Aprenda como conseguir alvará para eventos

Para produzir qualquer evento, há diversos detalhes que devem ser planejados. Entre tantos aspectos, um dos mais importantes é o alvará. Se os trâmites legais não forem corretamente realizados, com certeza várias complicações como multas e cancelamento podem ocorrer. Por isso, é imprescindível que você aprenda como conseguir alvará para eventos.

Apesar de ser bastante burocrática, essa tarefa não é das mais difíceis. Você mesmo pode requisitar um alvará sem precisar da ajuda de despachantes ou advogados.

O mais importante é que essa atividade não seja deixada para a última hora. Em eventos de grande porte, o ideal é dar entrada nos papéis com pelo menos 40 dias de antecedência. Já para eventos menores, o prazo ideal é de 15 dias.

Listamos abaixo algumas perguntas importantes sobre como conseguir alvará para eventos. Confira!

Quais são os documentos necessários?

Por ser regulamentado por lei municipal, o processo para conseguir o alvará varia de uma cidade para a outra. Portanto, será necessário verificar as normas do município onde o evento ocorrerá.

Além disso, a lista de documentos necessários também pode variar conforme o tipo de evento que será produzido, a quantidade de pessoas, o local, se haverá menores de 18 anos, uso de fogos de artifício, entre outros aspectos.

Porém, para a maioria dos licenciamentos são necessários:

  • Requerimento de emissão de alvará para eventos;
  • Termo de responsabilidade preenchido;
  • Contrato de locação;
  • Cópia do comunicado feito à polícia e corpo de bombeiros da cidade;
  • Contrato e certificado da empresa de segurança (deve conter as medidas que serão realizadas com o objetivo de deixar o local dentro das normas);
  • Laudo Técnico de Segurança.

Como solicitar o requerimento de emissão de alvará?

Para solicitar o requerimento, é preciso entrar em contato com a prefeitura do município onde será realizado o evento. A solicitação é gratuita e há prefeituras que o disponibilizam online para facilitar o processo. Ele deve ser preenchido e entregue junto aos documentos.

Como conseguir alvará para eventos nas principais capitais?

Essa tarefa varia conforme cada município, mas para te ajudar fizemos uma lista com as informações sobre o processo de obtenção do alvará nas principais capitais do Brasil. 

São Paulo

O Decreto Municipal nº 49.969 regulamenta a expedição de Auto de Licença de Funcionamento, Alvará de Funcionamento e Alvará de Autorização para eventos públicos e temporários. De acordo com o Decreto, eventos que contem com a participação de mais de 250 pessoas devem requerer o alvará. 

Rio de Janeiro

O Alvará de Autorização Transitória é necessário para qualquer evento realizado no Rio de Janeiro. Requisições para eventos com menos de 100 mil pessoas devem ser feitas na Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização (IRFL). Já para eventos maiores, a solicitação é feita na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização (CLF).

Belo Horizonte

Na capital mineira, o órgão responsável pela emissão de alvará para eventos é a Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana (SMARU). As informações sobre como solicitar o requerimento estão disponíveis no site da prefeitura.

Salvador

A cidade criou a Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE) para agilizar o licenciamento dos eventos ao facilitar todo o processo, que pode ser feito pelo produtor em um único local. Todas as informações estão disponíveis no portal CLE.

Vitória

A concessão de licenciamentos para eventos é feita pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. Informações para contato estão disponíveis no site.

E então, já sabe como conseguir alvará para eventos na sua cidade? Que tal compartilhar essa informação com a gente deixando um comentário no post? 

Sobre o Autor

5 Comentários

  1. After examine a few of the blog posts on your web site now, and I truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website checklist and can be checking back soon. Pls try my website as nicely and let me know what you think.

  2. I am usually to blogging and i really respect your content. The article has actually peaks my interest. I am going to bookmark your site and preserve checking for new information.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *