentações de dança;
- games;
- experiências imersivas e ruas com atrações;
- ritmos e culturas do Brasil e do mundo;
- praça de alimentação, e muito mais!
Verdadeiramente, uma cidade para se aventurar – com muita trilha sonora, é claro. Consegue perceber como, embora a música seja o coração do evento, ele não se limita a apenas isso?
#2 Patrocínios e parcerias estratégicas
Outra lição de gestão que aprendemos com o Rock in Rio, está relacionada aos patrocínios e parcerias estratégicas.
O festival de música conta com parceiros que não participam como “somente nomes”, antes, são ativos na produção e no proporcionamento da experiência do participante.
Grandes marcas, nesse sentido, tornam-se partes do show e envolvem os inscritos, promovendo valor à sua vivência no evento, e não apenas sendo um “incômodo forçado”, como acontece em alguns eventos.
A lição importante para você aplicar, nesse sentido, é que você opte por parcerias estratégicas, marcas que façam sentido para o estilo e o público-alvo do seu evento. Muito além dos benefícios para o seu negócio, é preciso pensar em como os inscritos vão reagir a eles.
Leia também:
#3 Interação e engajamento
Outra lição trazida pelo Rock in Rio para a gestão do seu evento, que merece destaque, é a interação utilizada para aproximar os inscritos e criar uma atmosfera atrativa e divertida.
Continuamente, os organizadores do Rock in Rio promovem conteúdos em variados canais a fim de atingir o seu público e aumentar as expectativas. Consequentemente, há mais interação e engajamento – o que torna a experiência do participante ainda mais marcante.
Um organizador que se preocupa com a participação ativa dos seus inscritos mesmo antes do evento, é um organizador que, certamente, está à frente dos outros. Mesmo que seu evento tenha um caráter mais “formal”, é possível promover interações e aumentar seu engajamento de acordo com seu público-alvo.
#4 Fortalecimento e valorização da marca
O Rock in Rio já foi organizado – e continua sendo – em outros países além do Brasil:
- Portugal;
- Espanha;
- EUA.
Ainda assim, mesmo sendo promovido fora do Rio de Janeiro, o evento manteve – e mantém – seu nome imutável: Rock in Rio. A lição que aprendemos aqui está relacionada ao fortalecimento e à valorização da marca.
Esse poder consolidado pela autoridade da marca, viabilizou produtos licenciados próprios do Rock in Rio e até mesmo a criação de um novo festival com estreia em 2023: o The Town, em SP.
Como você estrutura seu branding e sua identidade visual? A forma como você lida com a marca do seu negócio, é extremamente decisiva no sucesso que você alcançará.
Gestão de eventos = E-inscrição
Contar com uma plataforma de gestão é ter uma ferramenta para integrar e facilitar todas as etapas do seu evento. Dentro dela, você gerencia informações, inscrições, finanças, processos, tarefas e ações de pré, durante e pós-evento.
O E-inscrição, nesse sentido, é a solução que você precisa, com a melhor rentabilidade do mercado. Somos uma plataforma de gestão de cursos e eventos que simplifica processos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando seu tempo.
E quando falamos de financeiro, as coisas ficam ainda melhores:
- Você só paga quando vende, por inscrição confirmada;
- Em eventos gratuitos, nosso serviço é gratuito;
- Para eventos pagos, contamos com a melhor tarifa do mercado, apenas 6,9% – enquanto outras plataformas chegam a cobrar 10%;
- É possível antecipar recebíveis.
Todas essas vantagens, para desfrutar de dezenas de funcionalidades da plataforma de gestão do E-i. Veja algumas delas:
- Formulários personalizados;
- Inscrições online;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
Clique no botão abaixo e comece a aproveitar todas as nossas funcionalidades agora mesmo!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Eventos culturais: 6 motivos de por que promovê-los