A Black Friday aplicada em eventos é uma estratégia tão vantajosa, que nós diríamos que muitos organizadores estão perdendo muito – seja pela falta de informação ou qualquer outra coisa. Hoje, porém, o E-inscrição quer ajudar você.
A sexta-feira mais esperada do ano chegou ao Brasil no início dos anos 2000, como uma campanha das lojas virtuais – embora tenha surgido na década de 70 nos Estados Unidos. Hoje em dia, ela já está intrínseca na tradição do mercado, seja online ou físico.
A ideia da Black Friday é oferecer descontos e benefícios aos consumidores – claro, de uma forma fora do normal. Consequentemente, mais produtos e serviços são vendidos – em um grande volume – o que gera, então, mais lucro. São vantagens para ambos os lados:
- Os consumidores compram mais barato;
- Os empreendimentos vendem grandes volumes e lucram mais.
Ao contrário do que muitos organizadores pensam, porém, essa campanha anual não é só para empreendimentos comerciais, mas também pode ser aplicada no mundo dos eventos. Quer saber como? A gente te mostra.
Prepare-se para a Black Friday em eventos 2022
Antes de sair baixando o preço dos seus ingressos na metade do preço ou de bater o martelo que o seu desconto será de 80%, por exemplo, estude tendências e trace estratégias. Acredite: não é uma boa ideia mergulhar de cabeça na Black Friday sem o mínimo planejamento, afinal, ela é vantajosa mas exige preparo – caso contrário, pode até te deixar no prejuízo.
A seguir, algumas dicas de ouro para você:
#1 Elabore campanhas de divulgação atrativas
Para que os consumidores comprem, você precisa atraí-los, eles precisam saber que comprar com você na Black Friday é verdadeiramente vantajoso.
Na sua divulgação, portanto, elabore campanhas estratégicas que sejam a cara do seu evento, e que mostrem aos seus potenciais inscritos que não estar presente no evento é sinônimo de perder muito.
Mas cuidado! Muita gente cai no erro de estruturar um mega marketing de seu produto ou serviço e acabar enganando o público. Sabe aquela coisa de: nessa Black Friday, você paga X reais por Y, W e Z – e no final das contas, o consumidor acaba pagando mesmo o X e ganhando apenas um Y meia boca?
Ou pior: o consumidor se ilude na promessa dos preços baixíssimos e, no fim, acaba descobrindo que pagou a mesma coisa das vendas habituais fora da Black Friday. Isso não pode acontecer! Ofertas enganosas não são truques espertos, mas um grande cenário para perder credibilidade, profissionalismo, seriedade e clientes fiéis. Quando falamos em eventos, então, você corre o risco de estragar o nome de sua organização.
Para evitar todos esses problemas, mas manter uma divulgação que gera resultados, foque em falar a verdade e oferecer descontos que sejam reais. Liste, sendo assim, todos os benefícios que o consumidor terá ao comprar os ingressos do seu evento na Black Friday, procurando quebrar qualquer objeção que possa surgir.
Aqui, é muito importante que você trabalhe com uma boa identidade visual e uma copywriting bem feita nos anúncios.
#2 Olhe para o mercado e se diferencie da concorrência
A falta de pesquisa e análise pode se tornar um problemão para você, e nós podemos provar: vamos supor que você determine uma certa porcentagem de desconto para o seu ingresso na Black Friday mas, ao olhar para uma organização concorrente, você percebe que na realidade sua oferta não é nada atrativa quando comparada a aquela. O que fazer nesse cenário?
Infelizmente, nessa situação hipotética, você perderia vendas e também o destaque para o seu nome, uma vez que os inscritos enxergariam maior vantagem em participar do evento do seu concorrente ao invés do seu.
Para evitar que isso aconteça, antes de qualquer coisa, olhe para o mercado com olhar crítico e analise todas as possibilidades. Só assim você conseguirá se diferenciar da concorrência e elaborar uma oferta que verdadeiramente se destaca.
Leia também: Como prever o sucesso do evento com Análise SWOT
#3 Prepare e qualifique o seu suporte
Na Black Friday, o que se tem de mais comum é o clima agitado do grande volume de vendas. Se você quer alcançar bons resultados nessa campanha, portanto, esteja preparado.
Pare para pensar: se o seu público tiver dificuldade ou problemas em efetuar a compra do ingresso ou de algum produto adicional, eles precisarão de um atendimento ágil e eficiente. Isso quer dizer que você precisa contar com uma equipe preparada.
A dica é que você demonstre atenção e dedicação aos seus compradores. Isso aumentará a chance de eles se tornarem clientes fiéis.
#4 Tenha metas bem estabelecidas
Quanto você quer vender na Black Friday 2022? Qual a média de participantes que você espera para o seu evento?
Um organizador que não estabelece seu objetivo e sua meta específica, se contentará com o número que conseguir alcançar, e isso não é nem de longe o ideal. A Black Friday, pelo contrário, deve oferecer ao organizador um panorama positivo em relação às vendas – isso começa com o seu planejamento.
Antes de iniciar suas divulgações ou decretar a sua oferta de Black Friday em eventos, sente-se e pare para pensar qual é a sua meta nessa campanha. Somente assim você saberá que direção deve tomar em sua divulgação, sua forma de abordagem e oferta, seus descontos, sua oferta e o lucro previsto.
#5 Utilize uma plataforma de gestão de inscrições
Quando falamos em eventos, o elemento que faz toda a diferença nos resultados de venda de ingressos e de experiência do participante é a ferramenta de gestão utilizada. Afinal, ela reflete como será a sua divulgação, a oferta das inscrições, o planejamento das etapas e a comunicação com os inscritos – além da gestão dos pagamentos e de todos os outros detalhes de gestão.
Pega aqui nossa dica de ouro: o E-inscrição é a plataforma de gestão de cursos e eventos integrada e completa que tem a melhor rentabilidade do mercado – nossa tarifa única por inscrição é de 6,9% enquanto outras plataforma chegam a cobrar até 10% – é preço de Black Friday o ano todo!
Veja algumas das funcionalidades do sistema:
- Gestão de inscrições;
- Eventos online;
- Comunicação com os inscritos pela própria plataforma;
- Formulários personalizados;
- Antecipação de recebíveis;
- Inscrições online;
- Aplicativo para credenciamento;
- Diversas formas de pagamento para os inscritos;
- Pagamento fácil e 100% integrado com o mais alto padrão de segurança da indústria financeira: criptografia avançada + PCI Compliance.
E muitas outras! E o melhor: você só paga quando vende! Para eventos gratuitos, nossos serviços são gratuitos. Para eventos pagos, contamos com a menor tarifa do mercado – apenas 6,9% por inscrição.
Não perca tempo, ofereça já seu curso ou evento com o E-inscrição e não tenha mais trabalho com processos manuais! Clique no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Comece a vender inscrições do seu jeito com o E-inscrição