Como divulgar um seminário e alcançar o público certo?

Para ter sucesso, todo evento precisa de uma boa campanha de marketing. Quando se trata de um seminário não é diferente, pois é preciso investir em ações que façam com que o evento chegue ao público certo e, assim, obtenha o resultado esperado.

Desse modo, a divulgação é um dos pontos mais importantes do planejamento. Se ela falhar, o resto também falhará. Por isso, fique de olho no artigo que preparamos para você e descubra como chegar exatamente em quem pode se interessar pelo seu evento.

Confira, neste blog post, como divulgar um seminário​:

Conheça o seu público

O primeiro passo para fazer uma promoção eficiente do seu seminário é conhecer o público que deseja atingir. Quando souber o perfil das pessoas que podem se interessar pelo evento você poderá criar estratégias focadas nelas e, assim, obter o máximo de inscrições.

Você pode realizar pesquisas ou até mesmo verificar os temas abordados na programação e definir os profissionais que estão ligados a esses assuntos. Partindo desse ponto, você tem um bom campo para encontrar o público-alvo do seminário.

Outra dica interessante é pesquisar junto aos palestrantes o perfil de público que costuma comparecer às suas palestras e elaborar a campanha a partir daí.

Anuncie no Facebook Ads

Se você deseja uma campanha de divulgação que atinja o público certo, os anúncios do Facebook são uma ótima opção. Além de contar com uma imensa base de usuários, essa rede social oferece ferramentas que permitem campanhas segmentáveis e mensuráveis.

Por meio do Facebook Ads você pode escolher exatamente o público que deseja alcançar. Idade, nível de escolaridade, interesses, estado civil e outras variáveis permitem que você divulgue seu seminário para o público que pode se interessar por ele.

Invista no marketing de conteúdo

Já pensou em produzir conteúdo relevante para atrair pessoas para o seu seminário? Acredite, essa é uma ótima estratégia. Afinal, a cada dia o marketing de conteúdo se mostra mais eficaz na captação de clientes para empresas dos mais diversos segmentos.

A área de produção de eventos também pode se beneficiar com isso. Ao oferecer ao público informações relevantes, você cria uma relação de confiança e de proximidade — fazendo todo sentido convidá-los para um evento do seu interesse posteriormente.

Além disso, por meio da criação de sites e blogs você passa a ter acesso a outros recursos úteis não apenas para divulgar seu evento, mas também para a coleta de dados e pesquisas de opinião.

Crie um vídeo para o seu evento

Vídeos são ferramentas eficazes para transmitir ao seu público informações sobre o evento e também para despertar o interesse por ele. Isso significa que os materiais audiovisuais são ótimos canais de divulgação e devem ser explorados.

Além de criar engajamento, os vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais, alcançando mais pessoas e aumentando o potencial de sucesso do seminário. Além disso, você pode colocá-lo no site da empresa e do evento e incentivar o engajamento das pessoas.

Divulgue nas redes sociais em que seu público está

Em qual rede social seu público está? Vale destacar que cada uma tem um propósito diferente e, consequentemente, elas atingem públicos específicos. Com base nisso, você deve focar sua atenção naquelas redes em que os seus interlocutores estão.

No entanto, atenção: mesmo que seu público-alvo esteja presente com maior força em uma rede social, não deixe de divulgar em outras. Faça uma campanha que contemple todas elas e otimize o conteúdo de acordo com o propósito de cada uma.

Faça parcerias estratégicas

As parcerias são uma ajuda extra de grande valia nas campanhas de marketing. Por meio delas, é possível divulgar seu evento e atingir um público maior. Crie ações de propaganda com parcerias que, além de divulgar em suas redes sociais e outros canais, estejam presentes no dia do evento.

Dê preferência a personalidades que atuam no mesmo tema do seminário. Assim, as chances de atrair mais público é maior. Inclusive, não deixe de publicar sobre as atrações que estão presentes. Aposte em fotos, declarações e outros conteúdos que despertem a atenção das pessoas interessadas.

Essa prática é muito comum principalmente em eventos como seminários, pois o público deseja conhecer os palestrantes e figuras ilustres que farão parte do evento.

Crie uma hashtag para o evento

As hashtags são práticas e de grande ajuda para fazer com que as pessoas cheguem até você. Por meio dela, você facilita que o público encontre informações sobre o seminário — como inscrições, palestrantes e local de realização, por exemplo.

Sendo assim, crie uma para o seu evento e lembre-se de que ela deve ser única para a ocasião. Isso faz com que seja mais fácil encontrá-la em todo o ambiente online. Outra vantagem de utilizá-la é a possibilidade de acompanhar o que o público está comentando sobre o evento antes, durante e depois de sua realização.

Melhore o relacionamento com o público

Atualmente, é possível humanizar a comunicação com as pessoas, criando uma relação de proximidade e confiança. Desse modo, mantenha contato direto com os possíveis participantes do evento criando interações nas redes sociais e estimulando ações como:

  • compartilhamentos;

  • uso de hashtags — no Facebook e no Twitter;

  • curtidas no Facebook;

  • comentários;

  • dentre outras.

Fazendo isso, você cria uma vantagem a seu favor: estimular discussões online sobre o evento a ser realizado — essa é uma ótima oportunidade de mostrar ao público os benefícios em participar e os atrativos profissionais ou pessoais que ele oferece.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são excelentes dicas para usar em marketing digital, principalmente para auxiliar na conversão daquelas pessoas que estão em dúvida sobre a inscrição.

Os principais gatilhos para marketing são:

​Urgência

Comunique primeiro e com bastante ênfase tudo o que for urgente — com prazo determinado para terminar. Por exemplo: alterar o preço por causa de uma mudança de lote.

Autoridade

Você utiliza esse gatilho quando publica fotos de patrocinadores e convidados ilustres, gerando autoridade por meio deles e trazendo qualidade para seu evento.

Escassez

É sempre bom informar que as inscrições são limitadas. Desse modo, os possíveis participantes sentem medo de não conseguir a vaga a tempo e tomam a decisão mais rapidamente.

Como você pode observar, existem diversas formas de orientar as campanhas de divulgação do ser evento para que elas alcancem as pessoas certas. Colocando as dicas que apresentamos em prática para divulgar um seminário você atingirá o público-alvo e garantirá muitas inscrições — além da satisfação dos participantes.

Gostou deste post? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você passa a receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada e não perde nenhuma novidade!

Já possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento, gerando mais produtividade?

A E-inscrição é uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Prezamos por uma experiência incrível com o melhor preço do mercado! Você irá se surpreender com a facilidade e praticidade que oferecemos!

  • Aplicativo de Check-in com leitura de QR-Code, acabou de uma vez por todas a complicação no credenciamento
  • Página própria e personalizada do seu evento para receber inscrições e disponibilizar mais informações
  • Pagamentos fáceis e seguros, o mais alto padrão de segurança: criptografia avançada + PCI Compliance
  • Comunicação com participantes de forma automatizada e efetiva
  • Divulgação facilitada, com sua própria página, divulgue ela tranquilamente em todos os seus canais
  • E muito mais!

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *