Você criou seu material, trabalhou no conteúdo, pensou em ações de divulgação e já têm professores prontos para ensinar, mas não sabe como precificar seu curso online? Esse é, geralmente, um dilema para os organizadores na hora de lançar seus cursos na internet.
A gente sabe que uma das grandes vantagens dos cursos online em comparação aos presenciais é justamente a economia, não é? Por não exigirem o investimento de tantos recursos como na modalidade presencial, geralmente as inscrições dos cursos online são mais em conta, o que atrai – e muito – o público-alvo.
Porém, embora a inscrição seja mais barata, no momento de precificar um curso online você não pode esquecer (de jeito nenhum!), que apesar de ser digital, o curso online também tem seu valor e, portanto, não pode ter seu preço jogado lá embaixo.
Continue lendo e entenda mais!
O que considerar ao precificar meu curso online?
O receio de cobrar alto demais e acabar assustando os inscritos sempre assombra o organizador, ao passo que cobrar um preço muito baixo pode transmitir falta de confiabilidade ou credibilidade – o dilema é grande. É exatamente por isso que estamos aqui para ajudar você nessa tarefa.
O que considerar no momento de precificar seu curso online? Siga nossas dicas:
#1 Quais foram os custos envolvidos?
Um curso presencial certamente envolve mais custos que um curso online – portanto, o valor das inscrições precisa ser correspondente a esses custos.
Em um curso online, por exemplo, não é necessário um local próprio para as aulas – o que dispensa os gastos com aluguel – ou manutenção – luz, equipamentos, mesas e cadeiras para os alunos, materiais impressos e assim por diante.
Existem sim, certamente, gastos relacionados aos cursos em ambiente digital, o que inclui:
- plataforma de transmissão;
- câmera;
- microfone;
- ações de divulgação;
- equipe técnica e de suporte.
Ainda assim, é inegável que produzir um curso presencial sairá mais pesado para o seu bolso do que um online. Portanto, antes de definir o preço do seu curso online, tenha em mente que ele deve ser proporcional ao que você gastou para produzi-lo, divulgá-lo, transmiti-lo, e assim por diante.
Isso não significa, porém, que você precisa baixar o preço a ponto de desvalorizar o seu negócio. É o que falaremos a seguir.
#2 Relação valor x preço
Em primeiro lugar, tenha sempre em mente que valor não é a mesma coisa que preço. Enquanto que:
- Valor é a utilidade de um bem ou serviço e significa ir além das expectativas do cliente (no seu caso, do inscrito)…
- o Preço é a quantia de dinheiro que o consumidor precisa desembolsar para adquirir um produto ou serviço – nesse caso, o seu curso online.
Sendo assim, o preço do seu curso online, embora deva ser proporcional aos custos que você teve para montá-lo e que terá para divulgá-lo, transmiti-lo e assim por diante, também deve sempre considerar o seu valor.
Quanto o conteúdo do seu curso pode beneficiar seus inscritos? Qual é a contribuição que o seu curso oferece aos inscritos na vida profissional/financeira/pessoal/espiritual dos alunos, dependendo da área que ele abrange? Seu inscrito compreende o quanto o seu curso pode agregar valor a ele?
O valor é, certamente, algo que deve ser colocado na conta.
#3 Como está o mercado?
Você lembrou de levar em conta os custos que seu curso online exigiu e também adicionou na equação o valor que ele agrega aos alunos. O que fazer agora? Esse é o terceiro fator que deve ser considerado: observe o mercado.
Analisar o que a sua concorrência tem feito é um parâmetro coerente e que deve ser considerado na hora de precificar seu curso online. Afinal, a partir dessa análise, você evita desvalorizar seu produto e também não comete o erro de cobrar um preço muito discrepante do que aquele que o mercado está propondo.
Além disso, analisando o mercado, você pode elaborar estratégias para diferenciar o seu curso – e nós não estamos falando em apenas cobrar menos que o concorrente só para atrair o público de interesse.
Antes, o objetivo é que você pense em quais benefícios e vantagens os seus potenciais inscritos podem ter ao escolherem o seu curso – aquilo que a concorrência não tem.
#4 Defina uma margem de lucro
Por último, algo que deve ser sempre considerado, sem dúvida alguma: não esqueça de definir uma margem de lucro.
De forma geral, o lucro é obtido a partir da subtração do faturamento (as entradas) pelos gastos totais para viabilizar seu curso (as saídas). Nesse sentido, a margem de lucro é obtida através do cálculo: lucro do negócio, dividido por sua receita total (todas as entradas) – esse resultado pode ser multiplicado por 100 para obter uma porcentagem.
Quer um exemplo? Digamos que a receita do seu curso é de 9 mil reais e o lucro, por sua vez, é de 3 mil reais. Nesse caso, sua margem de lucro seria de 0,33%, que em porcentagem, significa 33,3%.
A margem de lucro é um ótimo indicador de desempenho do seu curso. Através desse resultado, você pode constatar se o curso supriu as expectativas do seu público, se é necessário baixar o preço da inscrição, ou se é possível aumentá-lo.
Conte com o E-inscrição!
Preço definido ☑;
Valor considerado ☑;
Custos contabilizados ☑;
Muitos inscritos para o seu curso online ☑.
E agora? O que é que falta para o sucesso absoluto do seu curso? Ora, e se a gente te contasse que existe um recurso que te ajuda a integrar todas as etapas dos seus cursos, otimizar os seus processos e ainda que possui a menor tarifa do mercado? Estamos falando do:
E-inscrição ☑
O E-i é uma plataforma de gestão de cursos e eventos que simplifica os processos de eventos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador. Além disso, contamos com a menor tarifa do mercado, apenas 6,9%, e sem taxas para eventos gratuitos!
Na plataforma de gestão do E-i, é possível:
- Elaborar formulários personalizados;
- Oferecer inscrições online;
- Gerenciar as informações dos inscritos e transportá-las para arquivos em PDF;
- Possibilidade de oferecer diversas opções de pagamento: parcelas em até 12x em boleto e no cartão de crédito;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser.
E isso nem é tudo! Além de você poder gerenciar seus cursos pela nossa plataforma, você também pode transmiti-los através do nosso recurso de streaming: o E-i Streaming:
- pensado para organizadores digitais ou híbridos;
- permite ao organizador reunir até 500 participantes;
- sem limite de tempo de reunião;
- completamente integrado e automatizado com o E-inscrição gestão;
- multiplataforma;
- gravação da videoconferência;
- interação com os participantes;
- controle de privacidade.
Clique no botão abaixo e crie sua conta gratuitamente agora mesmo!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Desistência de alunos ao longo do curso: o que fazer?