O que medir para saber se seu evento religioso foi um sucesso

Para um evento religioso de sucesso, é fundamental contar com um bom planejamento, uma equipe focada e boas estratégias de divulgação.

Porém, além de organizar um evento pensando nos mínimos detalhes e colocar em prática ações de marketing que permitem a comunicação mais adequada com o público-alvo, uma prática extremamente importante na área de organização de eventos é a análise de métricas.

Medir o sucesso de um evento religioso é fundamental para ter noção de quais ações e campanhas foram efetivas, quais geraram mais impacto no público e quais devem ser evitadas futuramente.

As métricas são um conjuntos de dados que indicam o desempenho do evento e ajudam a determinar se você conseguiu atingir os objetivos estabelecido durante a fase de planejamento.

Com a tecnologia, fica muito mais fácil saber se seu evento religioso foi um sucesso, e assim, potencializar novos projetos e otimizar o retorno sobre o investimento da igreja.

Para te ajudar nesse sentido, nós preparamos uma lista com 5 fatores que você deve medir para saber se seu evento religioso foi um sucesso. Confira!

1.  Hashtags

As hashtags são uma ótima maneira de aumentar o engajamento, chamar a atenção do público e saber se seu evento religioso foi um sucesso!

Ao criar uma hashtag para um evento cristão é possível centralizar todas conversas online, multimídia e informações sobre ele, além de aumentar a visibilidade on-line do evento.

Primeiro, deve-se criar um hashtag única, memorável, curta e clara, e, a utilizar em todas as postagens relacionadas ao evento em suas redes sociais. Quanto mais as pessoas veem, maior a probabilidade de elas usarem a hashtag ao postar sobre seu evento.

Certifique-se de se envolver com os participantes que estão usando a hashtag. Dessa forma, você estimula a divulgação espontânea e tem a possibilidade de verificar a eficiência dessa estratégia por meio da análise de métricas.

O número de interações com as hashtags nas mídias sociais é um indicador de reconhecimento da organização religiosa, alcance geral das estratégias de divulgação do evento e engajamento do público-alvo.

2. Atração

Para que o público participe de seu evento, você deve atrair o máximo de pessoas para seu site ou página do evento.

Ao utilizar ferramentas como o Adwords para ampliar sua divulgação por meio de mídia pagas, fique de olho na taxa de conversão das suas campanhas. Ela é o resultado da divisão no número de cliques dados nos seus anúncios pelo número de vezes que eles foram exibidos.

Então, acompanhe os URLs publicados nas mídias sociais que trouxeram tráfego para o site do evento através do Google Analytics. Se a taxa de atração

estiver baixa, você pode alterar sua estratégia de divulgação ou deixá-la mais agressiva investindo mais nas campanhas pagas.

3. Conversão de visitantes do site

Compare a quantidade de visitantes do site com a quantidade de pessoas que realizaram inscrições online para participar de seu evento.

Se o resultado for uma taxa de conversão for baixa, repense o planejamento de sua divulgação, começando por um novo design para seu site.

Outros fatores que podem indicar uma taxa de conversão baixa são as escolhas da data, local, atrações e programação do evento.

4. Número de participantes

Durante a etapa de planejamento, é feita a estimativa da quantidade de participantes do evento, uma vez que, esse número influência em várias decisões, como o local do evento, buffet e até mesmo o número de voluntários designados para realizar o credenciamento.

Na sua plataforma de gestão de eventos, você consegue obter o número de inscrição online nas semanas que antecederam seu evento para

determinar se você precisa, ou não, mudar ou tornar as campanhas de marketing digital mais agressivas de acordo com as expectativas.

Se o seu evento já teve edições anteriores, a sua plataforma gestão de eventos também te ajuda a comparar o número de participantes novos e saber se o evento ganhou mais reconhecimento ou se as pessoas perderam interesse ao longo do tempo.

O credenciamento também fornece uma métrica importantíssima para saber se seu evento religioso foi um sucesso. Ao fazer uma comparação entre as pessoas que fizeram as inscrições online e as que realmente fazem o check-in, pode indicar escolhas ruins de data, local e atrações, ou, condições climáticas e preocupações com a segurança.

5. Satisfação do participante

Saber como foi a experiência do participante é fundamental e no planejamento de um evento, e, garantir uma experiência fantástica é papel de todo organizador!

As pesquisas de satisfação são aplicadas para avaliar a performance da equipe organizadora e, consequentemente, o sucesso do evento!

Após o término do evento, você pode executar pesquisas para colher feedbacks e informações, saber se seu evento religioso foi um sucesso e melhorar o planejamento de futuros eventos.

Procure sempre saber como o participante ficou sabendo do seu evento, quais foram os pontos altos e baixos, o que o surpreendeu e o que pode ser melhorado. Se há alguma atração que ele gostaria de ver em uma nova edição e o que ele não atingiu as expectativas dele.

Outra métrica interessante para saber se seu evento religioso foi um sucesso é probabilidade de alguém recomendar seu evento a amigos e conhecidos.

Então, entreviste os participantes e separe-os entre detratores, neutros e promotores de acordo com a nota dada.

Os detratores são aqueles que deram as notas entre 0 a 6, já os promotores são os que deram as notas 9 e 10. Os neutros são aqueles cujo as notas ficaram entre 7 e 8. 

Agora que você sabe o que medir para saber se seu evento religioso foi um sucesso, já tem uma plataforma de gestão de eventos para te ajudar a gerenciar todas as etapas de um evento religioso?

A E-inscrição é uma plataforma especializada em ajudar igrejas e organizações cristãs do Brasil inteiro a revolucionar seus eventos e torná-los uma experiência muito mais enriquecedora!

Presente no mercado desde 2008, a E-inscrição, que já contribuiu com o sucesso de mais de 21 mil eventos por todo o Brasil. Somos uma das ferramentas tecnológicas essenciais para igrejas, permitindo controlar os gastos e vender ingressos com variadas formas de pagamento.

Além disso, somos uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Enfim, com a E-inscrição, é possível automatizar as etapas de planejamento e realização de um evento, gerando mais produtividade para você e permitindo organizar o evento gastando menos tempo!

Nós prezamos por uma experiência incrível com o melhor preço do mercado! Você irá surpreender-se com a facilidade e praticidade. 

  • Aplicativo de Check-in com leitura de QR-Code, acabou de uma vez por todas a complicação no credenciamento
  • Página própria e personalizada do seu evento para receber inscrições e disponibilizar mais informações
  • Pagamentos fáceis e seguros, o mais alto padrão de segurança: criptografia avançada + PCI Compliance
  • Comunicação com participantes de forma automatizada e efetiva
  • Divulgação facilitada, com sua própria página, divulgue ela tranquilamente em todos os seus canais
  • E muito mais!

 Não perca mais tempo! Clique no botão abaixo e cadastre grátis, agora mesmo! 

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *