Os organizadores de cursos estão propensos a passar por diversas situações, seja no planejamento ou na execução de seus projetos. Outros, ainda, já encaram dilemas antes mesmo de iniciarem os preparativos.
Você se identifica com alguma dessas situações?
- Você até tem o desejo de montar seu próprio curso online, mas tem receio de não acertar no tema ou de não captar o público que deseja;
- Talvez você até tenha convicção do assunto que deseja abordar, mas no momento não tem recursos suficientes para investir em um curso;
- Você possui o tema perfeito e também conta com recursos para investir em um curso, mas a ideia de ver a recompensa apenas a longo prazo não o agrada muito.
Se algum desses pontos é a sua realidade, então esse artigo vai te ajudar. Para todos eles, há uma excelente solução: estamos falando de minicursos online. Ficou interessado? Continue lendo que nós vamos te explicar tudo!
O que são minicursos online?
Chamamos minicursos, os pequenos cursos online que levam duas horas ou menos para que um aluno conclua todo seu conteúdo. Esses podem ser entregues através de vídeo aulas breves, ou então no formato de materiais em pdf e ebooks.
Geralmente, minicursos online tratam de um tópico específico que compõe um tema mais amplo e abrangente. Nesse caso, as aulas se tornam pontuais, eficazes e extremamente interessantes para quem se identifica com o tema.
4 motivos pelos quais você deve investir em minicursos online
Mas afinal, quais são os diferenciais e os benefícios dessa modalidade? Será que os minicursos realmente valem a pena? A partir de agora, você vai conhecer 4 motivos pelos quais você deve investir em minicursos online. Acompanhe!
#1 As pessoas são atraídas pela praticidade
Muitas pessoas podem alegar não ter tempo para fazer um curso online. Afinal, são tantos compromissos: há o trabalho, a família, os estudos, e o cotidiano passa a ser tão corrido que os cursos online parecem não caber na rotina das pessoas.
Em contrapartida, quando falamos de minicursos online, a conversa se torna outra. Como o próprio nome já diz, os minicursos podem ser concluídos rapidamente, em apenas algumas horas. Além disso, por serem online, eles oferecem ainda a vantagem da economia de tempo de deslocamento. Resumidamente, eles são a praticidade completa para quem busca isso.
#2 Essa é uma forma de fazer com que as pessoas conheçam seu negócio
Os minicursos são ferramentas extremamente eficazes na atração de pessoas, atuando como verdadeiros imãs de leads. Pense comigo: tem forma melhor de você demonstrar seu domínio de conteúdo no seu ramo do que a promoção de um minicurso?
Além disso, caso a sua ideia seja fazer um curso completo posteriormente, é possível utilizar o minicurso como um bônus aos que se inscrevem ou adquirem o curso completo com antecedência. Isso é, inclusive, mais uma vantagem, considerando que o seu público poderá sentir um gostinho especial do que você tem a oferecer.
Como falamos anteriormente, os minicursos geralmente abordam temas mais específicos dentro de um nicho mais amplo. Por exemplo: se o seu curso é sobre alimentação saudável, você pode oferecer minicursos com temas como:
- Opções saudáveis de café da manhã;
- Como preparar lanches saudáveis para levar para o trabalho;
- X receitas de sucos benéficos para o organismo.
Além desses minicursos possibilitarem que as pessoas conheçam o seu negócio, eles também despertarão o interesse do seu público para seus cursos mais longos e outros projetos.
#3 Os minicursos possibilitam que você descubra quais são os temas de maior interesse e audiência
Se a razão pela qual você ainda não tirou o seu curso do papel é o receio que as pessoas não tenham interesse em se inscrever, ou que você erre na escolha do tema, os minicursos podem solucionar esse problema.
Por serem breves e exigirem de você menos tempo e menos recursos (falaremos disso a seguir!), os minicursos são perfeitos para que você descubra quais são os temas que mais despertam o interesse das pessoas e provocam maior audiência e engajamento.
#4 Economia & Lucro
Se você ainda está começando, ou simplesmente deseja compartilhar seu conhecimento através de um curso online, o processo, o planejamento, o cronograma e a execução podem ser relativamente trabalhosos e até assustadores.
Nesses casos, a criação de um minicurso online pode ser a resposta para você, de forma a possibilitar que você:
- reduza o seu tempo de inicialização, considerando que os processos são minimizados e até mesmo mais fáceis;
- gaste razoavelmente – e bem menos do que um curso longo e completo;
- gere lucro rapidamente, sem que você precise esperar semanas devido aos diversos processos que um curso convencional exige.
Agora que você entendeu todas as vantagens que um minicurso pode oferecer, mostraremos resumidamente…
Como criar seu próprio minicurso online
Para criar um minicurso online, você precisa:
- Escolha o tema central: sobre o que será o seu curso?
- Defina seu público-alvo: quem você deseja alcançar através do seu minicurso online?
- Defina o seu objetivo: os alunos do seu minicurso precisam sair dele sabendo exatamente o que? O que isso impactará em suas vidas, e em qual área?
- Planeje o conteúdo do seu curso: defina o que será transmitido em seu curso e estudo bem o que será transmitido;
- Defina o formato do seu minicurso: seu conteúdo será exposto através de vídeos aula? Materiais escritos? Planilhas?
- Divulgue seu minicurso: não sabe como fazer isso? Acesse nosso artigo específico e descubra agora mesmo como utilizar a Crossmedia na divulgação do seu curso.
- Conte com a plataforma correta para transmitir seu minicurso: caso você ainda não conheça nenhuma plataforma, temos uma dica de ouro para você: opte sempre por uma plataforma que te ofereça uma solução completa e integrada. Para isso, queremos que você conheça o E-inscrição.
O E-inscrição é uma plataforma de gestão de cursos e eventos que oferecerá o gerenciamento completo para o seu curso online: desde a inscrição até o certificado, passando por áreas como comunicação e financeiro.
E o melhor: tudo isso GRATUITAMENTE para cursos sem custos e com uma taxa de apenas 6,9% para cursos pagos – lembrando que outras plataformas cobram até 10% por inscrição!
Dentre as funcionalidades, é possível:
- Inscrições online;
- Gestão de inscrições;
- Relatórios financeiros e de boletos;
- Relatórios geográficos;
- Serviços de vídeo e transmissão ao vivo, como YouTube, Zoom e Google Meet;
- Antecipação de recebíveis.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
Ainda não está convencido? Leia nosso artigo específico e descubra:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Os 5 mitos mais recorrentes sobre o curso online