Aprenda a fazer networking em eventos e não perca mais oportunidades!

Sabemos que, atualmente, construir boas relações é fundamental para o sucesso profissional. Tanto que um dos grandes benefícios em participar de eventos é a possibilidade de conhecer inúmeras pessoas que poderão fazer parte de uma rede de contatos. No entanto, é importante saber como fazer esse networking em eventos, e é sobre isso que vamos falar. Acompanhe:

Mantenha o seu foco

Conhecer pessoas é sempre proveitoso, mas o foco deve ser aqueles que compartilham os mesmos interesses que você. Por isso, invista a maior parte do seu tempo em quem tem semelhanças com seu negócio para que as trocas de ideias sejam mais produtivas.

Em um segundo momento, vale a pena abrir o leque e conversar com pessoas de diferentes áreas, afinal, estratégias e conhecimentos de outros mercados também podem ser aplicados no seu empreendimento.

Para fazer essa seleção de pessoas e definir com quais você deve conversar, procure as confirmações de presença no Facebook ou participe de grupos do evento nas redes sociais.

Saiba o que falar sobre si mesmo

Não basta se preparar sabendo exatamente quem vai abordar e sobre o que vão conversar se você não souber o que falar sobre si. Prepare um discurso breve e objetivo quando for perguntado sobre quem é e o que faz. É importante despertar o interesse dos demais por você.

Não se esqueça de levar cartões de visita atualizados para manter contato com as pessoas. Mas use-os com parcimônia: eles não são panfletos nem servem como material de divulgação. Além disso, leve quantidade suficiente. Antes sobrar do que faltar, não é mesmo?

Interaja para garantir o networking em eventos

Esqueça o celular ou o tablet. Aproveite os intervalos para circular pelo local do evento e conversar com as pessoas. Ficar de cabeça baixa, checando as redes sociais, vai afastar as possibilidades de novos contatos, afinal, quem vai abordar um desconhecido que não parece estar a fim de papo?

Também é importante deixar a timidez de lado e abordar as pessoas. Em eventos, é comum esse tipo de atitude, e ninguém vai achar estranho. Mas, é claro, é preciso ter bom senso e saber se é o momento de abordar alguém que está em um papo caloroso com outras pessoas.

Mantenha uma conversa relevante

Ao se apresentar e sentir a receptividade do interlocutor, é necessário ter em mente alguma pergunta ou comentário relevante para dar início ao papo. No entanto, tenha cuidado para não parecer um interrogatório ou um monólogo.

Se o contato é alguém que você admira, certamente vai querer perguntar muito mais do que falar sobre si mesmo. Nesse caso, tenha cautela para não parecer que está tentando extrair o maior número de informações em um curto espaço de tempo.

O mesmo vale para o oposto: ainda que você tenha cases incríveis, conte-os de forma objetiva e, preferencialmente, só ao ser perguntado.

Alimente os novos contatos

O evento acabou, mas os novos relacionamentos só começaram. É imprescindível que você estreite essa relação aproveitando ganchos que foram criados no evento: formalize o convite para visitar sua empresa, confirme o melhor dia para aquela reunião ou apenas envie um e-mail agradecendo pela conversa.

Aproveite os benefícios das redes sociais para incluir essas pessoas aos seus contatos, compartilhando informações e conteúdos que sejam relevantes para vocês. Essas pequenas ações vão manter a ligação necessária com essas pessoas para futuras parcerias!

O networking em eventos não pode ser negligenciado. Essas ocasiões são as melhores para encontrar gente que tem os mesmos interesses que você ou que atua em negócios similares. A troca de informações pode resultar em novos parceiros, clientes e (por que não?) amigos.

Quer receber mais dicas como essas? Então nos siga nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *