As metodologias de ensino são grandes responsáveis pelo sucesso de um curso – sejam cursos de graduação, especialização, capacitação, presenciais ou online. Basicamente, elas são a forma como o conteúdo é transmitido aos alunos, os caminhos que levam os alunos até o aprendizado e garantem que essa jornada até lá seja produtiva e eficiente.
Se falássemos sobre essa temática anos atrás, certamente iríamos nos deparar com um único modelo de ensino existente até então: aquele em que apenas o professor fala e o restante da turma apenas escuta. Chamamos essa forma de metodologia tradicional.
Hoje em dia os cenários mudaram, bem como as tecnologias e a mentalidade dos alunos. Surgiram, então, novas metodologias de ensino, formas de ensinar completamente diferentes do que todos conheciam. A revolução das metodologias ativas chegou para aprimorar os processos de aprendizagem e fazer com que os alunos sejam – não mais meros ouvintes – mas grandes protagonistas.
Neste artigo, vamos te mostrar 6 metodologias de ensino para você, organizador, aplicar nos seus cursos online. Continue lendo!
Qual a importância da metodologia em cursos online?
Não importa a temática do seu curso online, se ele não possui um método de ensino bem definido, então ele corre grande risco. Afinal, é justamente a metodologia que você escolhe que conduzirá o seu curso na geração de autoridade, relevância, identidade e autenticidade.
Quando falamos de cursos online, as metodologias de ensino ganham papel de destaque. Afinal, elas transparecem as atitudes que você vai tomar para fazer que os inscritos se engajem no processo de aprendizado e impedir que eles simplesmente desliguem o computador no meio das aulas – ou então, deixem a aula rolando e saiam fazer qualquer outra coisa.
Sendo assim, a importância das metodologias de ensino em cursos online está em:
- garantir que os inscritos tenham todas as ferramentas de que precisam para aprender;
- entregar uma experiência inesquecível aos alunos;
- oferecer um conteúdo que possa ser absorvido e aprendido;
- tornar as aulas dinâmicas e interessantes;
- facilitar o processo de qualificação dos alunos conforme os objetivos previstos no plano de ensino do curso.
Já percebeu que metodologia não é só um enfeite, não é?
6 metodologias de ensino para cursos online
Você já sabe a importância, agora precisa descobrir quais são as metodologias de ensino que podem ser aplicadas nos seus cursos online. Elencamos 6 delas, boa leitura!
#1 Autoaprendizagem
A autoaprendizagem torna o aluno responsável por seus próprios estudos – é ele quem gerencia seu próprio tempo, sua dedicação e seu nível de comprometimento. Nessa metodologia, o principal pilar é a liberdade do aluno.
Geralmente, são disponibilizadas aulas, materiais, links, artigos e livros para que o aluno estude no momento em que ele quiser. Assim, antes de passar para o próximo conteúdo, ele é estimulado à reflexão e à compreensão, de forma a construir seu próprio conhecimento.
Por se tratar de uma metodologia bastante flexível, os cursos de autoaprendizagem não possuem horários fixos ou preestabelecidos, o que os torna uma ótima alternativa para as pessoas que não possuem muito tempo para conciliar trabalho e estudo, por exemplo.
#2 Aprendizagem aberta
Ainda seguindo o caráter da flexibilidade e da liberdade do aluno, encontramos a aprendizagem aberta.
Nessa metodologia, o aluno possui autonomia para cursar mais temáticas ao mesmo tempo, fazendo que ele experimente a interdisciplinaridade. Assim, os inscritos acabam encontrando um leque enorme de possibilidades e conhecimentos diversos que os farão crescer ainda mais.
Na aprendizagem aberta, cada aluno é visto como um indivíduo – com sua forma de entender, aprender e estudar – por isso, os critérios de avaliação e ensino podem mudar frequentemente.
#3 Sala de aula invertida
Em cursos que trabalham com a sala de aula invertida, os alunos são estimulados à pesquisa prévia para posterior debate no momento da aula. Assim, materiais contendo conteúdo são enviados aos alunos – no formato de vídeos, artigos e afins – para que esses cheguem na aula já com alguma bagagem para compartilhar com os colegas.
Consequentemente, as aulas se tornam muito mais interativas e dinâmicas, pois as discussões tomam o lugar do monólogo que o professor faria dentro do modelo tradicional, por exemplo.
Dentro dessa metodologia, o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração na construção de conhecimento são os principais pilares.
#4 Gamificação
Outra metodologia de ensino que é, inclusive, uma tendência bastante forte no mundo dos cursos online é a gamificação.
Nesse método, diversos elementos, mecanismos e design de jogos são inseridos na didática do curso, mesmo que esse não seja propriamente voltado ao entretenimento.
Com a modalidade, os alunos ficam entretidos, são atraídos pela interatividade, aprendem mais rapidamente e você ainda ganha um diferencial no mercado. Sem falar da dinâmica diferenciada e da captação de alunos pela inovação do seu curso.
Leia também: Gamificação em eventos: entenda como essa estratégia pode ajudar você.
#5 Eduscrum
Essa metodologia nova e bastante moderna surgiu do método Scrum – uma ferramenta de planejamento e gestão de projetos – e se adaptou ao contexto educacional, formando o que chamamos de Eduscrum.
Os cursos online que trabalham com a Eduscrum priorizam a separação dos alunos por grupos a fim de trabalhar o cooperativismo, o trabalho em equipe e a liderança – tendo em vista que um dos alunos é nomeado para tomar à frente do projeto dentro do seu time.
Dentro deste método, cada time cria e desenvolve o seu próprio produto e seu quadro de atividades – sempre supervisionadas pelo professor – o produto produzido, por fim, deve proporcionar a aquisição de conhecimento e aprendizado para todos os alunos.
#6 Método STEM
O método STEM é inovador e tem como base a multidisciplinaridade. A sigla significa:
- S: Science ou Ciências da Natureza
- T: Tecnology ou Tecnologia
- E: Engineering ou Engenharia
- M: Mathematics ou Matemática
Levando isso em consideração, podemos dizer que essa metodologia de ensino é voltada para o ensino básico voltado à prática e de caráter multidisciplinar.
Assim, os alunos recebem a oportunidade de enxergar as mais diversas disciplinas aplicadas no seu cotidiano e contexto prático, o que torna o processo de aprendizado muito mais interessante e, consequentemente, produtivo e eficiente.
Metodologia de ensino + Transmissão + Gestão do curso = sucesso!
Agora que você já sabe quais são as metodologias mais adequadas para a temática do seu curso online, você tem a chance de se destacar no mercado e ainda garante que os seus alunos tenham um processo de aprendizagem excelente.
Para aprimorar ainda mais o seu curso, junte a didática à boa gestão. Afinal, com a metodologia adequada para o seu curso e uma plataforma de gestão e transmissão, você garante um curso online de sucesso!
O E-inscrição é a solução que você precisa: somos uma plataforma completa e integrada para você:
- gerenciar inscrições;
- personalizar e emitir certificados digitais;
- gerir as finanças do curso;
- ter uma visão do seu alcance e ainda mapear seus inscritos para conhecer melhor o seu perfil, através de um relatório geográfico;
- automatizar processos;
- ter tudo isso GRATUITAMENTE para cursos sem custos e com uma taxa de apenas 6,9% para cursos pagos.
E ainda mais! Além do E-inscrição ser uma plataforma de gestão, também transmitimos o seu curso através do E-i Streaming!
- pensado para organizadores digitais ou híbridos;
- permite ao organizador reunir até 500 participantes;
- sem limite de tempo de reunião;
- completamente integrado e automatizado com o E-inscrição gestão;
- multiplataforma;
- gravação da videoconferência;
- interação com os participantes;
- controle de privacidade.
Leia nosso artigo específico e saiba mais sobre nosso recurso de streaming:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 7 estratégias garantidas para você impulsionar a venda dos seus cursos online