O Rock in Rio é, há muito tempo, um conglomerado de coisas além do festival de música. Ele é um evento de experiências, apresentações culturais, atrações de lazer e diversão, brinquedos radicais, games, experiências imersivas, metaversos e outras atrações em forma de ativações de marca.
E aí? Já ouviu esse termo? O que são, afinal, as ativações de marca? E live marketing? Você conhece?
No artigo de hoje, vamos te mostrar o que são essas estratégias, como elas beneficiam um evento e como foram executadas na edição 2022 do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio. Continue conosco!
Live Marketing
Live Marketing é uma estratégia bastante popular atualmente, que se utiliza de experiências ao vivo – daí o nome – e tem como objetivo engajar o público, aumentar as vendas e fidelizar (e encantar) clientes. Para isso, utiliza-se a conexão afetiva, emocional e sensorial com o público, através de diversas ações que atingem a emoção dos participantes do seu evento.
O live marketing também é conhecido como marketing ao vivo ou marketing experimental e se caracteriza pela interação, pela diversidade das ações, pelos detalhes, pela criatividade e pela visão estratégica. Afinal, o objetivo dessa tendência é surpreender positivamente o público em questão, entregando-lhe uma experiência sensorial inesquecível.
Dentre as vantagens da estratégia, destacamos:
- Criatividade e atração da atenção do público;
- Interatividade e engajamento;
- Visibilidade e repercussão.
Ativações de marca no Rock in Rio
Como você já sabe, o Rock in Rio é extremamente forte em parcerias e patrocinadores. Esse ano, os parceiros do festival são:
- Itaú (patrocinador master);
- Rio prefeitura (patrocinador institucional);
- Coca-cola;
- Volkswagen;
- Tim;
- Kit kat;
- C&A;
- Americanas;
- Ipiranga;
- Doritos;
- Heineken;
- Natura;
- Tik tok.
Além dos Media Partners: TV Globo, Multishow, Bis, O Globo, Extra, Flix Media, Mix, Rádio Rock e Rádio Cidade, Eletromidia e dos Apoiadores: iFood, Chilli Beans, Filtr, MDS, Prudential, Johnnie Walker, Tanqueray, Movida, Seara, CVC, Philips, Gerdau, DHL, Ingresso.com, Estácio, Porto Seguro, Braskem, Cup Noodles, Warner Music Group, Pão de Açúcar, Colgate, Suzano, Olla, Bob’s, 3corações e KNN Idiomas.
No Rock in Rio, as marcas parceiras promovem ativações de marca através de live marketing: são realizadas ações com o objetivo de gerar valor ao público através de experiências.
Listamos, a seguir, as principais ações de ativações de marca na edição de 2022. Confira!
#1 Arena Itaú
O Itaú, patrocinador master do festival, promoveu a Arena Itaú, em parceria com o Tik Tok. O objetivo foi dar visibilidade aos artistas-destaque da rede social, além de receber shows de artistas como: Pedro Sampaio, João Gomes, Ananda, Terno Rei e Lagum.
#2 Coca-Cola com Fortnite
A ação da Coca-Cola uniu o físico e o digital e penetrou o metaverso. Neste ano, em parceria com o Fortnite, a Coca montou o Coke Studio. No mundo físico, um espaço de encontros entre artistas, e no mundo virtual, por meio do metaverso.
Os artistas de diversos gêneros apresentaram seus pocket shows e também promoveram colisões musicais inéditas.
#3 Montanha-russa do Ipiranga
Os postos Ipiranga trouxeram novamente sua atração tradicional: a montanha russa.
Além do brinquedo radical, a marca ainda esteve presente na Rota 85, com o “Postinho Ipiranga vintage” – um espaço para geração de conteúdo para redes sociais – e com seu stand próximo ao palco Mundo.
#3 Heineken: micro-floresta, tirolesa, operação de chope
- Micro-floresta: a micro-floresta da Heineken é uma novidade da edição 2022 e oferece ao público uma experiência única de imersão com a natureza. Dentro do lounge, o público pôde compor músicas a partir da interação com diversas espécies de plantas da Mata Atlântica;
- Tirolesa: uma atração já tradicional do festival, a tirolesa Heineken tem 200m de comprimento e proporciona aos participantes, uma aventura inesquecível: o público sobrevoa a Cidade do Rock sobre uma multidão de pessoas e durante os principais shows;
- Operação de chope: neste ano, a patrocinadora investiu 5 milhões de reais nos seus bares do Rock in Rio. Foram mais de 80 pontos de vendas espalhados pela Cidade do Rock.
#4 A nave da Natura
A Natura, em mais uma edição, promoveu a Nave – um espaço incrível de imersão e experiência sensorial com a Amazônia Contemporânea.
Dentre as experiências da atração, destacam-se:
- Portal Natura: experiência sinestésica sobre a Amazônia;
- Loja Pop Up Natura;
- Aparelhagem de João do Som;
- Projeções em cartões postais cariocas.
#5 TIM
A TIM estreou como patrocinadora do Rock in Rio neste ano, e já começou provendo ativações de peso: além de proporcionar o primeiro Rock in Rio 5G da história, a marca ainda marcou presença com seu stand com projeções.
O que se destacou, porém, foram os óculos de realidade virtual, que possibilitaram aos participantes um sobrevoo pela Cidade do Rock em uma sala imersiva.
#6 C&A
A C&A, patrocinadora do Rock in Rio, responsabilizou-se pelo “look oficial” do evento. A marca promoveu sua ativação através de seu portfólio mais recente de vestuário, com itens licenciados da etiqueta Rock in Rio Brasil e ações de incentivo de descarte consciente de roupas usadas.
E aí? O que achou das ativações de marca dos patrocinadores do Rock in Rio? Agora você já está por dentro do Live Marketing!
Aproveite para ler também: 5 estratégias de marketing utilizadas pelo Rock in Rio para você aplicar no seu evento
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Qual é a estratégia de venda de ingressos do Rock in Rio?