Os amantes da música, os fãs do entretenimento, os apaixonados por pop, por heavy metal, por pessoas, por diversão, por adrenalina, por seus artistas favoritos, por música eletrônica ou até MPB – todos esses públicos, apesar de distintos, possuem algo em comum: eles amam o Rock in Rio.
A grande questão é: por que? Por que esse festival de música ultrapassou os limites de ser “apenas mais um evento de entretenimento” e se tornou algo pelo qual os inscritos esperam ansiosamente?
A resposta pode ser encontrada a partir de apenas 3 palavras: experiência do participante. Esse é o segredo do Rock in Rio ter se tornado um dos maiores festivais de música do mundo. Os participantes não compram um ingresso, mas uma experiência.
Continue lendo!
Experiência do participante?
A experiência do participante envolve tudo o que os inscritos vivenciam ao longo de todos os processos e etapas de um evento, desde o pré-evento, durante e também no pós-evento (depois que ele termina). É tudo o que eles sentem associado ao evento, todas as memórias que criam, e tudo o que cultivam por ele.
Consegue perceber que a experiência do participante não se limita apenas ao momento do evento em si, mas em todas as suas fases, estendendo-se e espalhando-se em diversos âmbitos que o envolvem?
Todas as ações realizadas ao longo das etapas, portanto, devem visar um objetivo: encantar os participantes. Desde as medidas de divulgação, de gestão, de comunicação com os inscritos, de recepção, check-in e ações pós-evento – tudo isso deve ser pensado na experiência que o participante terá.
Um evento de sucesso, portanto, é um evento que proporciona uma experiência inesquecível aos participantes. Nós garantimos: isso o Rock in Rio sabe fazer muito bem.
Leia também: Experiência do participante em eventos: o que, afinal, os inscritos esperam do seu evento?
Como o Rock in Rio trabalha a experiência do participante?
A partir de agora, vamos te mostrar como o Rock in Rio trabalha a experiência do participante para tornar o evento inesquecível, fidelizar os inscritos ano após ano e esgotar os ingressos em breves minutos.
Já pegou papel e caneta? Anota aí!
#1 Interatividade e imersão
Quando falamos de Rock in Rio, falamos de inscritos que não são meros espectadores do festival, mas que são parte ativa dele. É possível enxergar com nitidez o envolvimento dos participantes em todas as etapas:
- As pessoas aguardam com ansiedade a divulgação da line-up;
- Os ingressos terminam em minutos quando as vendas são abertas;
- Cada artista e convidado confirmado é uma vibração diferente;
- A Cidade do Rock é moldada pelo seu público;
- Cada parceiro e patrocinador envolve os inscritos de maneira única.
Estar no Rock in Rio, nesse caso, é uma experiência imersiva e completamente inebriante. Desde as redes sociais do evento, até a logística da Cidade do Rock, tudo é pensado em volta da interatividade e de tornar o público, o maior protagonista.
#2 Ações sensoriais
Cada marca parceira presente no festival trabalha a experiência e o live marketing à sua maneira:
- Arena Itaú com TikTok;
- A Nave da Natura;
- A tirolesa de 200 metros da Heineken, bem como seu lounge;
- Coke Studio – tanto no mundo virtual (metaverso do evento, criado em parceria com a marca no Fortnite), quanto no físico, em um espaço que irá promover o encontro de artistas e DJs de diferentes gêneros musicais;
- A montanha-russa do Ipiranga…
São apenas alguns exemplos de ativações realizadas no Rock in Rio que, muito além de promover seu produto, serviço ou marca, geram emoções e despertam sensações no público inscrito.
Dessa forma, o público acaba encontrando diversão, vivências inesquecíveis e experiências que lembrarão para sempre – muito além de um show musical. Sem falar dos produtos personalizados do Rock in Rio, que conferem ainda mais autenticidade à experiência.
#3 Popularidade
A autoridade de marca do Rock in Rio foi sendo construída com o tempo, desde a primeira edição em 85, e hoje demonstra seu impacto também sobre a experiência do participante no evento.
Aliando o nome (a marca, a identidade) do festival, os parceiros e patrocinadores garantem ainda maior credibilidade, transmitindo ao público a sensação de “se eu não for, estarei por fora das coisas”. É o senso de popularidade e pertencimento que atinge os potenciais inscritos.
Estar no Rock in Rio, nesse caso, não significa apenas participar de um festival ou evento de música, mas fazer parte de um grupo, de uma comunidade envolta dessa autoridade que a marca carrega intrínseca em si.
Consegue perceber que, muito além de um ingresso, o organizador passa a vender um status, uma experiência e uma marca?
E aí? Deu para aprender bastante com o Rock in Rio? A imersão, a interatividade, a popularidade e as ações sensoriais são apenas alguns exemplos de estratégias utilizadas para enriquecer a experiência do participante do evento.
No seu negócio, muitas outras estratégias podem ser aplicadas e utilizadas, dependendo da modalidade do seu evento e do perfil de seu público-alvo.
Assista nossa live exclusiva e descubra tudo sobre esse assunto!
Como tornar a experiência do participante do meu evento inesquecível?
Siga as lições que o próprio Rock in Rio nos ensina, e entenda que cada evento é um evento. Procure adequar cada dica de acordo com a sua realidade.
Ainda assim, algumas coisas são universais:
? Você precisa conhecer o seu público, saber o que eles procuram e o que esperam do seu evento;
? O planejamento e a estratégia são fundamentais em todas as etapas;
? Sem gestão, o evento desaba: nada de experiência do participante.
Nós, aqui do E-inscrição, preocupamo-nos imensamente com a gestão de eventos bem-sucedidos. Desde as inscrições, até o check-in, o financeiro e as ações pós-evento, são fatores determinantes na experiência inesquecível do participante.
Já pensou em integrar tudo isso com excelência dentro de uma plataforma? Nosso sistema de gestão permite ao seu evento:
- Inscrições online;
- Relatórios financeiros e de boletos;
- Antecipação de recebíveis;
- Site para o seu evento de fácil configuração;
- Comunicação com os inscritos através da própria plataforma;
- Diversas formas de pagamento para os inscritos;
- Ferramentas para oferecer eventos online;
- Formulários personalizados;
- Emissão de certificados.
Com a melhor rentabilidade do mercado. Você sabia que a nossa tarifa única por inscrição é de apenas 6,9%? Converse com os nossos consultores e crie sua conta gratuita no E-i!
Clica aqui embaixo que a gente te ajuda:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 5 estratégias de marketing utilizadas pelo Rock in Rio para você aplicar no seu evento