Cachorro quente, paçoca, maçã do amor, pipoca, pé de moleque, canjica, milho verde, quentão… todas essas gostosuras só querem dizer uma coisa: as tradicionais festas caipiras de junho – ou julho. Será que existem particularidades de como organizar esse tipo de evento?
A gente já sabe que todo evento demanda planejamento, gestão de inscrições, divulgação, contratação de fornecedores e assim por diante. Mas o que é que não pode faltar de jeito nenhum quando falamos especialmente das festas caipiras?
Neste artigo, você vai descobrir o passo a passo de como organizar esse evento imperdível de todos os anos. Já prepara o traje, solta a música da quadrilha e vem com a gente! Ah, e OLHA A COBRA…
… é mentira, rs.
Como organizar festas caipiras? | Passo a passo completo do E-i
Seja na escola, na empresa, na igreja, no clube ou em um lugar locado exclusivamente para isso, as festas caipiras são muito tradicionais no nosso país, e contam com diversas brincadeiras e atividades multiculturais.
Para que a organização seja impecável e sua festa seja inesquecível, existem cuidados e passos que você precisa tomar quando falamos de como organizar festas caipiras. Começando por…
#1 Dê atenção especial ao local do evento
Quantas pessoas você espera para a sua festa caipira? Essa é a primeira coisa que deve ser levada em consideração quando falamos da escolha do local do seu evento.
Quem é o público esperado? Colaboradores de uma empresa? Crianças de uma escola de ensino fundamental? Aberto ao público, com ambiente familiar? Só para a galera jovem? Para o pessoal da igreja? Essa questão também é decisiva na hora de bater o martelo e alugar um local.
Leve também em consideração que os estandes de alimentação precisam ser montados, e que é preciso um espaço próprio para a realização das brincadeiras, da quadrilha, e assim por diante. Por isso, nada de locais muito apertados – isso é até uma medida de segurança decorrente da retomada dos eventos presenciais.
Por último, busque negociar o aluguel com antecedência e lembre-se de ser muito estratégico na localização do espaço – estacionamento, fácil visibilidade, e assim por diante.
#2 Sobre as inscrições, pagamentos e divulgação
A venda e a gestão dos ingressos, a execução e a confirmação dos pagamentos e a divulgação do evento são pilares importantíssimos de qualquer evento, independente da modalidade.
Para garantir sucesso também nessas etapas, conte com uma plataforma de gestão para automatizar processos e facilitar o seu trabalho. O E-inscrição é uma dessas ferramentas e pode ajudar você. Todas as nossas funcionalidades são completamente integradas para que você tenha sua solução completa, em um só lugar.
Ah! E nossa plataforma oferece a melhor rentabilidade do mercado, com uma taxa única por inscrição de apenas 6,9% e com muita flexibilidade para você. Sem falar que, em eventos gratuitos, você utiliza o E-inscrição sem pagar nada.
Veja alguns dos nossos recursos:
- Inscrições online;
- Transmissão de eventos e cursos online;
- Comunicação com os inscritos pela própria plataforma, via e-mail;
- Formulários de inscrição personalizados;
- Antecipação de recebíveis*;
- Aplicativo para credenciamento via QR Code;
- Variedade nas modalidades de pagamento para os inscritos (somos a única plataforma do Brasil que oferece a opção de boletos parcelados);
- Pagamento fácil e 100% integrado com o mais alto padrão de segurança da indústria financeira: criptografia avançada + PCI Compliance.
E aí? Tá esperando o que? Crie sua conta gratuitamente e gerencie sua festa caipira com a gente.
#3 Planeje-se na decoração típica
Bandeirinhas, barracas com comida, pingentes de pipoca, chapéus de palha, retalhos de tecido… tudo isso faz parte da decoração típica de festa caipira.
Nossa dica é que você planeje muito bem essa etapa, para que tudo fique devidamente organizado – e encantador – e para que ninguém da sua equipe acabe ficando sobrecarregado.
Aproveite e otimize os espaços do seu local. Essa também é uma dica valiosa.
#4 Antecipe-se em relação aos comes e bebes
O planejamento é indispensável quando falamos de alimentação. Afinal, uma das maiores atrações das festas caipiras são justamente as comidas típicas e, portanto, não dá nem para pensar na hipótese de faltar.
Isso não quer dizer, porém, que a comida deve sobrar e te dar prejuízo. Calcule bem de acordo com a quantidade de pessoas e tenha sabedoria na escolha e contratação dos fornecedores.
Lembre-se que, além de alimentar os participantes, a comida também é um item decorativo quando falamos de festa junina. Por isso, capriche na decoração e ofereça aos inscritos uma experiência inesquecível.
#5 Prepare a trilha sonora
A trilha sonora também é algo extremamente característico das festas caipiras. Já pensou em participar de um arraiá que toca pop, rock ou qualquer outro gênero musical que não sejam as músicas caipiras? Realmente não combina, não é?
Por isso, prepare uma playlist estratégica para animar os presentes e deixar o clima propício para uma boa quadrilha.
Não esqueça de contar com uma equipe qualificada para cuidar da infraestrutura sonora – para evitar problemas e garantir segurança e credibilidade.
#6 Prepare a programação de brincadeiras e atividades
Por último, as atrações da noite: festa caipira não é festa caipira sem as brincadeiras e atividades típicas. Nossa dica é que você prepare uma programação recheada de atrações para divertir os participantes.
Quer algumas dicas?
- Pescaria com brindes;
- Tiro ao alvo;
- Boca do palhaço;
- Correio elegante – ou correio do amor;
- Cadeia;
- Touro mecânico;
- Martelo de força;
- Cama elástica e piscina de bolinhas.
Independente se o seu público é formado por crianças ou não, todo mundo se diverte com os jogos de festa junina, nós garantimos.
E aí? Agora que você já sabe como, está pronto para organizar festas caipiras inesquecíveis? Conte conosco!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Jantar para o dia dos namorados na igreja: 7 dicas do E-i