E-inscrição: Unindo Pessoas Através de Experiências Enriquecedoras

Receba conteúdos e ferramentas para transformar o modo com que você gerencia seus eventos!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

5 riscos que você não deve correr na gestão financeira do evento

5 riscos que você não deve correr na gestão financeira do evento

Sem dúvida alguma a organização de eventos é um grande desafio. São diversas tarefas e detalhes a serem providenciados antes, durante e após o grande dia.

Nesse contexto, alguns riscos podem arruinar de uma vez os planos do gestor e o sucesso do evento. Para isso, preste muita atenção na gestão financeira e esteja atento aos riscos que você não deve se submeter.

Confira abaixo cinco riscos mais comuns durante a gestão financeiro do evento!

1. Não ter um planejamento bem pensado

Quando é realizado o planejamento de um evento, a gestão financeira precisa ser realizada cuidadosamente com a finalidade de adequar o budget (orçamento) ao objetivo e metas esperadas.

É interessante notar que cada evento possui uma tipologia e um formato diferente, necessitando de personalização também nos recursos financeiros. Nesse caso, tentar buscar um modelo financeiro pronto pode te atrapalhar e não se aproximar dos gastos reais.

Caso o orçamento disponível seja baixo para o evento desejado, procure alternativas mais acessíveis que não comprometam a organização, não se arriscando com fornecedores baratos demais ou materiais de baixa qualidade. 

2. Não conhecer prioridades e objetivos da gestão financeiro do evento

Outro risco que pode levar à um resultado deficiente em um evento, é não saber como o distribuir os recursos financeiros conforme as prioridades.

O gestor do evento precisa conhecer os pontos mais relevantes e o objetivo a ser alcançado para saber quanto é possível disponibilizar para cada área. Confira abaixo alguns itens que demandam dinheiro e são essenciais em qualquer evento:

  • Segurança
  • Aluguéis
  • Salários
  • Acomodação
  • Transporte
  • Divulgação
  • Equipamentos de comunicação

Dessa forma, se o evento for aberto para venda ao público em geral, por exemplo, vale a pena investir em uma boa plataforma de gestão de inscrições online, garantir uma boa segurança e atrações realmente boas para dar a repercussão esperada. 

Se o evento for apenas para convidados ou for um evento corporativo para público interno, as prioridades e investimentos podem variar muito.

3. Ser desorganizado com entradas e saídas

A melhor forma de se manter organizados e bem atualizado sobre as entradas e saídas financeiras de um evento, é utilizar planilhas e programas específicos para isso.

Anote todos os recursos disponíveis: budget, patrocínios, dinheiro proveniente de ingressos. Da mesma forma, descreva onde o dinheiro é investido: aluguel do espaço, buffet, gastos com som e aluguel de equipamentos, decoração, entre outros. 

4. Não possuir budget reserva para imprevistos

Ser precavido de possíveis calotes ou falhas técnicas também é um ótimo jeito de garantir que seu evento seja um sucesso!

Para isso, conte sempre com uma reserva de dinheiro além do calculado no planejamento. Caso algo dê errado, será possível contratar pessoal, novos fornecedores ou até mesmo pedir bebida ou comida extra – um erro bem recorrente quando o buffet não está preparado. 

5. Não realizar pesquisas detalhadas

Por fim e não menos importante, se apoie sempre em pesquisas! 

Pesquisas de mercado, pesquisas de satisfação e pesquisas de fornecedores são essenciais para saber se seu evento é satisfatório para o seu público-alvo. As pesquisas também dão ótimas perspectivas de como inovar e saber se algum fornecedor não é de confiança.

Esses são riscos muito recorrentes na gestão financeira do evento e que podem facilmente serem contornados se você estiver preparado para isso!

Para saber mais sobre como utilizar as redes sociais a favor do seu evento, veja nosso próximo artigo.

E Se achou esse conteúdo útil, aproveite para nos seguir também nas redes sociais!

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This