Você já deve ter ouvido falar de ‘persona’, não é? E não é à toa. A criação de personas tem se tornado cada vez mais popular enquanto estratégia efetiva para otimizar a produção, a divulgação e a venda de produtos e serviços – incluindo eventos e cursos – caso esteja se perguntando.
Em definição, buyer persona, ou apenas persona, é o termo do marketing digital que representa o cliente ideal. Nesse viés, o objetivo de criar uma persona é traçar o perfil de possíveis clientes em potencial para desenvolver um produto, serviço ou solução que converse com esse perfil e atenda suas dores, necessidades e expectativas.
Mas cuidado: não confunda persona com público-alvo, esses dois termos representam coisas diferentes:
- Público-alvo: é um grupo de consumidores com características semelhantes que determinada empresa identifica e segmenta no mercado, a fim de direcionar suas estratégias e campanhas;
- Persona: é uma representação semi-ficcional do seu cliente ideal. Dessa forma, ela é uma personagem criada com base em pesquisas com clientes, com a finalidade de representar os diferentes tipos de usuários que podem utilizar um serviço.
Como já falamos, criar uma persona pode ser muito efetivo para divulgar produtos e serviços, e consequentemente, essa estratégia também é ótima para aumentar o número de inscritos em eventos e cursos. Quer entender melhor? Continue lendo!
O que a persona tem a ver com o aumento das inscrições do evento ou curso?
Pense comigo: se criar uma persona para o seu evento ou curso é uma estratégia que te permitirá construir formas de divulgação mais assertivas, e ainda:
- definirá o tom e a linguagem da sua comunicação;
- o tipo de conteúdo mais eficaz;
- um direcionamento e abordagem mais assertivos;
- fornece a você insights importantes.
Em resumo, consequentemente o tráfego de visitas na sua página aumentará, o que gera um aumento de inscritos.
3 passos para criar uma persona para o seu evento e aumentar o número dos inscritos
Porém, é preciso que a criação dessa persona seja feita da maneira correta, e é justamente sobre isso que vamos falar a partir de agora:
#1 Coletar dados
O primeiro passo para criar uma persona e começar a aumentar o seu número de inscritos é a coleta de dados. Afinal, um persona não pode ser criada a partir de achismos, mas de dados concretos.
Como já explicamos, a criação de personas é sempre baseada em pesquisas e análises de dados reais. Por isso, coletar dados é uma tarefa indispensável nesse processo, além de significar a base de detalhes e especificidades da sua persona.
A ideia desse passo, portanto, é realizar uma pesquisa com seus clientes – o máximo que você conseguir – ou, caso você não possua clientes, pesquisar a partir do seu conhecimento de mercado, e responder algumas perguntas.
Lembre-se que essas perguntas precisam ser bastante específicas, a fim de que seja possível montar um perfil bastante detalhado – como um cliente real e humanizado – e para que suas estratégias sejam assertivas. Veja alguns exemplos:
- Como é a sua rotina?
- Qual frase te define?
- Qual o seu maior medo?
- Sua maior frustração?
- O maior desafio relacionado ao trabalho?
- Qual o seu maior sonho?
- Qual a sua visão de si mesmo no futuro?
- O que te faz sentir feliz?
- Qual foi a sua melhor experiência na vida?
- A sua pior experiência na vida?
- O melhor evento que já participou?
- O pior evento que já participou?
- Quais são seus principais assuntos de interesse?
- Suas principais fontes de informação?
- Suas redes sociais favoritas?
- Quais são suas principais influências para decisão de compra?
- Quais são as possíveis objeções a um evento?
Essa pesquisa pode ser realizada através de diversas ferramentas, tais como: formulários, entrevistas, stories no instagram e questionários – que inclusive podem ser enviados pela internet.
#2 Identifique padrões
Feitas as pesquisas, chegou a hora de analisar os dados e identificar padrões – ou aquilo que é comum e semelhante entre as respostas colhidas. Para isso, é preciso filtrar as informações e retirar tudo o que não se caracterizou como padrão ou semelhança – aquilo que foge muito das demais respostas.
É justamente esse filtro que começará a dar ‘corpo’ à sua persona – deixando-a mais concreta e única – e é ele também que permitirá que você identifique problemas, expectativas e preferências.
Para executar essa análise, monte uma tabela ou utilize uma planilha. Assim você consegue visualizar todos os dados em um panorama amplo e centralizado.
#3 Crie a persona
Você já tem os dados, e eles já estão devidamente filtrados: chegamos a um padrão, essa é a hora de ‘dar vida’ à sua persona. Aqui, você vai nomeá-la e montar um perfil detalhado para ela.
Para isso, comece descrevendo a situação da vida dela e inclua pontos importantes da trajetória, como conquistas, problemas, motivações, desejos e medos – como se realmente essa pessoa existisse e fosse interagir com você, consumir os seus serviços e participar do seu evento ou curso.
Depois, vá adicionando detalhes e outros cenários ao perfil da sua persona, detalhando como é a família dela, seu estilo de vida e rotina, seus hábitos e manias. Por fim, escolha uma foto ou desenho para representá-la.
Dependendo do evento ou curso e o quão amplo é o seu público alvo, você pode criar mais de uma persona. Porém, cada uma das suas personas deve representar problemas e dores diferentes que você precisa sanar.
Quer saber mais e se aprofundar nessa estratégia? Assista o nosso vídeo sobre criação de personas! Com Winicius Pio, coordenador de marketing do E-inscrição, você vai aprender mais detalhadamente sobre como a criação de personas pode impactar no aumento das inscrições do seu evento ou curso. É só clicar no play aqui embaixo:
E para mais dicas de estratégias de aumento de inscrições, assista nosso Webinar completo com “7 estratégias para aumentar as inscrições em eventos e cursos”! Clique na imagem abaixo que a gente te direciona para lá!
Seus cursos e eventos com o E-inscrição
Unindo estratégias bem definidas e uma plataforma de gestão que possibilite você executar um pré evento de sucesso e ainda administrar todos os detalhes do seu curso – certamente seu número de inscritos crescerá.
Com o E-inscrição, é possível gerenciar formas de divulgação, ter um site personalizado para o seu evento ou curso, zelar pela gestão de inscrições e proporcionar uma experiência inesquecível a todos os participantes.
Além disso, você consegue:
- Elaborar formulários personalizados;
- Oferecer inscrições online;
- Gerenciar as informações dos inscritos e transportá-las para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
Tudo isso com a menor tarifa do mercado: apenas 6,9%!
Quer saber mais? Clique no botão abaixo que nós te mostraremos tudo!
E aí, pronto para criar uma persona para o seu evento? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 4 aspectos a considerar antes de contratar fornecedores e parceiros para o seu evento