Aprenda a lidar com a frustração de um evento malsucedido

Ao planejar um evento, o que desejamos é que tudo saia da melhor maneira possível. Do contrário, nem nos empenharíamos, não é mesmo? Acontece que poucas coisas estão sob nosso controle e sempre podemos falhar.

Um evento malsucedido pode, sim, nos desanimar a ponto de não querermos nunca mais nos responsabilizar por demandas desse tipo. No entanto, não podemos nos esquecer de que frustrações acontecem para aqueles que acreditam no que fazem. Por isso, seria impossível passarmos ilesos por esse sentimento.

Neste post, vamos te mostrar como lidar com essa situação delicada. Acompanhe:

Aceite a frustração de um evento malsucedido

O 1º passo para superar uma frustração é aceitar o sentimento. Ele pode vir acompanhado de cobranças e de raiva, mas é natural. O importante é que você permaneça consciente de que não há nada de errado em sentir-se assim, embora seja necessário tomar cuidado com a forma como vai externar essas sensações.

Não alimente o sentimento

Evite falar demais sobre o assunto com colegas de trabalho ou ficar alimentando esse sentimento de alguma forma. Além de comprometer seu profissionalismo, ainda é prejudicial emocionalmente. Trocando em miúdos: não vai te levar a nada.

Quanto mais relembrar e ficar se lamentando que deveria ter feito certas coisas de forma diferente, mais a frustração vai tomar conta de seus pensamentos, atrapalhando seus dias e, provavelmente, noites de sono.

Pare, respire e avalie a situação

Frustrações também servem de aprendizado. O que você poderia ter feito de outra forma para evitar a situação? Realmente a responsabilidade pelo acontecido foi sua? Talvez seja a hora de cancelar a parceria com alguns fornecedores ou de trocar a equipe que trabalha nos eventos.

O importante é fazer uma autoavaliação para melhorar o seu desempenho e, também, avaliar todo o contexto e não se culpar por situações fora do seu alcance.

Veja o lado bom de um evento malsucedido

Você deve estar pensando que é impossível ter um aspecto positivo nessa situação, mas garantimos que existe. Nenhuma situação é completamente ruim. Você pode ter acertado ao contratar um novo buffet com maior custo-benefício ou ter descoberto uma grande falha de planejamento que vinha ocorrendo há muito tempo e ninguém tinha percebido.

Olhe para a situação com calma, certamente você vai encontrar algo de bom em toda a frustração. Caso não tenha nada aparente, o aprendizado que você adquiriu já vale — e muito!

Lembre-se que já passou e não foi a 1ª vez

Pode ser que o sentimento de frustração não tenha passado, mas o evento já foi. Sentir-se desapontado vai fazer o tempo voltar e a situação ser diferente? Não… Além disso, você já deve ter experimentado essa sensação outras vezes e nem por isso fica remoendo até hoje.

As coisas acontecem, mas passam. E o que deve ficar é apenas o aprendizado e a sabedoria de que o sentimento pode se repetir, mas nossas atitudes serão diferentes se quisermos que assim seja.

Ninguém quer que nada fuja do controle, muito menos um evento seja malsucedido. Mas acontece. O que podemos fazer é aceitar e aprender com o ocorrido. Por isso, fique tranquilo! Você não foi o 1º nem será o último.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para não perder outros artigos tão interessantes quanto este!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *