Precisamos conversar sobre acessibilidade em eventos

No Brasil, 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, de acordo com dados do IBGE. Por isso, a acessibilidade em eventos é um assunto que precisa estar em pauta na realização de todos os tipos de projetos.

Caso você não saiba, acessibilidade significa permitir o alcance, a percepção e o entendimento para a utilização de edificações, vias públicas, espaços mobiliários, transporte coletivo e equipamentos urbanos. Tudo isso de forma segura e que proporcione autonomia.

O objetivo da acessibilidade é permitir que qualquer pessoa com mobilidade reduzida ou necessidade especial possa transitar sem encontrar barreiras impeditivas de acesso, que geram muito mais do que um limite físico, mas que também podem ocasionar acidentes e causar constrangimentos.

Além disso, a acessibilidade também engloba o uso de produtos, serviços e informações, permitindo o acesso a todo e qualquer material produzido em áudio ou vídeo.

Para te ajudar a produzir um evento que seja acessível de todas as formas, a todas as pessoas, preparamos este post com algumas medidas simples de serem implementadas, mas que causarão grande efeito.

1. Analise o local e cheque se serão necessários ajustes

Confira a estrutura do local escolhido para realizar o evento e veja se existe espaço suficiente e acesso para a locomoção dos participantes que tenham mobilidade reduzida ou total.

Se a estrutura deixar a desejar, contrate equipamentos móveis, como cadeiras especiais e rampas, que possam ser instalados temporariamente no local. Ou, então, cheque com os proprietários do espaço a possibilidade de fazer uma reforma.

Não se esqueça de checar também se o lugar oferece banheiros especiais e elevadores (se necessário).

Veja se os restaurantes ou praça de alimentação do espaço oferecem acesso diferenciado para os portadores de deficiência e se estão localizados em pontos estratégicos.

2. Disponibilize inscrições online

Você facilitará a vida de todos os participantes ao disponibilizar as inscrições para o seu evento online, mas especialmente as pessoas com mobilidade reduzida ou total serão as principais beneficiadas, porque não precisarão ter que se deslocar para garantir uma vaga.

No dia do evento, facilite ainda mais estabelecendo um espaço com prioridade para pessoas com deficiência no setor de credenciamento dos participantes.

3. Estenda a comunicação a todos

Lembre-se de que seu evento atingirá pessoas com diferentes problemas de acessibilidade. Portanto, disponibilize as informações, como local, data, horário e programação, em braile para atender às demandas dos deficientes visuais.

Também disponibilize alto-falantes para auxiliar os participantes e planeje a comunicação para que ela seja bastante objetiva, com cartazes com letras em tamanho legível.

4. Saiba como os participantes chegarão ao evento

Os meios de transporte público que dão acesso ao espaço onde será realizado o evento possuem rampa de acesso, elevadores ou cadeiras especiais?

É importante descobrir esse tipo de informação, porque, caso o transporte seja precário, você terá tempo de procurar por alternativas, como micro-ônibus e vans, ou, ainda, parcerias com serviços de táxi.

Viu como não é difícil e muito menos complicado incluir a acessibilidade em eventos? E você, está organizando algum projeto e já sabe como vai incluir a acessibilidade? Divida sua experiência com a gente deixando um comentário no post!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *