Independente do caráter do seu evento – corporativo, científico, religioso, acadêmico, cultural – ou qualquer outro, selecionar os palestrantes é uma tarefa decisiva. Afinal, nem sempre convidar o nome mais famoso ou a proposta mais em conta é a melhor aposta para o seu evento.
Na realidade, para que seja bem-sucedida, a escolha dos palestrantes depende de múltiplos fatores – não apenas da relevância do potencial convidado dentro do âmbito do seu negócio ou da influência dele. Continue lendo!
O que considerar no momento de selecionar palestrantes para o seu evento?
Tendo em vista que os palestrantes são a atração principal de um evento, errar nessa escolha pode ser bastante prejudicial para a experiência dos participantes e a reputação do organizador.
Afinal, um evento requer muito planejamento e, caso a escolha dos palestrantes seja errônea, todo o trabalho terá sido jogado fora.
Para evitar que isso aconteça, vamos te mostrar 6 critérios que você precisa levar em consideração na hora de selecionar os palestrantes para o seu evento e acertar em cheio na escolha. Boa leitura!
#1 Pesquise (muito!)
Apostar na opção mais óbvia nem sempre é o caminho certo. Aliás, o nome que você tem em mente pode até ser bastante popular no ramo que seu evento está inserido, mas isso não é garantia de assertividade na escolha.
Nossa primeira dica de como selecionar palestrantes para seu evento, portanto, é que você pesquise muito antes de bater o martelo. Busque em fontes confiáveis informações sobre suas opções de palestrante, qual é a reputação deles, suas áreas de atuação, abordagem e linhas de pensamento.
Além da pesquisa contribuir para uma escolha mais consciente, ela ainda vai te ajudar a prevenir erros e evitar furos de divulgação, por exemplo. Você pode fazer isso, via:
- Rede de contatos: nada melhor que indicações confiáveis. Lembre isso;
- LinkedIn: essa é uma rede social profissional em que você pode conhecer o perfil dos palestrantes, suas experiências, competências e indicações também;
- Conteúdos do palestrante: consuma conteúdos do palestrante (vídeos, e-books, livros) procurando perceber se o discurso dele está alinhado com o seu evento – isso é extremamente importante para uma escolha correta.
#2 Analise a experiência do convidado em questão
Dentro da pesquisa, a experiência do convidado em questão é um dos aspectos mais importantes que você deve se atentar.
Afinal, tempo de atuação na área é um dos fatores que mais gera credibilidade para um palestrante, mesmo que esse tenha seu nome forte na mídia ou seja popular de alguma forma.
Portanto, não deixe de analisar a experiência do seu convidado. Busque saber:
- Há quanto tempo ele dá palestras dentro do ramo que seu evento está inserido;
- Quais são as formações, certificações e prêmios do palestrante em questão;
- Essa pessoa possui recomendações de outros profissionais confiáveis?
Tudo isso pode te ajudar muito a acertar na seleção e gerar prestígio para o seu evento, tendo em vista que a divulgação do palestrante se tornará ainda mais forte e rica.
#3 Autoridade e relevância
Nós falamos que a relevância de um nome não é a única coisa que deve ser considerada ao selecionar palestrantes para seu evento. Entretanto, isso não quer dizer que ela não pode ser analisada também – na realidade, ela deve! Há um combo de aspectos que proporcionam uma escolha assertiva de convidados, e a relevância e a autoridade do nome é certamente uma delas.
Pense comigo: você pode até ter convidado alguém com vasta experiência e amplas formações e competências, mas se o nome dessa pessoa não é conhecido pela maioria do seu público-alvo, ele não atrairá mais inscritos, e isso é um problema.
Para evitar esse acontecimento, busque alguém que tenha experiência aliada a autoridade. Mas atenção: a autoridade e a relevância que estamos falando não estão atreladas necessariamente ao número de seguidores que o palestrante tem em suas redes sociais, mas ao que ele representa para o seu público de interesse.
#4 Como é a didática dessa pessoa?
Ter experiência e nome parece ser a junção ideal para uma escolha perfeita, não é? Bom, precisamos te dizer que há ainda mais algumas questões que precisam ser consideradas antes que você faça contato. Uma delas é a didática do palestrante.
Didática é, resumidamente, a habilidade de transmitir conhecimentos ou, até, a arte de ensinar. Não se engane, ser muito estudioso e possuir diversas formações não é garantia de aptidão para o ensino. Portanto, preste atenção.
Para validar uma boa didática, busque palestras na internet ou ainda, procure participar presencialmente de alguma fala do seu potencial convidado. Na ocasião, algumas características que você deve se atentar ao analisar a didática do palestrante, é:
- postura de palco;
- tom de voz;
- interação com a plateia;
- atenção nas dúvidas da plateia respondidas;
- clareza e pontualidade na explicação;
#5 Faça o primeiro contato e peça um orçamento
Vamos ao checklist. O palestrante que você selecionou tem:
- Experiência no ramo de atuação e experiência palestrando;
- Autoridade e relevância para o público de interesse do seu evento;
- Uma didática impecável.
Ele parece perfeito. O que falta? Ora, esse é o momento de entrar em contato com ele e pedir um orçamento! Você pode fazer isso via e-mail, LinkedIn, ou ainda através da sua rede de contatos.
Nesse tópico, ter uma rede de networking é fundamental para facilitar contatos e parcerias. Leia nosso artigo específico e aprenda a fazer networking em eventos e não perder mais oportunidades.
#6 Analise como essa pessoa retornou o seu contato
Por fim, analise se o seu palestrante foi atencioso e pareceu interessado no seu convite. O carisma também é um fator fundamental e que deve sim ser considerado ao selecionar palestrantes para seu evento.
Quanto ao investimento financeiro, atente-se:
- O valor passado pelo palestrante é acessível para sua realidade?
- O palestrante em questão está disposto a negociar?
Para fazer qualquer investimento financeiro no seu evento, lembre-se de manter o controle sobre entradas e saídas e cultivar uma margem de gastos – nunca ouse além do que você pode pagar. Leia nosso artigo específico e melhore a gestão financeira do seu evento em 5 passos.
Feito isso, está na hora de fechar: parabéns, você fez uma escolha consciente, analítica e assertiva!
Para garantir um evento de sucesso…
Considere nossas dicas e acerte nos palestrantes! E não pare apenas por aí. Certifique-se que todas as etapas do seu evento sejam bem-sucedidas – pré, durante e pós – e capriche na gestão do seu evento.
Para isso, conte com o E-inscrição.
Somos uma plataforma de gestão de cursos e eventos com a melhor tarifa do mercado (apenas 6,9%!) e que oferece diversos benefícios aos clientes – e não somos nós que estamos falando isso, são nossos clientes! Clique aqui para ler alguns dos nossos cases de sucesso.
Dentre as nossas funcionalidades, estão:
- Gestão de inscrições;
- Eventos online;
- Comunicação com os inscritos pela própria plataforma;
- Formulários personalizados;
- Antecipação de recebíveis;
- Inscrições online;
- Aplicativo para credenciamento;
- Diversas formas de pagamento para os inscritos;
- Pagamento fácil e 100% integrado com o mais alto padrão de segurança da indústria financeira: criptografia avançada + PCI Compliance.
E muitas outras! Não perca tempo, ofereça já seu curso ou evento com o E-inscrição e não tenha mais trabalho com processos manuais, basta clicar no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 4 aspectos a considerar antes de contratar fornecedores e parceiros para o seu evento