Aprenda a fazer a captação de recursos para eventos

Ainda que haja uma proposta incrível para um evento, a realidade é que muitos deles não progridem por falta de financiamento. Captar recursos para eventos não é mesmo uma tarefa fácil. No entanto, existem diversas formas de fazer essa arrecadação e garantir que sua ideia seja colocada em prática.

Tenha em mente a importância de dedicar uma parte do seu tempo para detalhar o escopo do projeto. Nele, devem constar informações fundamentais para seus possíveis parceiros: objetivo do evento, público-alvo, plano de marketing e, claro, um orçamento detalhado. Neste post, vamos citar algumas soluções para que você consiga tirar a sua ideia do papel.

Busque patrocinadores alinhados com o projeto

Uma das formas mais comuns de conseguir recursos para eventos são os patrocínios. Essa modalidade de captação de fundos permite que a empresa patrocinadora seja divulgada durante o evento. Isso pode ser feito por meio de banners, anúncios em mídia impressa, digital ou televisionada, stands no local do evento, entre outros.

Normalmente, a organização do evento comercializa cotas variadas que permitem determinada visibilidade para o patrocinador. No entanto, para que se consiga vendê-las, é fundamental que o patrocinador esteja alinhado com o projeto. Deve ser uma empresa que tem como público-alvo o mesmo que participará do evento, que compartilhe de visão semelhante e tenha objetivos compatíveis com o acontecimento.

Avalie possíveis doadores de recursos para eventos

Não é só dinheiro que faz um evento, portanto as doações são muito bem-vindas. Locação, mão de obra ou matéria-prima sempre serão requisitadas. Caso existam empresas ou pessoas dispostas a fornecer esses serviços gratuitamente, a economia será enorme. Normalmente, os voluntários ou doadores não buscam nenhum tipo de retorno financeiro, como acontece com os patrocinadores e investidores.

Cabe ressaltar que outras doações não tão específicas podem resultar em dinheiro para auxiliar nos gastos do evento. Pessoas e empresas podem disponibilizar itens para realização de leilões ou rifas, por exemplo. Essas ferramentas são bastante populares e bem-aceitas, portanto, vão surtir resultado na captação de recursos para eventos.

Invista na venda de ingressos e inscrições para seu público-alvo

Vender inscrições é uma possibilidade totalmente viável e justa. Se você realmente planejou um evento relevante, certamente não terá problemas em cobrar pela entrada. As pessoas já estão habituadas e até estranham quando algo é oferecido gratuitamente. Além do mais, ingressos também podem ser vendidos pela internet, facilitando ainda mais o seu trabalho.

Outra tática válida é promover um evento aberto ao público, sem cobrar a entrada. Essa é uma forma de conseguir que o convidado entre e aprecie tudo o que está sendo oferecido. Entretanto, workshops, cursos e palestras terão uma inscrição a ser paga e, assim, o público consegue escolher entre os produtos e pagar só pelo que lhe interessa.

Conquiste investidores com uma boa proposta

O papel dos investidores é similar ao dos patrocinadores. A principal diferença é que eles não vão divulgar um produto por meio do evento. Normalmente, investem visando um retorno financeiro num futuro breve. Isso significa que a proposta a ser feita deve ser extremamente atrativa para eles. O investidor tem que enxergar possibilidades reais de ganhos.

Fazer uma proposta irrecusável requer:

  • Identificação da empresa para com o seu projeto;
  • Um planejamento realista;
  • Vantagens para o investidor;
  • Apresentação impecável.

Lembre-se: um investidor vai aplicar o dinheiro dele em um projeto seu. Ele não é um doador, portanto, precisa ser persuadido e acreditar que realmente será beneficiado.

Ainda que a captação de recursos para eventos não seja uma tarefa simples, ela é perfeitamente alcançável. O importante é que você realmente acredite que seu evento será um sucesso e trará benefícios aos envolvidos. Lembre-se de que será necessário apresentar uma prestação de contas, mostrando como os recursos captados foram investidos. Por isso, capriche no planejamento.

Se gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter e receba em primeira mão novos artigos com as melhores dicas para o sucesso dos seus eventos!

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *