5 dicas para organizar um workshop e ter sucesso com o público!

Você quer organizar um workshop, mas ainda não sabe por onde começar? Realmente, produzir um evento de sucesso não é uma tarefa fácil. É preciso atenção aos detalhes, pois é uma atividade complicada e que exige planejamentos constantes, antes, durante e até depois do evento. Vamos te ajudar a tornar essa organização mais fácil.

Veja a seguir 5 dicas para te auxiliar na organização do seu workshop e garantir que seja um sucesso!

Escolha o tema

A escolha do tema é a primeira decisão que você deve tomar antes de organizar um workshop. Ela é muito importante para o sucesso do seu evento. Pois, o tema que você definir será a base para os próximos passos do seu planejamento.

É preciso entender que workshop é diferente de curso. Cursos têm o foco na abordagem teórica, já os workshops abordam o conhecimento aliado à prática. Então, para organizar um workshop é essencial que você escolha um tema atualizado. Faça uma pesquisa sobre os assuntos mais procurados do momento, pelos profissionais e estudantes, e também sobre quais os temas que estão sendo utilizados por seus concorrentes. Isso ajuda a diminuir o risco de errar na escolha do tema.

Defina o público e os palestrantes

Faça uma pesquisa e defina qual o público que se interessa em participar do seu evento. Defina a faixa etária predominante, o sexo, a região onde moram e o que provavelmente estão buscando quando participam de workshops. Quanto mais detalhado o perfil, menor a chance de erros. Logo, suas chances de sucesso com o público aumentam quando você oferece o que ele procura.

Condicione principalmente a escolha dos palestrantes à definição do tema e do público. Opte por profissionais conhecidos na área para valorizar seu evento. O nível de interesse que as pessoas vão ter pelo workshop está ligado a qual profissional estará presente. Então, confira se, além de conhecimento sobre o assunto, o profissional agrada seu público.

Verifique o material

Quando se trata de organizar um workshop é preciso estar atento aos detalhes. Tudo deve ocorrer como planejado para garantir o sucesso do evento. É certo que imprevistos acontecem, mas, para garantir que você estará preparado, desenvolva uma check-list. Anote todos os recursos que serão necessários para a execução do evento e certifique-se que esteja tudo em ordem.

Divulgue seu evento

A divulgação é uma das partes mais importantes para garantir o sucesso do seu evento. Planeje seu orçamento e seus recursos de acordo com os objetivos de alcance. Segmente seu público, ou seja, pesquise por pontos bem definidos de divulgação para garantir um bom resultado nas inscrições.

Invista em plataformas de inscrição online, especializadas em produção de eventos, para alcançar o número esperado de participantes. Não deixe de divulgar nas mídias sociais; elas sempre ajudam nesse processo!

Invista em seu público

Pode parecer desnecessário, mas investir no público de seu evento depois que ele aconteceu é muito importante.  Entender as percepções dos participantes ajudará você a organizar outro workshop. Reúna as observações e comentários positivos e negativos do público sobre o evento para evitar novas falhas e garantir a melhor experiência no futuro . 

Além de contribuir para seu próximo evento, esses retornos ajudam a criar um relacionamento com seu público de interesse. Coloque essa etapa no seu planejamento!

Essas são as principais dicas para organizar um workshop e ter sucesso com o público. Os detalhes não podem ser deixados de lado para garantir que você alcance o objetivo desejado. Preze pela qualidade do seu evento e analise tudo com calma. Seguindo o planejamento da maneira certa, suas chances de sucesso vão ser altas.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre organização de eventos? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe nosso trabalho!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *