Como fazer um formulário para inscrição online?

Receber inscrições online é indispensável para atrair mais pessoas e gerar mais vendas para seu evento. Afinal, realizar essa atividade pela internet facilita muito a sua vida e a do participante, não é mesmo?

Para início, o organizador de eventos tem que ter disponível um canal de inscrição online, para que o participantes possa acessar e inscrever-se e também obter mais informações.

Caso não tenha um canal online, você encontrará  vários problemas que trarão muitas complicações. Por exemplo, já imaginou se você faz as suas inscrições impressas e acaba perdendo o controle de quantas foram feitas? Além da falta de organização, esse problema é comum e rodeia o organizador durante toda a produção, podendo atrapalhar a credibilidade e imagem do evento.

Pensando nisso, listamos as principais ferramentas para receber inscrições online, ensinamos como usar e ainda apresentamos as vantagens de cada uma. Assim, você poderá decidir qual a melhor para atender sua necessidade, ok?

Google forms

O Google forms é uma ferramenta bem conhecida para receber inscrições, coletar dados e organizar informações. Nela, você pode criar campos personalizados de acordo com o que precisa e visualizar as respostas recebidas em uma planilha do excel para organizar a inscrição.

Como usar

Para usar essa ferramenta, você precisa ter uma conta no Google, o que não é um problema. Para acessá-la, você pode pesquisar por Google Drive em seu buscador ou acessar por meio do seu gmail.

Também é possível que você entre pelo gmail, você deve clicar nos aplicativos e selecionar a opção drive. Após, basta clicar em novo, escolher a opção mais > formulários do google e selecionar se você deseja um formulário em branco ou um modelo existente.

Como criar formulários de inscrição online para seu evento

O Google Forms é gratuito, fácil de ser usado e possibilita a variação dos campos com temas da plataforma prontas ou de livre edição do produtor. Os formulários podem ser pequenos para informações básicas ou grandes contendo diversas perguntas. Além do que, o Google Forms está conectado a sua conta Google.

Typeform

Typeform é uma ferramenta onde possibilita você fazer formulários de inscrição, pesquisas de satisfação, criar formulários para feedbacks e outras funções. A plataforma é conhecida pela sua personalização nos formulários. A ferramenta pode ser encontrada também na versão mobile.

Como usar

De início você precisa criar uma conta na plataforma para poder criar os formulários. Depois de criar a conta, você receberá algumas instruções em formato de vídeo.

Depois disso, você precisa ir em “Create a new typeform”, após você pode escolher se quer criar um formulário novo ou utilizar dos modelos prontos.

Se for um modelo novo, você coloca o nome do formulário e depois escolhe o idioma. Em seguida, você terá todas as opções de personalização disponíveis.

Como criar formulários de inscrição online para seu evento

As personalizações nos formulários vão a partir o design do formulário até as perguntas por exemplo, com o intuito de otimizar o formulário. Como a plataforma disponibiliza a versão gratuita, ela também oferece uma paga que libera outras funções de personalização para formulários online.

Quando o Google Docs ou Typeform não é uma boa opção?

Existem diversas desvantagens na utilização dessas plataformas, uma delas é que não foram feitas especificamente para atender sua necessidade e para o recebimento de inscrições em eventos, apesar de poderem ser usadas em alguns casos com formulários mais básicos e que não precisem de tanta credibilidade.

Quando você precisa de mais controle, limitar por exemplo a quantidade de inscrições em relação ao espaço disponível para o evento, ou até mesmo vender as inscrições online, você precisa de uma plataforma que te ofereça esse controle, além de apenas um formulário básico para capturar dados.

Outra desvantagem é que essas ferramentas não possuem integração com meios de pagamentos online, se você vai vender as inscrições, precisa gerenciar as vendas de forma manual, como numa planilha por exemplo. Além disso, você precisaria fornecer uma conta para depósito ou um meio de pagamento e dar o ok nos pagamentos manualmente. Isso pode dar um certo trabalho e demandar tempo.

Alternativa ideal: E-inscrição 

Se você vai organizar um retiro, curso, palestra, congresso, a E-inscrição é a solução que mais atende à sua necessidade. Ela é uma plataforma de eventos completa:

Além de criar formulários incríveis para os participantes, a plataforma oferece a possibilidade de você criar um site totalmente personalizado para o seu evento, vender inscrições online, emitir certificados, ter um aplicativo exclusivo, facilidades no credenciamento com o QR-code e muito mais.

Como usar

Primeiramente, você acessa o site da plataforma e clica em criar evento de forma totalmente gratuita. Após preencher os dados para criação da conta, você deve clicar em “Criar meu evento”, a partir disso, você dará início a criação do seu evento online, atendendo todas as suas demandas.

Em seguida, você será direcionado para a área do organizador. Lá, você irá encontrar o espaço para criar um novo evento e desfrutar de todas as funcionalidades.

Com a E-inscrição você pode customizar seu site, escolhendo cores, template, como também o formulário de inscrição, criando os campos que forem necessários para os participantes responderem, com diversas variações disponíveis. 

Vou deixar aqui embaixo um atalho para você ir direto para a página de cadastro, ok?

Vejo você do outro lado! 🙂 

CRIAR MEU EVENTO!

Sobre o Autor

6 Comentários

  1. Muito bom quando alguém se dedica para escrever um
    bom artigo como este.
    Eu também tenho uma pagina, com vídeo, onde revelo
    uma técnica diferente de tudo que você já viu para
    conseguir tráfego de visitantes… Inclusive estou usando
    ela agora mesmo.
    Deixei ai no campo site o endereço da página para você
    dar uma espiada, com certeza vai gostar disto.

  2. Eu queria tanto ter animo para escrever artigos bons assim
    como você, com certeza ia aumentar meus resultados.
    Eu tenho bastante resultados com as técnicas que uso,
    resultados muito bons… Mas escrevendo blogs com
    informações uteis assim como você faz com certeza deve
    ajudar ainda mais.
    Se quiser dar uma olhada na minha página também seria
    uma honra.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *