Uma das ações mais importantes do pré-evento para que um evento seja bem-sucedido, é a divulgação. Sem divulgação, não há alcance, atração do público-alvo e, portanto, não há resultado. Essa divulgação pode ser feita de diversas maneiras e em vários canais: redes sociais, e-mail, mídia paga, mídias offline – essa última sendo o tópico principal deste artigo.
A gente já sabe que as redes sociais são canais que bombam hoje em dia, que os e-mails são estratégias excelentes e que a mídia paga é extremamente efetiva, mas e as mídias offline? Será que esse meio é, ainda, algo que vale a pena na divulgação dos seus eventos?
Continue lendo e descubra!
Mídias offline
Como o próprio nome já diz, as mídias offline são aquelas que não envolvem a internet, mas que compõem a mídia tradicional, estabelecendo-se por meio de:
- Outdoors ou murais;
- Pôsteres, folhetos, panfletos;
- Anúncios impressos;
- Anúncios exibidos em canais de TV;
- Anúncios em rádio;
- Jornais ou revistas;
- Digital signage.
Chamamos essas mídias de ‘tradicionais’ porque elas existem há muito tempo, como meio de comunicação e publicidade – afinal, antes da internet, as marcas, empresas e serviços já tinham um meio de promover seu negócio.
Hoje, com o advento das tecnologias, da internet e do marketing digital, muitas práticas mudaram, e é aqui que muitos organizadores podem ficar confusos: será que ainda vale a pena utilizar as mídias offline na divulgação de eventos, quando as mídias online estão aí, disponíveis e em alta?
Divulgação em mídias offline ainda vale a pena?
A resposta rápida é: sim, ainda vale a pena. Vamos explicar.
Embora estejamos vivendo em uma era digital, moderna e 100% conectada, as mídias offline não devem ser desvalorizadas ou deixadas de lado, uma vez que:
- Potencializam o alcance do seu negócio;
- Permitem que você atinja pessoas onde elas estiverem;
- Potencializam suas conversões online;
- Ainda entregam credibilidade às pessoas;
- Dependendo do meio utilizado, são quase que impossíveis de serem ignoradas;
- São excelentes para o ganho de visibilidade.
Respondendo essa pergunta com mais detalhes, dizemos que as mídias offline não devem ser substituídas pelas mídias online, mas aliadas a elas para que, unidas, formem uma divulgação completa e eficiente.
Como utilizá-las na divulgação de eventos?
Antes de utilizar as mídias offline na divulgação do seu evento, analise:
- O estilo do seu evento: só assim será possível perceber qual é o canal mais adequado para a divulgação: impressos? Outdoors? Uma feira gastronômica conversa muito bem com pôsteres nos pontos estratégicos da cidade, enquanto que um show musical, por exemplo, será melhor visto em outdoors;
- O seu público-alvo: partindo do mesmo princípio do estilo do seu evento, o público-alvo também é um fator que deve ser analisado antes que você bata o martelo para definir seus canais e meios de comunicação e divulgação offline. Qual é o perfil dos seus potenciais inscritos? Quais são seus interesses e em quais canais eles estão majoritariamente presentes?
Depois de mapeados esses dois pontos importantíssimos, defina quais serão seus materiais de divulgação e inicie seu planejamento de marketing. Lembre-se que você não precisa escolher entre online e offline, mas que pode aliá-las para um melhor desempenho na promoção do seu evento: invista em uma estratégia cross-channel, aproveitando o que há de melhor em ambos os tipos de mídia.
Atualmente, é possível integrar e convergir ambas as ações a fim de alcançar resultados muito mais promissores. Quer alguns exemplos e dicas práticas?
- Se você utilizar panfletos impressos, insira um QR-Code para direcionar os interessados para a página do seu evento;
- Utilize a rádio local para divulgar seu evento e ofereça um cupom de desconto para os inscritos que descobriram o evento por lá;
- Aposte no outdoor em uma localização que faça sentido para o seu público e que possa atraí-lo.
E aí? Pronto para divulgar seu evento da melhor forma possível?
Leia também: Como fazer marketing de guerrilha na divulgação dos seus eventos.
Garanta um evento de sucesso
Aliando divulgação online e offline, é certo que seu evento terá um alto alcance e engajamento. Mas para garantir um evento de sucesso do início ao fim, você também deve atentar-se a outras ações que são indispensáveis:
- Planejamento e gestão de tarefas e etapas;
- Comunicação com os inscritos;
- Gestão financeira;
- Gestão das inscrições;
- Credenciamento e check-in;
- Ações pós-evento…
E ainda mais. Para facilitar todos esses processos, nossa dica é que você conte com uma plataforma de gestão que automatize tarefas, reduza seu tempo de trabalho e te garanta eficiência.
O E-inscrição, nesse sentido, é a plataforma de gestão e transmissão para cursos, eventos e treinamentos, com a melhor rentabilidade do mercado. A partir de diversas funcionalidades, nós te ajudamos a alavancar todas as ações do seu evento e colocá-lo em outro patamar.
- Relatórios financeiros e de boletos;
- Antecipação de recebíveis;
- Site para o seu evento de fácil configuração;
- Comunicação com os inscritos através da própria plataforma;
- Diversas formas de pagamento para os inscritos;
- Ferramentas para oferecer eventos online;
- Formulários personalizados;
- Emissão de certificados.
Crie sua conta gratuita e comece a utilizar nossas funcionalidades sem custo algum para eventos gratuitos, e conte com a menor tarifa única por inscrição no caso de eventos pagos! Clique no botão abaixo e revolucione os seus eventos:
PRESENTE PARA VOCÊ
Baixe agora nosso e-book exclusivo e descubra como promover uma experiência inesquecível aos inscritos dos seus eventos! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Direito de imagem em eventos: tudo o que você precisa saber