Promover eventos na igreja já se tornou uma prática bastante comum nas diversas denominações. Sejam retiros, seminários, congressos ou qualquer outra modalidade, os eventos possuem bastante espaço no âmbito cristão e, portanto, são organizados com bastante frequência.
Com a pandemia, os eventos presenciais na igreja foram interrompidos – assim como os cultos, em determinado período – mas isso não impediu que os eventos online fossem realizados e que se popularizassem muito.
Você provavelmente já organizou ou participou de diversos eventos na igreja, não é? Mas você sabe por que eles são feitos? Afinal, por que promover eventos na igreja? Quais são os objetivos disso? Há algum motivo em específico? Bom…
5 motivos para promover eventos na igreja
Na realidade, há diversos motivos. Cada evento promovido dentro da igreja possui uma intenção própria e visa questões específicas. Neste artigo, vamos te mostrar 5 motivos para promover eventos na igreja, bem como alguns exemplos bem práticos. Continue conosco!
#1 Eventos são uma forma de evangelismo
Digamos que você queira muito apresentar Jesus ao seu amigo do trabalho. O que é mais fácil? Convidá-lo direto para um culto de domingo ou então para um café entre amigos? Um acampamento de jovens? Um campeonato esportivo com o pessoal da igreja? A gente já sabe a resposta, não é?
Muito além de apenas um meio de gerar entretenimento e lazer para a membresia da igreja, os eventos são uma forma de evangelismo. Através deles, é possível atrair pessoas para a igreja de uma maneira muito mais leve e convidativa.
Algumas modalidades que se enquadram no objetivo de evangelização, são:
- Cafés;
- Festivais de música;
- Acampamentos e luais;
- Trilhas e caminhadas;
- Excursões;
- Campeonatos esportivos;
- Uma noite de cinema dentro da igreja.
Vale ressaltar que a faixa etária e o perfil do público que você deseja atingir devem ser muito bem percebidos e analisados antes que qualquer coisa seja feita. Afinal, o objetivo desse tipo de evento é justamente atrair – e isso só é possível quando você conhece os gostos e os interesses do seu público-alvo.
Feito isso, é só começar a organizar! Quer motivo mais lindo que esse para promover eventos na igreja? Um evento bem pensado pode ser o primeiro encontro de alguém com o Senhor.
#2 Engajamento dos membros
Outro objetivo comum que as igrejas prezam ao organizar eventos é engajar a membresia.
Sabe aquela reunião em um lugar especial, o treinamento diferenciado que o pastor promoveu e o jantar de liderança que você já participou em sua igreja? Todos eles foram eventos de engajamento – com o propósito de animar, motivar, agradar e incentivar você, membro.
Esse é, portanto, o segundo motivo pelo qual promover eventos na igreja é algo extremamente positivo: através deles, você consegue quebrar a rotina e motivar os membros a continuarem servindo e congregando com alegria.
Alguns exemplos de eventos que podem ser organizados para esse fim, são:
- Jantares ou almoços especiais;
- Shows de música;
- Festas temáticas;
- Reuniões de encorajamento + café.
#3 Ensino e direcionamento
Esse tipo de evento é, certamente, um dos mais populares no meio cristão. Os eventos de ensino são realizados em diversas igrejas e, às vezes, são tradições anuais em algumas denominações.
Sejam eles congressos, seminários, conferências ou workshops, os eventos de ensino e direcionamento possuem o objetivo de alimentar a fé e o conhecimento dos irmãos, fazendo com que esses cresçam espiritualmente.
Geralmente, essa modalidade de evento possui uma duração maior e, portanto, pode ser um pouco complexa de organizar. Ainda assim, é um dos tipos de eventos mais procurados por todos os cristãos que, inclusive, viajam longas distâncias para participar de um.
Por que, então, não organizá-los na sua própria igreja? Acabamos de citar mais um motivo pelo qual vale a pena promover eventos na igreja!
