O empreendedorismo e a maternidade têm caminhado juntos ano após ano, tornando-se cada vez mais comum. Inclusive, de acordo com pesquisas realizadas pela Rede Mulher Empreendedora (RME), 68% das mulheres empreendedoras do Brasil adentraram o mundo dos negócios depois de terem filhos.
Seja pela demissão que receberam em seus antigos empregos, pela falta de novas oportunidades no mercado depois de se tornarem mães, pela realização profissional ou pela necessidade de uma renda própria, o empreendedorismo é uma realidade bastante frequente na maternidade.
Em ocasião ao dia das mães, data tão preciosa que comemoramos no domingo (dia 08), preparamos um artigo especial sobre essa temática tão relevante: a maternidade e o empreendedorismo. Continue lendo!
Os desafios da mãe empreendedora
Certamente essa conciliação tem seus desafios – as mamães empreendedoras têm de enfrentar diversas barreiras para manter sua rotina sob controle. Elencamos, a seguir, alguns deles:
Conciliar o tempo e as tarefas
Muitas mães empreendedoras possuem dificuldades com a gestão do tempo: cuidar dos filhos, criá-los, dar atenção, auxiliá-los nas tarefas, ao passo em que todo um negócio está sob seu controle, verdadeiramente não é nada simples.
Aliás, mesmo que sejam extremamente organizadas, a jornada dupla é extremamente difícil de lidar e pode acabar sobrecarregando as mães: o estresse e a exaustão são bastante comuns nesse público, infelizmente.
É necessário lembrar, porém, que o equilíbrio, o descanso e os momentos de lazer são essenciais para a saúde física e mental das mães empreendedoras. A delegação de funções e saber reconhecer as prioridades do momento, nesse cenário, são ações indispensáveis.
Preconceito / Visão antiquada
Infelizmente, há ainda quem pense que mães não podem se tornar empreendedoras ou até que mulheres envolvidas no empreendedorismo desperdiçam tempo e energia ao sonharem com a maternidade.
Essa visão antiquada – acompanhada do preconceito – é também uma das barreiras que as mães empreendedoras encontram diariamente.
No entanto, embora as ‘mentes fechadas’ sempre existirão, hoje em dia existem inclusive empresas, redes de apoio e marcas que apoiam a maternidade e o empreendedorismo a serem vividos em conjunto, harmonia e equilíbrio. Quer ver isso na prática?
5 mães empreendedoras para você se inspirar
Elencamos, a seguir, 5 exemplos de mulheres que conciliam maternidade e empreendedorismo com maestria. Elas são verdadeiras inspirações que você precisa conhecer. Acompanhe!
#1 Bianca (Boca Rosa)
Bianca Andrade da Silva, também conhecida como Boca Rosa, é empreendedora, youtuber, influenciadora digital, apresentadora, atriz, diretora criativa e mãe.
Aos 27 anos, Bianca concilia sua vida profissional extremamente agitada também com a maternidade – seu filho Cris tem apenas 9 meses. A empresa de Bianca, ‘Boca Rosa Beauty’, hoje é uma das marcas mais relevantes de cosméticos no Brasil.
Bianca lançou, no ano passado, um pequeno documentário sobre sua experiência enquanto gestante, puérpera e mãe de primeira viagem. O “Mãe na real” está disponível no Youtube e é dividido em 5 vídeos.
#2 Júlia Maturana e Daniela Del Nero
As amigas Júlia Maturana e Daniela Del Nero fundaram a Hugspost.co quando se tornaram mães. O desejo de trabalhar em um local que concedesse liberdade para o exercício da maternidade foi o principal fator de motivação, que fez o espaço de coworking delas nascer.
Hugspost.co oferece uma estrutura corporativa que é integrada a um espaço infantil, tudo para que os filhos possam ser atendidos enquanto as mães trabalham – o ambiente foi feito para atender crianças dos seis meses aos quatro anos.
A empresa fica localizada em São Paulo e foi pensada para as mães que desejam continuar ativas em sua vida profissional, sem perder a infância de seus filhos.
#3 Dani Junco
Dani Junco é a idealizadora, fundadora e CEO da B2Mamy, uma aceleradora de negócios e ecossistema de startups. Pensada para as mães empreendedoras, a empresa ainda realiza cursos, congressos e programas de mentoria.
B2Mamy nasceu quando Danieli Junco descobriu sua gravidez, que aconteceu enquanto participava de um programa de aceleração para mulheres empreendedoras. Assim, Dani reuniu pessoas interessadas em fazer algo para – não só mulheres, mas mães empreendedoras – e conseguiu fazer com que seu empreendimento nascesse.
Carregando o slogan “Mães líderes e livres economicamente”, a empresa é a primeira no nicho, uma verdadeira referência no mercado.
#4 Kylie Jenner
A jovem Kylie, com seus apenas 24 anos, é considerada a mais jovem empreendedora bilionária do mundo. Foi em 2015 que a socialite, influenciadora digital e modelo fundou sua linha de cosméticos, com o nome “Kylie Cosmetics”.
Kylie é mãe de Stormi Webster, de 4 anos, e um menino de apenas 2 meses.
“Eu não acho que minha vida mudou desde que eu me tornei mãe: Eu acho que o jeito que eu olho para ela mudou“, contou Kylie para a Vogue Austrália.
#5 Letícia Zappelini
Por último, mais uma história inspiradora sobre maternidade e empreendedorismo. Letícia Zappelini é mãe de Benício e Maitê, possui formação em pedagogia com habilitação em educação infantil, especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, e é uma estudiosa da área do brincar.
A Ludolê Brinquedos e Brincadeiras de Verdade nasceu em Criciúma (SC), e foi fundada em 2018, quando Letícia passava por dificuldades tentando conciliar sua rotina profissional com a maternidade.
Hoje, o projeto está ativo e preza pela infância sadia, brincante e repleta de experiências. Letícia e sua equipe de educadoras realizam curadoria de brinquedos, livros e materiais que possibilitam o brincar inteligente, integrado aos lares, como meio de potencializar e despertar interesses e habilidades nas crianças.
A Ludolê também promove bate-papos on-line para ajudar outras mães empreendedoras com questões de autoestima e inspiração.
Feliz Dia das Mães!
Não há heroínas mais fortes do que as mães: que estão sempre lutando não só por elas, mas pelos seus filhos, que enxergam a vida com outra perspectiva quando carregam a criança no braço – ou no coração, depois que cresce e voa. Que se doam, que não medem esforços, que apoiam sem medidas e estão sempre ali: um porto seguro, um refúgio, um ombro sempre amigo e um colo independente da idade.
A todas as mamães, empreendedoras ou não, um feliz dia das mães! Vocês são verdadeiras inspirações e merecem muitas homenagens!
Nossa mais sincera admiração,
De toda a equipe do E-inscrição.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Liderança feminina no mundo dos eventos: importância e desafios | Especial Dia Internacional da Mulher