#4 Integração com novos membros
Os visitantes, os novos membros e os novos convertidos precisam ser integrados na igreja a fim de que se sintam, verdadeiramente, parte da família de fé. O que a sua igreja está fazendo para tornar isso possível?
Os eventos são ótimas alternativas para esse fim. Através de cafés de integração, reuniões de boas-vindas e festas de celebração para os recém-chegados, por exemplo, os novos membros ganham a oportunidade de fazer amizades e estabelecer elos significativos com a membresia da igreja em questão.
Assim, você garante que os recém-chegados estão sendo bem acolhidos e ainda incentiva os membros da congregação a praticarem a hospitalidade, a recepção e a consolidação. Mais um motivo bem considerável, não é?
#5 Ações sociais
Os eventos beneficentes são realizados com o intuito de levantar fundos ou recursos para alguma causa específica, sempre em prol da sociedade e para ajudar os necessitados.
Esse é, portanto, o último motivo pelo qual vale a pena promover eventos na igreja: através deles, você pode auxiliar diversas famílias e pessoas em posição vulnerável, além de incentivar a membresia da igreja a trabalhar pela causa e praticar a caridade.
E mais: através dos eventos solidários, é possível criar diversas parcerias com instituições que, futuramente, podem se tornar pontos de evangelismo e missão social.
Por onde começar?
Certamente você já entendeu que os eventos na igreja só trazem vantagens, não é? Mas como dar a largada nesse quesito? Como implantar a cultura dos eventos dentro de uma igreja que ainda não a tem?
Não se preocupe se você está se sentindo perdido e não sabe por onde começar a planejar, organizar e promover eventos na igreja. Nós vamos te ajudar!
Em primeiro lugar, tenha em mente que você precisa de três P´s indispensáveis na vida de qualquer organizador de eventos:
- Pessoas: conte com pessoas e voluntários para te ajudar em todas as etapas do seu evento. Clica aqui para saber mais: 5 questões a considerar ao montar uma equipe de voluntários para eventos cristãos;
- Processos: um evento necessita de diversos processos para ser bem-sucedido, e eles vão desde antes do evento iniciar, até depois do término dele. Todos esses processos precisam ser executados com excelência;
- Plataforma: por causa dessa necessidade, nada melhor do que contar com uma ferramenta digital, inteligente e integrada para facilitar as tarefas e otimizar o seu tempo: estamos falando da plataforma de gestão.
E quando falamos em plataforma, temos a melhor dica de todas: o E-inscrição.
O E-inscrição é uma plataforma de gestão de eventos e cursos que simplifica processos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador. Além disso, nossa plataforma é referência em eventos cristãos.
E quando falamos de financeiro, as coisas ficam ainda melhores:
- Você só paga quando vende, por inscrição confirmada;
- Em eventos gratuitos, nosso serviço é gratuito;
- Para eventos pagos, contamos com a melhor tarifa do mercado, apenas 6,9% – enquanto outras plataformas chegam a cobrar 10%;
- É possível antecipar recebíveis.
Todas essas vantagens, para desfrutar de dezenas de funcionalidades da plataforma de gestão do E-i. Veja algumas delas:
- Formulários personalizados;
- Inscrições online;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
Clique no botão abaixo e comece a utilizar todos esses benefícios agora mesmo!
Tendo os 3 P´s, muita vontade, dedicação e conhecimento (que você pode adquirir nesse portal de conteúdos também), temos certeza que o processo de organizar e executar eventos será bem tranquilo.
E aí? Pronto para começar a promover eventos inesquecíveis na sua igreja? Conte conosco, o E-inscrição quer ajudar em você em cada detalhe do seu evento. Veja o que diz o Pr. Sandro Oliveira – Coordenador Nacional do MDA – sobre a nossa plataforma:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Faça as malas com o E-inscrição: 6 coisas que você não pode esquecer de levar para o retiro de carnaval